Área Reservada

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: “ El día de la hispanidad”.

A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis uniram-se a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.

Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até o século XV, as civilizações americanas desenvolviam-se separadamente, sem nenhum contacto com o mundo antigo. Por outro lado, o mundo europeu procurava ampliar os seus horizontes geográficos.

No dia 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu do porto espanhol de Palos de la Frontera, Sevilha, rumo à Ásia. Iniciou a viagem pelo mar desconhecido ou “mar tenebroso”, como era chamado por aqueles que não entendiam de navegação.

Durante a viagem, Cristóvão Colombo anotou num diário todos os momentos mais importantes da travessia, o que nos faz saber que foi uma viagem cheia de dificuldades, marcada pela falta de mantimentos e doenças que afectaram grande parte da tripulação. Apesar de todos os obstáculos, Colombo conseguiu conter os ânimos e ao fim de poucos dias, no dia 12 de outubro de 1492, por fim, avistaram terra e tudo mudou.

Os europeus pisaram as costas da Ilha Guanahani, que Colombo batizou como San Salvador. O primeiro contato entre os nativos e Colombo foi pacífico pois os índios estavam temerosos e curiosos e os europeus estavam triunfantes com a conquista. Houve trocas de presentes, e logo os espanhóis decidiram procurar um lugar adequado para fundar o primeiro povoado espanhol nas Índias que foram as ilhas de Cuba e Haiti, onde foi fundado o Fuerte Navidad.

A partir de então, no dia 12 de outubro de cada ano, os latino-americanos comemoram "El Día de la Raza", ou "Día de las Culturas" ou também "Día de la Hispanidad", celebrando a união das etnias, dos povos e dos continentes.

 

Copyright © Colégio de Nossa Senhora do Alto

Joomla Templates by Joomla-Monster.com