• DirectionFaro, Portugal
  • Phone289824020 - 962617925

  • #
    #

    ANO LETIVO

    2023/24

  • # turma 4º Ano
    # turma 4º Ano

     

    “é urgente o amor”! 

  • # Tema Pastoral
    # Tema Pastoral
  • #
    #

     PROJETO

    Educativo

  • #


 

cartaz advento 2223 GIF 1


 

 


informacoesprova 940x500
 Provas de Aferição  Provas Finais de Ciclo
 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade  9.º ano de escolaridade
 CONSULTAR INFORMAÇÃO

 

Hoje, dia 7 de dezembro, véspera da Festa da Imaculada Conceição, a comunidade educativa louvou com uma celebração da palavra esta grande solenidade.

Imaculada 22

Neste tempo forte da liturgia, Advento, a Igreja convida-nos a olhar para Maria. Ela, mulher que soube dizer o seu «SIM» a Deus e abraçou o Seu projeto de Amor: acolher, cuidar, amar e seguir Jesus…

Maria convida-nos a ter coragem para dizer «Sim» a Jesus, para O receber na nossa vida e para O seguir sem medo, na certeza de que Ele está sempre connosco. Levanta-te e Celebra!

E de coração agradecido, porque Maria é Mãe da humanidade, rezámos também, pela nossa pátria, para que no coração de cada português e portuguesa nunca morra a certeza de que Maria, Imaculada Conceição, é a nossa Rainha.  


 

 

F7533975 B4B3 4BFD 8635 D03E72684D03


 


 

UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MÚSICA!

orquestra

Quarta-feira | 14h00

 

07 de dezembro de 2022


 

Cartaz 28 11


 

A turma do 5º ano encontra-se a participar no concurso "À Descoberta de Portugal", promovido pelo Centro Comercial Forum Algarve, no qual foi decorado o mapa nº 26, onde se podem apreciar as representações de alguns dos inúmeros monumentos que orgulham este país. A votação neste concurso está aberta ao público em geral até ao dia 08/01, sendo permitida mediante a apresentação no balcão de informações de um talão de compras de qualquer valor, obtido neste espaço comercial (excetua-se o Supermercado Auchan). Colaborem!

forum


 

 

pJ saude mental nos jovens

 REGIMENTO

 CALENDÁRIO

DE AÇÕES

 FORMULÁRIO 

LISTAS


 

Estamos presentes ALDI Faro


 

informacoesprova 940x500

Provas de Aferição

Provas Finais de Ciclo

2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade

9.º ano de escolaridade

CONSULTAR INFORMAÇÃO


 


 

cartaz dezembro highMais informações em https://treetree2.school/


 

papa


 

Magusto


 

PPT Entrega de Diplomas 2022


 

No dia 25 de outubro os alunos do 2º e 3º ciclos assistiram à peça de teatro “A poesia não é tão rara como parece“dinamizada pelo teatro Educa e promovida pelo Departamento de Línguas a qual faz parte do Plano Anual de Atividades.

IMG 20221025 114943

Esta atividade lúdico-pedagógica tem como objetivo fomentar o gosto não só pela poesia mas também pelo teatro. Foram citados vários poemas de poetas portugueses nomeadamente de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Alexandre O’ Neil, entre outros.


 

cartaz XLI OPM 22 23

Cartaz ed financeira


 

Captura de ecra 2022 10 20 as 105013A saída de campo à praia de Faro, no dia 14 de outubro com a turma do 8ºano, integrou-se na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) que decorreu entre o dia 8 e 16 de outubro. A ação de voluntariado ambiental para a água que os alunos realizaram na praia de Faro foi a  monitorização das ervas marinhas.

 

Esta ação têm uma relação direta com os conteúdos programáticos do programa das disciplinas de ciências o que irá permitir e facilitar a consolidação de conhecimentos já adquiridos e, sobretudo, facilitar o processo ensino/aprendizagem dos novos conteúdos.


 

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: “ El día de la hispanidad”.

A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis uniram-se a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.

Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até o século XV, as civilizações americanas desenvolviam-se separadamente, sem nenhum contacto com o mundo antigo. Por outro lado, o mundo europeu procurava ampliar os seus horizontes geográficos.

Hoje, as turmas do 1.º ciclo receberam a visita de uma colaboradora do Zoomarine, que veio falar sobre os animais. 

Sabiam que: os golfinhos nascem com pequenos bigodes? Os jacarés têm cerca de três mil dentes? O bater das asas das aves diurnas é diferente do bater das asas das aves notívagas? Pois é...

Foi uma experiência interessante e muito enriquecedora.

Obrigado ao Zoomarine.


 

O dia 4 de outubro é o dia de São Francisco de Assis, considerado o protetor dos animais e o padroeiro da ecologia. São Francisco de Assis soube ver o rosto de Deus espelhado na Natureza, tanto nos animais, como em tudo aquilo que Ele criou.

Assim, de modo a honrar a memória de São Francisco de Assis e assinalar o Dia do Animal, convidamos a nossa comunidade educativa a cuidar dos nossos amigos de quatro patas (cães e gatos), contribuindo para a campanha de recolha de ração (seca e húmida), que decorrerá entre os dia 4 e 7 de outubro, no nosso colégio.

Diapositivo1

Vamos ajudar quem ajuda! Os nossos amigos agradecem!

bannerfont pt PT      A celebração deste Dia é uma ação de sensibilização para a importância da aprendizagem das línguas e da salvaguarda do património linguístico.

       A 26 de Setembro de 2001 foi organizado o primeiro Dia Europeu das Línguas, um dos principais eventos da campanha “Ano Europeu das Línguas 2001”. O sucesso foi tal que, para corresponder às expetativas de muitos parceiros, o Comité de Ministros do Conselho da Europa decidiu, no final de 2001, tornar este dia permanente.

       "Todos merecem a oportunidade de desfrutar dos benefícios culturais e económicos que as competências linguísticas podem trazer. A aprendizagem de línguas também ajuda a construir a tolerância e a compreensão entre pessoas de diferentes origens linguísticas e culturais.", declarou o Secretário-Geral do Conselho da Europa e o Comissário Europeu numa declaração conjunta.

Eis os principais objetivos deste Dia Europeu das Línguas:

  • celebrar a diversidade linguística do continente, o multilinguismo dos cidadãos, a aprendizagem de línguas ao longo da vida;
  • aumentar o conhecimento do património linguístico da Europa e promover a sua riqueza, desenvolvendo uma abertura a diferentes línguas e culturas;
  • motivar os cidadãos europeus a desenvolver o plurilinguismo (a capacidade de utilizar diferentes línguas) para atingir um certo nível de competências de comunicação em várias línguas, incluindo as menos utilizadas e ensinadas;
  • incentivar e apoiar a aprendizagem de línguas ao longo da vida para o desenvolvimento pessoal.

 

Departamento de Línguas do Colégio de Nossa Senhora do Alto


 

Cartaz Seiva2022 FINAL


 

No passado dia 21 de setembro, assinalou-se o Dia Internacional da Paz. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU com o intuito de fortalecer os ideais de Paz, de não-violência e cessar-fogo.

Atendendo à importância da data e à sua premente necessidade no Mundo, o nosso Colégio não podia deixá-la passar em branco. Neste sentido, TODOS os alunos, trajando uma simbólica t-shirt branca, uniram-se num grito mudo pela PAZ. Foi através da realização de uma moldura humana, numa união coletiva como que num gesto de oração silenciosa, que cada um mostrou a urgência da construção da PAZ no MUNDO.

0003a

 

Que sejamos TODOS embaixadores da Paz!


 

concerto

cartaz mjs


 

No início de mais um ano letivo, sob o lema pastoral LEVANTA-TE E CELEBRA, a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora do Alto viveu um momento muito bonito e especial, a reposição do Santíssimo na capela do Colégio.

Ontem, dia 21 de setembro, pelas 10h00, toda a comunidade educativa reuniu-se no espaço exterior do Colégio para acolher e participar na reposição do Santíssimo.

O Sr. Cónego, Padre César Chantre, acompanhado por alguns alunos , saiu da capela do Palácio a fim de levar Jesus para a capela do Colégio. Antes de passar pelo corredor humano, que se formou para receber Jesus, dirigiu algumas palavras a toda a comunidade: “Jesus vai passar, Jesus olha de modo especial para cada um”; “que cada um saiba agradecer o dom da criação, o dom da amizade que nos ajuda a crescer, o dom da fé que nos leva a conhecer Jesus e a ir ao Seu encontro”.

Após esse momento, o Sr. Padre César caminhou com Jesus por entre os alunos, recebendo cada um uma bênção divina. Jesus abençoou também os mais pequeninos do nosso Colégio, os alunos do Pré-escolar e, em seguida, foi colocado no sacrário da capela do Colégio com um momento de adoração.

Jesus “escondido” na nossa casa, nas nossas atividades, é sempre presença ativa. Ali espera cada um dos seus discípulos, dos que querem estar com Ele, dos que O querem escutar e com Ele rezar.

Jesus é o Pão do Céu, é a Ressurreição, é a Vida… N’Ele a unidade, a comunhão uns com os outros. Sem medo e com coragem - LEVANTA-TE E CELEBRA.


 

Iniciamos mais um ano letivo e, com ele, a preparação para o grande acontecimento que são as Jornadas Mundiais da Juventude em agosto de 2023.

Estando prestes a iniciar o mês dedicado à Senhora do Rosário de Fátima, vimos convidar-vos a reavivar o amor à Virgem Santíssima, rezando o terço todos os dias em família. Juntos, queremos dar continuidade à bela tradição de levarem, por dois dias, a imagem de Nossa Senhora para vossa casa e juntos fazerem a vossa oração.

Para uma melhor organização desta atividade e caso aderiam a esta iniciativa, pedimos que preencham o formulário até dia 30 de setembro:

https://forms.gle/8n8aH1V2ei83zNuaA

Receber Maria em nossa casa é acolher uma presença materna e divina, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, logo manifestação da presença do amor de Deus por cada um de nós.

Unidos na oração fraterna e com amizade.


1º CICLO

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

2º CICLO

5º Ano

6º Ano

3º CICLO

7º Ano 

8º Ano

9º Ano


 

logo tema pastoral Vertical


 

tmp


 

Saber escutar para saber fazer são pilares basilares para um processo de aprendizagem consistente.

Nesse sentido, os discentes os do 2º e 3º ciclo participaram numa aula de teatro no dia dezassete de junho, promovida pelo Departamento de Línguas e dinamizada pelo professor Pedro Mendes da Escola Secundária Tomás Cabreira, onde foram propostas e executadas várias dinâmicas com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da escuta.


 

apoio familia


 

É com muito orgulho que o Colégio de Nossa Senhora do Alto dá os parabéns à turma do 4° ano pelo 1° lugar a nível nacional e 12° a nível mundial no Projeto FastHeroes.

fast

A turma começou esta aventura no início do mês de março, em parceria com a Unidade de AVC do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, participando em todas as atividades e e- books propostos, recebendo a visita de coordenadores Hospitalares e do Projeto e empenhando-se sempre em promover competências relacionais e capacidade de ajudar o próximo, de forma lúdica e divertida.

Parabéns ao 4° ano pelo excelente resultado e entusiasmo nesta iniciativa.


 

Descoberta da Ria Formosa


 

Cartaz atividades encerramento 2021 22


 

ERIC CARLE CARTAZ


 

road to roma


 


 

O dia (24/05)  começou cedo e com grande azáfama! Não era um dia igual aos outros, mas sim o tão ansiado dia da Visita de Estudo!

Saímos cedo de Faro e lá fomos rumo a Lisboa. Fizemos uma pequena paragem a meio do caminho, para aconchegar o estômago e respirar o ar puro e fresco do Alentejo.

Lisboa, aguardava-nos com uns raios de sol tímidos, mas aconchegantes, a refletir no Tejo.

Na confusão da capital cada grupo seguiu o seu caminho: o 1º e 2º anos foram para o Aquário Vasco da Gama; o 3º e 4º anos para o Museu da Marinha; o 5º e 6º anos para o Oceanário e o 7º ano, para a Escape Room, em Algés. A manhã foi cheia de novas experiências que nos permitiram (re)adquirir, (re)descobrir, (re)lembrar, relacionar conteúdos e conhecimentos científicos-pedagógicos.

Depois do almoço, dirigimo-nos e reencontrámo-nos na Aula Magna para assistir e participar no Concerto Floresta d’ Água | Orquestra Didática da Foco Musical. Foi maravilhoso!

De regresso ao Algarve, fizemos uma pequena paragem para lanchar e prepararmo-nos para a viagem de regresso a casa, que parecia mais longa, pois já acusávamos algum cansaço. Chegámos por volta das 21 horas e pudemos abraçar os pais, os avós e os irmãos.

Graças a Deus tudo correu bem. Foi um dia em cheio!


 

DiaMundialPeixesMigradoresNo âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Cientistas e do Dia Mundial da Migração dos Peixes que se assinalam a 16 e 21 de maio, respetivamente, a equipa educativa do CCMAR realizou uma ação educativa com as turmas do 2.º e 3.º anos do colégio. A ação desenvolveu-se em três etapas, com dinâmicas distintas, e permitiu ficar a conhecer as perceções dos alunos sobre os cientistas e desconstruir estereótipos, bem como aprofundar os conhecimentos alusivos às migrações dos peixes. As dinâmicas contaram com a presença de cientistas do mar e, entre elas, é de realçar um jogo que foi realizado, no espaço exterior, com as turmas, para simular o estudo dos peixes migratórios na natureza, utilizando a telemetria. Afinal, a jogar também se aprende!

As atividades foram documentadas e o resultado final é o que se vê!

https://www.instagram.com/tv/Cd0OJKmI34A/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Obrigado à equipa do CCMAR pela oportunidade de participação nas atividades.


 

O trabalho das alunas  LEONOR CANAS e SOFIA AFONSO foi distinguido com uma Menção Honrosa no Concurso Uma Aventura… Literária 2022.

 

A edição deste ano (2022) em que se assinalam os 40 anos da coleção Uma Aventura, voltou a ser um verdadeiro sucesso: 12.798 trabalhos recebidos!

 

Parabéns às alunas e à professora coordenadora.

  


 

É com muito orgulho que o Colégio vem parabenizar a nossa aluna Maria Palma, pela excelente participação nos Nacionais do Mega sprinter/Festa do Atletismo, onde ganhou a medalha de bronze, 3° lugar nacional na prova de salto em comprimento.

palma 1

Ao longo da sua caminhada no Colégio, a Maria transformou-se num exemplo vivo dos pilares da Educação que esta casa ambiciona para todos os seus alunos. A sua educação, a sua dedicação, o seu sorriso e simpatia para com tudo e todos não deixam dúvidas.

Formamos "Pessoas" em todo o seu "SER"...

Parabéns Maria!


 

Irmos Grimm


 

mes maria


 

Mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família para o Dia da Mãe

1 de MAIO de 2022

LER


 

A associação Amwêlê é uma associação de voluntariado de Amigos de S. Tomé e Príncipe, que pretende fazer alguma diferença nas vidas dos mais carenciados, crianças e mulheres Sãotomenses.

Amwele

Os alunos do 4° ano associaram-se a esta iniciativa, recolhendo material escolar para ser entregue aos Meninos de São Tomé. Ficámos muito felizes em ver a alegria das crianças e como pequenos gestos podem fazer a diferença. Assim, Todos podemos ajudar, proporcionar sonhos e uma vida mais feliz. Entendemos que a partilha é a melhor forma de realização pessoal e queremos contribuir para um Mundo melhor.

Agradecemos a Todos pela ajuda e generosidade.


 

CRISTO VIVE! ALELUIA

 

Acolhemos a Ressurreição de Cristo onde renovamos a nossa vida.

Acolhemos a esperança que Ele traz ao mundo.

Acolhemos a alegria que só Ele traz às nossas escuridões.

Que a Ressurreição de Cristo traga vida nova e abra as portas do nosso coração à Sua presença constante, à alegria que nos inunda e que sejamos Suas testemunhas em gestos e palavras que acolhem e valorizam a humanidade.

Pscoa 2022 2


 

avc 1No dia 31 de março comemora-se anualmente o Dia Nacional do Doente com AVC.

O Colégio de Nossa Senhora do Alto, associou-se a esta iniciativa, recebendo a visita de um grupo de profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, representado pela Doutora Ana Paula Fidalgo. Os alunos do 4º ano participaram na iniciativa, pois estão integrados no Projeto   FastHeroes.

Em parceria com a Organização Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o projeto Fast Heroes lançou uma Grande Missão e pretende alcançar um milhão de crianças, entre os 5 e os 9/10 anos, nas escolas de todo o mundo com o objetivo de ajudar a aumentar a consciencialização sobre os sintomas do AVC.

A campanha Fast Heroes surge para educar e capacitar as crianças, para que estas ajudem a salvar os seus avós, familiares ou outras pessoas próximas. O programa educacional premiado tem como tema os super-heróis e tem como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo, de uma forma lúdica e divertida. Ao mesmo tempo, fornece-lhes habilidades práticas para salvar vidas. O objetivo passa por aproveitar o entusiasmo das crianças pela aprendizagem e partilha com os outros, dando início a um movimento global que ajude a espalhar o conhecimento junto das famílias, especialmente dos avós, contribuindo assim, para salvar vidas.


 

Campanha solidária

Com a consciência de que como seres humanos não podemos deixar de fazer bem aos nossos irmãos que vivem em grave conflito bélico e em condições de vida muito difíceis, vimos pedir a vossa colaboração para angariação de bens essenciais.

 ucrnia

Período de recolha – de 09 a 18 de março


 

Dia internacional da literatura infantil


 

cartaz missa


 

No dia 25 de março, o grupo MJS do Colégio realizou o seu encontro quinzenal, desta vez para uma reflexão e oração sob o tema de Guerra e Paz , tendo em conta o infeliz contexto que a Europa está a viver.

Confrontando-se com um mês de guerra na Ucrânia, 24 de fevereiro- 24 de março, foi proposto a visualização de um pequeno vídeo sobre este mês. É com tristeza e ao mesmo tempo com esperança que se olhou para aquelas imagens e surge a questão: que motivos estão por detrás de tudo isto? Não faz sentido.

Neste mesmo dia, o Papa Francisco fez a Consagração da Rússia e do povo ucraniano ao Imaculado Coração de Maria, pedindo o dom da Paz. Sabe-se que a paz é ausência de violência, mas também é diálogo, é fraternidade, é acolhimento, é serenidade e tranquilidade, é liberdade. Ao contrário da guerra que é tristeza, destruição, ganância, egoísmo, sede de poder…

Os grupos a partir do vídeo dialogaram sobre o que faz a guerra e se, hoje assistimos a estes conflitos, a guerra deve ter começado no coração de quem a promove. Só quem não está em paz consigo mesmo pode criar conflitos, pode não aceitar o outro na sua diferença, pode não querer dialogar. Por isso, devemos estar muito atentos às nossas faltas de paz. Localmente, entre nós, podemos ser promotores de guerra em vez de construtores de paz.

mjs guerra paz

Após uma breve reflexão os grupos, em solidariedade criaram pequenas mensagens de paz que foram levadas para a capela onde se rezou e depois colocadas num placard.

Pode-se fazer pouco, mas o pequeno gesto pode ser um grande conforto e um sinal de fraternidade de que não esquecemos os nossos irmãos.

Paz à Humanidade.

25 de março de 2022


 

IMG 20220318 134846No passado dia 24 de fevereiro acordamos todos com a notícia que nenhum de nós gostaria de ouvir: Ucrânia começa a ser bombardeada pela Rússia. A guerra chegou à Europa.

Perante tal acontecimento, e porque vivemos na era da tecnologia, da rapidez de partilha de redes sociais e comunicação social sempre ao minuto, fomos tomando conhecimento da destruição que a guerra traz e, infelizmente, da fuga de muito seres humanos que são obrigados a deixar tudo, tudo para trás. Imagens de mulheres e crianças, idosos e doentes, apenas com uma mochila ou algumas malas, percorrem quilómetros e quilómetros para chegar a um porto de abrigo. Multidões encavalitadas nas estações que esperam por comboios, autocarros para escaparem de um massacre incompreendido aos olhos de todos.

ImagemPeregrinadeFatimanaUcrania SantuariodeFatima

In Educris, 14/03/2022


 


 

bispo algarve


 

madre teresa de ser mulher e acreditar


 

O Colégio de Nossa Senhora do Alto, recebeu hoje o 1 e 3 prémios do concurso da proteção civil de Faro. O trabalho vencedor será, a partir de hoje o logótipo da mesma. 

pc images

Parabéns às alunas do 4 ano, Mariana Jorge e Laura Canas.


 

parlamento mesa


 

Tentamos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos
com as nossas forças e também com as nossas armas;
tantos momentos de hostilidade e escuridão, tanto sangue derramado,
tantas vidas despedaçadas, tantas esperanças sepultadas...
Mas os nossos esforços foram em vão.

Agora, Senhor, ajudai-nos Vós!
Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz.
Abri os nossos olhos e os nossos corações
e dai-nos a coragem de dizer: “Nunca mais a guerra”.
Com a guerra, tudo fica destruído!

Infundi em nós a coragem de realizar
gestos concretos para construir a paz.
Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor,
que nos criastes e chamais a viver como irmãos,
dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz;

sessao distrital 14


 

WYD RADIO WEB2 min 600x314


 

"BOM DIA! E boa semana. Começamos bem, com o Dia dos Afetos. Sim, Dia dos namorados, Dia de S. Valentim… mas é sempre bom alargar o nosso querer bem a todos. E abraçamos todos."

 

in Bom dia de 14/02/2022

 

cartaz desafio dbosco


 

pj sessao regional


 

d bosco 1


 

" Celebrar o Natal deve constituir para todos uma oportunidade para assumir a decisão de abater toda a espécie de muros, unir margens, comunicar, construir pontes, estabelecer uma relação com quem é diferente de nós, pela língua, cultura, religião… acolher e partilhar realidades novas, construir a fraternidade em todas as direções. "

IMG 5337

in Mensagem de Natal | 2021

D. Manuel Quintas – Bispo do Algarve

Com votos de Santo e Feliz Natal

A Direção do Colégio


 

A nossa comunidade educativa realizou desde o dia 29 de novembro até dia 10 de dezembro uma campanha de recolha de alimentos e artigos de higiene com a finalidade de pôr em prática o valor da partilha e solidariedade. Assim cada turma do Colégio responsabilizou-se por trazer um género alimentar e um artigo de higiene. O nosso contributo ajudou o Centro socio- caritativo da paróquia de S. Pedro e o Lar da Irmãs Missionárias da Caridade.

PHOTO 2021 12 15 21 24 02

O resultado da nossa campanha quis ser um gesto de comunhão com tantas famílias que, infelizmente, nestes dois últimos anos, vivem com dificuldades e, com certeza, procuram ajuda para terem algum modo de subsistência.

A solidariedade é o que marca a humanidade e não queremos que se extinga da personalidade e caracter da pessoa humana. Acreditamos que estes gestos fazem a diferença e cada vez mais temos de sentir que precisamos de todos. Nada melhor que dar e oferecer, com gratuidade, algum conforto e alegria a quem, por várias razões, não consegue.


 

Mensagem de Natal: Bispo do Algarve


 


 

A par com a caminhada de Advento, a comunidade educativa do Colégio é convidada a fazer um gesto de solidariedade em favor do Centro Social da paróquia de S. Pedro e do Lar das Irmãs Missionárias da Caridade. A solidariedade faz parte do nosso ser como pessoa e alimenta o nosso ser com os outros e para os outros, criando uma rede de fraternidade.

cartaz campanha natal

Agradecemos o coração solidário de cada um.  


 


 

Cada prato, cada saco, cada vale. Tudo vale!

De 27 de novembro a 5 de dezembro ajude-nos a alimentar Portugal e contribua para o Banco Alimentar com uma doação online.

Pode também doar através de vales ou bens nos supermercados aderentes.

blobid1637881985306.jpg

Contamos com a sua ajuda!


 

A Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora do Alto manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento da sua ex-aluna Beatriz Coelho Lopes, vítima de acidente de viação, no passado dia 18 endereçando à respetiva Família e aos amigos, as mais sinceras e sentidas condolências.

Neste sentido, por esta intenção, celebraremos a primeira missa de sufrágio, no dia de hoje, 19 de novembro, em S. Pedro, pelas 18:00h.

Deus que é o Senhor da Vida a receba em Paz.

 

A Direção do Colégio




A plataforma NAU é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas.

www.nau.edu.pt


No passado dia 17 de novembro decorreu o Corta-mato fase escola no nosso Colégio, em clima de festa e numa manhã amena, cerca de 100 alunos participaram neste momento com o objetivo de apurar os alunos que nos representarão no Corta-mato Regional.

IMG 5058

Parabéns a todos!


VER MAIS: FOLHA DO DOMINGO


 

castanhasNesta quinta-feira, dia 11 de novembro, depois de muito tempo em espera devido à pandemia, realizámos uma das mais adoradas atividades e projetos do colégio: o magusto para comemorar o Dia de S. Martinho.

Foi uma festa repleta de música, jogos, prémios e muito divertimento onde, como alunos do 9º ano, podemos dizer ter sido uma experiência incrível. Atarefada, mas sem dúvida algo magnífico e memorável. Desde o desporto, à comida e aos prémios antecipados por todos os alunos, aos quais agradecemos pela contribuição em prole da nossa viagem de finalistas, foi uma tarde cheia de vida.

aJMJ


 

aventura literria


 

opm


 

BIBLIOTECAESCOLAR

O vento levou sete riscas do vestido da zebra Camila. Será que conseguiu recuperá-las? 

Esta semana, em mais uma "Hora do Conto", os alunos dos cinco anos do Pré-escolar ouviram a "A zebra Camila" de Óscar Villán. Uma história repleta de animais, contas e muita ternura.


 

Planetario cartaz


 

O dia 25 de outubro é o dia das Bibliotecas Escolares.

 

"O incrível rapaz que comia livros", de Oliver Jeffers, foi a história escolhida para comemorar esta data com os alunos do primeiro ciclo.

 

O Henrique adorava livros, mas não exatamente como nós adoramos, ele adorava...comer livros! 

 

Quantos mais devora, mais esperto fica, e assim, sonha tornar-se a pessoa mais esperta do mundo. Mas nem tudo corre bem...


Um sucesso da literatura infantil para toda a família.


 

laurospene


 

FORMULÁRIO LISTAS | REGIMENTO PARLAMENTO JOVENS 2021 |  https://jovens.parlamento.pt


 

peixesNo âmbito do Projeto "Águas em Milreu", desenvolvido em parceria com a Associação ACASO, hoje, dia 21 de Outubro, as turmas do 1.º Ciclo fizeram uma Visita de Estudo às Ruínas Romanas de Milreu. Deste modo, para além de terem oportunidade de ver expostas as peças que criaram/pintaram nas aulas de Artes Visuais, também usufruíram de uma visita guiada pelas mesmas. No final da visita, os alunos retrataram as ruínas sob os seus pontos de vista.

Os nossos pequenos historiadores aprenderam muito!


 

Hoje, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação????No nosso colégio, ao longo da semana, esta temática foi trabalhada nas turmas do 1.º Ciclo de forma interdisciplinar, desde as aulas de Português até às aulas de Música.
Por fim, para terminar a semana, recebemos a enfermeira Célia que falou sobre a alimentação e da sua importância para nos mantermos saudáveis.
Foi uma semana em grande, mas agora cabe-nos lançar um desafio familiar: cozinhar com a colaboração dos nossos pequenos chefes!
Para isso, deixamos aqui uma preciosa ajuda: https://www.colegiodoalto.edu.pt/files/ebook.pdf


 

sinodo 2021 2023


 

canguru


 

No passado dia 5 de outubro comemorou-se, não só a Implantação da República mas também, o dia do Professor.

A Biblioteca Escolar do Colégio realizou uma hora do conto, para os alunos do pré escolar e primeiro ciclo, com a história do autor Peter Brown denominada "A minha professora é um monstro!". Uma história com um título um pouco assustador mas muito bonita. A professora Lurdes, que aos olhos do Frederico é um monstro até ele se aperceber que, afinal, até é uma pessoa muito simpática.


 

mjs boscoNo dia 10 de outubro, no Colégio de Nossa Senhora do Alto em Faro, as tão esperadas promessas do MJS foram realizadas.

Todos nós, jovens ativos nesta comunidade, o movimento juvenil salesiano, temos ansiado este momento, já por algum tempo, visto que a pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização deste evento tão bonito que hoje tivemos a possibilidade de viver.

Foi uma celebração encantadora e de extremo conforto e felicidade. Desde os mais jovens, que receberam os lenços amarelos, que irradiam luz, alegria, sol, aos mais velhos que receberam os lenços verdes, que carregam uma esperança e responsabilidade de espalhar a mensagem que nos é passada, todos os dias, como parte deste grupo.

cazzuola



 

 

"Ensinar é um trabalho muito bonito".

 

 

Papa Francisco in "À União Católica Italiana de Professores"


MJS


 

dia mundial musica


 

Trienio pastoral 2021 2024


 

  app inovar   app weduc
     

 

A Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”, promove a quinta edição da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), entre 10 e 17 de outubro sob o tema “Aprender com a natureza/ Restaurar os ecossistemas”.

0001

 

Informações sobre o Programa e inscrições nas atividades da SEIVA encontram-se disponíveis nas redes sociais em

https://www.facebook.com/seiva.algarve/

https://www.facebook.com/voluntariadoambientalalgarve/

https://www.instagram.com/_SEIVA_algarve/

https://www.instagram.com/voluntariadoambientalagua/


Para celebrar o dia Nacional da Água o nosso Colégio vai receber a apresentação do projeto “Poupar é Ganhar”, composto por 1 livro e 3 músicas, que serão apresentadas por um Contador de Histórias e um Músico. “Poupar é Ganhar” é um projeto pedagógico apoiado pela ABAE – Projeto Eco-Escolas – que visa a promoção de comportamentos ambientais responsáveis, promotores da preservação e sustentabilidade do Ambiente.

cartaz poupareganhar


 

8B5EDD07 B0E8 4F59 B9C8 3C500E21F560


 

covid sinaletica


 


 

banco alimentar


 

Tema pastoral 2021 2022


 

" target="_blank" rel="noopener noreferrer">zoo


 


 


 

5A Dia mundial da EC 2021 colgio


 

dia mundial lp


 

No âmbito do Dia Europeu do Mar e do projeto “O Mar Começa Aqui” vai decorrer no dia 20 de maio com início às 14h30, um webinar organizado em parceria com as Águas do Centro Litoral e a Associação Bandeira Azul da Europa, destinado a alunos, professores e técnicos de municípios.
A participação é gratuita. Deverá  realizar a sua inscrição para receber o link para assistir à sessão:

o mar comea aqui


 

Mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família para o dia da Mãe

arte de ser maeAs mães sabem que não basta dar filhos ao mundo, mas é preciso também dar um mundo aos filhos. Um mundo cheio de valores, de esperança e sonhos. 

As mães sabem que ser mãe não é ter, é ser. Ser-se quem se é nos filhos e pelos filhos. As mães são aquelas que amam antes de serem amadas. São aquelas que respondem antes de serem chamadas. São aquelas que beijam antes de serem beijadas. São aquelas que correm para o abraço esquecendo o cansaço. Como ninguém, as mães são capazes de se doar, de perdoar, de compreender, de aceitar e não julgar.

Nenhuma mãe tem em si todas as qualidades humanas e, menos ainda, vive sem erros, mas, apesar de tudo, abraça os filhos tal como são, por poucas qualidades que tenham, por maiores que sejam os seus erros. Uma mãe perdoa sempre. Ainda que de coração sacrificado, prefere pensar que a culpa é sua e não de quem, por vezes, assim a crucifica.

cartaz vida das letras


 

 

O Colégio de Nossa Senhora do Alto está de Parabéns! Foi a escola mais votada e irá representar o círculo eleitoral de Faro na Sessão Nacional, juntamente com o Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente e o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.

pj faro

Felicitamos as alunas Bianca Costa e Matilde Valério que se destacaram pela sua prestação como deputadas.

Aproveitamos para desejar boa sorte à ex-aluna, Inês Vicente, na sua candidatura à mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.


AD130C65 4035 4DA7 BEE6 D613C3448E11


 

5129B14F 099E 4F7E AA64 29E3649D326D


 

3390BC8F 8532 44E7 AD18 1247A55E3E20


 

Tens rede? Fé - Esperança - Caridade

 1E56F040 89A9 44AF 8845 B58E21D71BB2

 

A Festa da Páscoa é o dia por excelência da passagem para a Vida Nova, é a Festa das festas. 

 

«Este é o dia que o Senhor fez! Exultemos e cantemos de alegria!» Salmo 117

 

A Quaresma foi para cada um de nós um caminho de Esperança, por isso, a nossa Páscoa é a Festa da Esperança. Se esta vem a faltar, nada faz sentido, a vida é deserto. O Papa Francisco diz-nos que a Ressureição de Jesus «…não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual. (…) Cada dia, no mundo, renasce a beleza, que ressuscita transformada através dos dramas da história. (…) Esta é a força da ressurreição» (EG 276). Nesta Páscoa, este é o nosso anúncio: Cristo Ressuscitado é a nossa Esperança, Ele transforma e renova a nossa vida. Não tenhamos medo de O seguir. 


 

79B22661 8E8F 4C3B 87C3 494FA57077F0


 

704048B4 BD2B 4B88 925A 5E2E4C66498E


 

21 marco


 


 


 


fala sem erros


 

ablobid1614010093545


 


 

MAR DE EMOES


 


 

942C7ABA BE53 4BF6 9BF8 5963F201778C


 

" target="_blank" rel="noopener noreferrer">via sacra


 


 

ea


 


 


 

header familias


 

 26 de dezembro
 29 dezembro
 5 dezembro

 

abertura presépioNo dia 11 de dezembro a comunidade educativa do Colégio foi convidada a ir a Belém.

Diante do presépio, onde Deus se encontra connosco na vida de Jesus, fez-se uma breve celebração. Era tempo de agradecer.

Agradecer a Maria pela sua disponibilidade, pelo seu SIM ao projeto de Deus, por ter escutado a voz de Deus dentro de si e ter acolhido Jesus. Agradecer pelo silêncio, por cada gesto de ternura que teve para com Jesus, por cada palavra dita com amor.

Agradecer a José, que no mistério soube acolher o dom da vida de Jesus. Sempre ao seu lado, ensinou-lhe a rezar, a fazer e dar importância às pequenas coisas, a ser bom e a ajudar os outros.

Agradecer a Jesus, que veio e vem sempre para nós através desta família de Nazaré e quer ser acolhido nas nossas casas. Ele é a Esperança para estes tempos.

Agradecer à Estrela de Belém que nos guia até Jesus, nos diz onde encontra-l’O. É ele que nos guia, ilumina para que sigamos o caminho certo, para que nos encontremos com Jesus de coração limpo e sereno

«Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.», assim nos convida o evangelista Lucas. Vamos a Belém. Vamos recordar o momento em que Jesus se faz presente para nós e onde Deus cumpre a Sua promessa e nos abre a porta do Amor.

 

Olhando o presépio acolhemos o essencial do Natal: Jesus. Ele está aqui para cada um de nós. Deixemos que Ele habite em nós e nos transforme.


campanhaNo passado dia 10 de dezembro, o Colégio levou a cabo a recolha de bens alimentares e artigos de higiene e fraldas para bebés. A campanha tinha como lema «Contamos com o teu gesto solidário» e foi preparada pela equipa da pastoral do Colégio e com a participação de alguns alunos do 8º ano com a realização de spots publicitários acerca da mesma. A motivação da campanha foi divulgada via weduc, cartazes e os vídeos que passaram no hall de entrada da escola e encontravam-se, também, no site.

Cada turma ficou responsável por trazer, nesse dia, o género alimentar ou artigo de higiene que correspondia à sua turma. Juntos e em horários diferentes, foram colocar os mesmos numa sala preparada para o efeito. Os alunos e suas famílias deram um bom contributo.

Da parte da tarde, um grupo de alunos do 3º ano e do 8º ano, mais a coordenadora da pastoral e o Diretor Pedagógico, acolheram o Dr. Manuel Oliveira, Presidente da Cáritas Diocesana do Algarve, e a assistente social Ana Pereira que vieram receber os donativos.

Um gesto solidário com quem, neste momento, necessita e nos faz sentir irmãos.

Bem haja a todos. Foi muito bom contar com todos!


 


 

 

Quarto Domingo

cartaz campanha


 


 

 


 

O Papa disse hoje no Vaticano que a preparação para o próximo Natal, em tempo de pandemia, deve ser marcada por atitudes de sobriedade, solidariedade e oração, por parte dos católicos.

LER MAIS...


 

...

fratelli tutti


 


 

planeta limpo


 


 

A atribuição do Galardão Eco - Escolas 2020/2021 deveu-se ao reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia do Colégio e da comunidade onde este se insere e também à existência e ao cumprimento no Colégio de um Programa de Educação Ambiental, nas seguintes áreas:

  • Água
  • Resíduos
  • Energia
  • Biodiversidade
  • Floresta
  • Agricultura Biológica
  • Ruído

Assim sendo, gostaríamos de continuar a

  • Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação
  • do Ambiente no Colégio e na cidade de Faro.

Cada um de nós pode fazer a diferença!

E todos juntos faremos, seguramente, um ambiente melhor!

Obrigado pela colaboração!


 

Quando começa o ADS? Quando começa o MJS?

Abertura DBPerguntas que ressoam nos nossos ouvidos como início de uma bela melodia. Após um longo período sem nos vermos, quando a distância foi durante muito tempo o «pão nosso de cada dia», o reencontro, mesmo com distanciamento físico, é sempre uma maravilha.

As inscrições começaram com os mais velhos e recrutaram-se novos elementos do 5º ano. E no dia em que se comemora Madre Mazzarello, deu-se início aos encontros e atividades do MJS. Todos convocados, juntamo-nos na porta do ginásio e entramos ao som do hino do MJS. Rapidamente os novos elementos aprenderam os gestos… Somos MJS… Somos MJS… com DB na alegria, Somos MJS…


 

MJS Abertura cartaz



 

maria casa


 

apaNo âmbito do Projeto Voluntariado Ambiental para a Água, que integra o Projeto Educativo do Colégio, as alunas, Alice Mendonça, Marta Amorim e Maria Oliveira (do 9ºano), participaram no concurso “Água Jovem” 2019, promovido pela A Agência Portuguesado Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA - ARH do Algarve), em parceria com as empresas Águas do Algarve S.A. e o Mundo Aquático SA (Zoomarine).

As referidas alunas receberam a Menção Honrosa com participação de uma Maquete casa sustentável.


 

CONSULTAR REGULAMENTO


 


 

Santíssimo


 

No dia 1 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Água.

O Colégio assinala este dia para refletir sobre a importância vital da água nas nossas vidas.

O presente vídeo tem como objetivo incentivar a consciencialização de toda a comunidade para a utilização eficiente deste recurso escasso e essencial à vida.


 

O Dia Nacional da Água, 1 de outubro, foi comemorado no nosso Colégio participando no evento, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, on-line, através da Plataforma Zoom.

Desafio Concurso

 

Com este evento a Agência Portuguesa do Ambiente teve como propósito desafiar as comunidades escolares do Algarve a vestirem-se de azul (qualquer azul) para chamar a atenção da atual situação crítica de falta de água no Algarve.


 

 

Este domingo, dia 27 de setembro, celebrou-se o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (DMMR), partindo da experiência de Jesus Cristo deslocado e refugiado com os seus pais. O tema deste ano escolhido pelo Papa Francisco é "Forçados como Jesus Cristo a partir". “Construir o Reino de Deus é um compromisso comum de todos os cristãos e, para isso, é necessário que aprendamos a colaborar, «num mesmo espírito e num mesmo pensamento», como aconselha S. Paulo”, afirma o Pontífice.

Neste sexto vídeo preparado pela Seção Migrantes do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, vamos conhecer a história de Lorena Margarita, que teve de fugir da sua aldeia chamada Chibolo. Graças aos Jesuítas, ela pôde pôr em prática a sua iniciativa e começar uma nova vida.

(fonte: Vaticano News)


 

Horários

    1º CICLO
 1º Ano  2º Ano  3º Ano  4º Ano
2º CICLO
  5º Ano    6º Ano 
    3º CICLO
7º Ano
8º Ano
9º Ano

 


 


 


 


 

 

cnsa lgo

CONSULTAR


 


 

bispo

NOTA PASTORAL: ABRIR


 

 

 

covid


 

A sala dos Descobridores participou na libertação do Mocho-galego que ajudou a salvar no dia 25 de junho, após o ter encontrado no chão, coberto por formigas.

Em menos de um mês, a cria de  Mocho-galego cresceu , recuperou o estado de desnutrição em que estava, aprendeu a voar e a caçar com a ajuda do Rias (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens). 

IMG 0112

Voltou à sua casa, à mata do nosso Colégio, no dia 23 de julho.

 E foi uma festa para todos nós!


 

uma aventuraParabéns Bianca! O teu trabalho foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso Uma Aventura… Literária 2020.

 

Na edição deste ano foram mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil.

 

Obrigada a todos os alunos que participaram.


 

 matilde valeriomargarida jesus


 


 

parlamento 2021


 

meio ambiente


 

flamingo 

zoom 93927

 

LINK DA SESSÃO

 Data hora 

No dia 23 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Flamingo. Sabia que a coloração da plumagem destes animais está relacionada com a sua dieta? E que os ninhos que constroem têm a forma de cone com o vértice em forma de taça? Estas e outras curiosidades serão reveladas ao longo do dia, junto da instalação dos Flamingos.

oceanos "Vamos fazer uma visita virtual no nosso

Canal de Youtube

para festejar o dia do Oceano, 8 de junho - às 11horas".

 


 

A comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora do Alto manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do seu ex-aluno Pedro Pestana Girão Leal Paço e o seu colega Rui Camilo Queiroz, vítimas de acidente de viação no passado dia 2 e endereça às respetivas famílias e aos amigos, as mais sinceras e sentidas condolências. Neste sentido, foi celebrada missa pelas duas vitimas no dia 3, quarta-feira, em S. Pedro, às 18:00h.

Deus que é o Senhor da Vida os receba na Paz.

A Direção do Colégio


 


 

ONU: “A Natureza está nos mandando uma mensagem clara”


 


 


 

No próximo dia 30 de maio, os católicos têm um encontro marcado com o Papa Francisco.

No encerramento do mês mariano, como é tradição, o Papa rezará o terço nos Jardins Vaticanos às 17h30. Mas, desta vez, o evento será transmitido em streaming, com comentários em português, diretamente da Gruta de Lourdes. A duração prevista é de uma hora.


 

> Mais informações e inscrições aqui ​​​​​​​


 

 


 

corona kids


 

 

Papa: Hoje é o Dia Mundial das Famílias, cresça o espírito de amor, de respeito, de liberdade

 
 Na homilia da missa celebrada na sexta-feira (15/05) na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco ressaltou que a fé em Jesus leva à alegria e à liberdade, enquanto a rigidez causa perturbação. “Onde há rigidez não se encontra o Espírito de Deus, porque o Espírito de Deus é liberdade”.

 

Iniciamos o mês de maio. Mês dedicado a Nossa Senhora. O atual contexto em que vivemos não nos permite celebrar e rezar juntos, mas esse mesmo contexto acaba por nos aproximar e, por isso, convidamos a rezar connosco na capela do Colégio uma dezena na semana de 11 a 15 de maio, às 21h00. Para um encontro sereno distribuímos por anos pelos dias da semana.

Esperamos por vós na certeza de que a oração junto da Mãe nos fortalecerá e nos ajudará a encontrar a paz.

CNSA semana mariana


 

HIGIENE ORAL


 


 


 

Participar na redenção

 7

Participar na redenção

 6

Alargar o céu, com a Jacinta

 5

Desejar o céu, com o Francisco

 4

Livre para o compromisso

 3

Não tenhas medo – Queres ser livre?

 2

Prepara o coração para partir

 1

 

Santa Se


 

«Recordar e celebrar» este dia «faz-nos bem a todos»


 

cartaz pedro seromenho


 

 


 

contagio da esperança

 

Ler mais...


 

...

Meus bons amigos,

Neste Sábado Santo de 2020, quero enviar-vos um abraço fraterno de Páscoa, particularmente neste momento de grande perplexidade. É o momento de solidariedade e de revisão de vida. Nunca foi tão real e promissora, como agora, a mensagem Pascal. Foi o primeiro anúncio: ”Ressuscitou”.

Este grito de esperança ecoa na nossa mente e abarca a vida toda. Contra tudo e contra todas as expectativas, Jesus venceu a morte como a conhecemos, dando-nos força para ver além do conhecido. Sim, somos filhos da eternidade e as dificuldades nesta passagem pela vida terrena poderão ajudar-nos a superar o visível...e assim “tocarmos” o invisível. A vitória é assegurada pela promessa de Jesus: junto do Pai reservarei lugar para todos os filhos.

  bom dia

 ABRIR


 

Por ocasião do tempo que atravessamos, publicamos a mensagem, gravado no dia de hoje, do Sr. Cónego César Chantre, à Comunidade Educativa do Colégio. 


 

Horários das celebrações da Semana Santa, na Sé de Faro, presididas pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, com transmissão em direto nos canais de Folha do Domingo e Mais Algarve.

LINK: FOLHA DO DOMINGO


 

Inspirados na mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude 2020

Viseu, 06 abr 2020 (Ecclesia ) – O grupo da Juventude Mariana Vicentina (JMV) da Paróquia de Orgens, na Diocese de Viseu, compôs a música ‘Levanta-te e arrisca!’ na reunião realizada reunidos através dos meios digitais na Jornada Mundial da Juventude 2020, celebrada este domingo.

Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, assinala que este grupo da JMV “arriscou viver” o resto do dia de Domingo de Ramos “a colocar em prática o «sim» ao convite” de Papa Francisco.

!’.


 

#contodecasa, coordenado por Pedro Seromenho tem a seguinte programação semanal a cargo dos seguintes autores e contadores de histórias:

2ª feira – Ana Sofia Maia – 18h00
3ª feira – Ana Caridade – 18h00
4ª feira – Rita Campos – 18h00
5ª feira – Pedro Seromenho​ – 18h00
6ª feira – Inácia Cruz – 18h00
Sábado – Rodamoinho Aida Alves) – 18h00
Domingo – Estefania Surreira​ – 15h00

Subscreva e desfrute. Boas histórias e boas viagens!

" target="_blank" rel="noopener">
 

 

 

 criancas

 ABRIR

 guiao pais

 

 ABRIR

 seniores

 

 ABRIR

 ajudar as criança as a lidar com o stress durante o surto de covid19 3

 

 ABRIR

 como lidar com uma situcao isolamento

 

 ABRIR

 covid atividade fisica

 

 ABRIR

 corona virus historia

 

 ABRIR


 

papa cov

 


 


 

Oração1


 


 


 

Os alunos do Colégio do Alto participaram no dia 20 de fevereiro em mais uma edição da Festa do Atletismo, prova no âmbito do Desporto Escolar e que abrange todas as escolas do Algarve.

Os alunos do Colégio do Alto participaram de forma muito digna alcançando excelentes classificações. Todos os alunos estão de parabéns destacando-se a aluna Lara Rosária que ficou em primeiro lugar na prova de lançamento do vortex, o aluno Gustavo Alves em primeiro lugar na prova de Mega km e o aluno Leonardo Caiado em segundo lugar na prova de Salto em Altura.

Resultados da Festa do Atletismo 2020


 

No dia 14 de Fevereiro, a Comunidade Educativa do nosso Colégio teve um encontro muito especial: a visita do nosso Bispo, D. Manuel Quintas. Na sua visita pastoral à Vigararia de Faro, reservou este dia para estar connosco. Acompanhado pelo Diretor Geral do Colégio, por volta das 10 horas o Sr. Bispo foi recebido por membros da Comunidade Educativa no hall de entrada do Colégio seguido de um caloroso bem-vindo por parte dos alunos, no momento do Bom dia.

visita pastoral 2020

carnaval 2020


 

olimpiadas


 

 

REGULAMENTO


 

visita pastoral


 

 


 

d boscoTodos os anos, em janeiro e seguindo o exemplo de D. Bosco, o Superior Geral dos Salesianos, o Reitor- mor D. P. Ángel Fernández Artime, SDBl escreve uma carta para as Filhas de Maria Auxiliadora mas que se estende a toda a Família Salesiana. Este ano o tema é Bons cristãos e honestos cidadãos, partindo também da única política que D. Bosco sabia fazer: a do Pai- nosso.

No final do lema (carta) apresenta este maravilhoso discurso de D. Bosco que partilhamos convosco. O caminho para os dias de hoje é apostar na educação mas é necessário deixar educar.

Discurso feito por D. Bosco aos ex-alunos, em 15 de julho de 1883 no Oratório para celebrar Dom Bosco. Boa parte do discurso de D. Bosco refere-se à política. É bastante iluminador e em muita sintonia com o que se vive…. 

Literacia 3D


 


 


 

O Colégio do Alto participou no passado dia 15 de janeiro no corta-mato regional juntamente com mais de 2500 alunos de todas as escolas do Algarve. O aluno Gustavo Alves sagrou-se campeão do Algarve no escalão de infantis A masculinos, numa excelente prova de mérito pessoal. A restante equipa de infantis A masculinos ficaram em quarto lugar por equipas pelo qual estão de parabéns, assim como os restantes colegas pelo esforço e motivação revelados!gugaConsultar Resultados (PDF)


 

mind


 

debate 2020


 

audicao piano


 


 


 

presepio 2019


 

presepio extJá se começa a entrar no espírito natalício… e a nossa comunidade educativa realizou a abertura do Presépio que se encontra no espaço exterior do mesmo. Uma pequena sessão com uma saudação do Padre César Chantre, uma oração e um cântico final. Jesus é a nossa LUZ: continua a ser esta a certeza que nos acompanha. É acolhendo- O que vivemos o verdadeiro Natal e nasce em nós o desejo de ser missão com Ele para os outros, espalhando esperança.

Também neste sentido, elaborou-se o Presépio presepio inttradicional no hall de entrada do Colégio com o apoio e ajuda de um grupo de pais, encarregados de educação, dos alunos do 4º ano. Uma tarde à volta do presépio e que valeu a pena. A estes pais um OBRIGADA, muito grande, pela disponibilidade para a concretização desta atividade proposta pela pastoral do Colégio. Viver a missão com sentido de corresponsabilidade e comunhão uns com os outros, é um desafio que nos leva a educar juntos.

 Feliz Natal


 

DIPDPretendendo dar continuidade ao tema da Pastoral do nosso Colégio para o presente ano letivo: «És Missão!» no passado dia 3 de dezembro o Colégio promoveu atividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Iniciámos a manhã com um “Bom dia” especial que pretendeu proporcionar um momento de reflexão nos nossos alunos e assim despertar em cada um o seu contributo para a Inclusão.

Ainda na parte da manhã, o Colégio recebeu a visita da Inês (menina portadora de uma malformação do córtex cerebral que se relaciona com paralisia cerebral e afeta o desenvolvimento motor e cognitivo e para quem temos angariado tampinhas desde o início do ano letivo procurando ajudá-la a realizar o maior número de tratamentos possível) e da sua mãe para um momento de partilha com os nossos alunos. Foram entregues as tampas angariadas pela Comunidade Educativa.

dipcd

 

No período da tarde, o Colégio contou com a ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve) numa mostra de produções (pequenas bancas com peças/artefactos diversos).

Os nossos alunos mostraram-se muito interessados e participativos!! Agradecemos a colaboração de toda a Comunidade Educativa!!


 


 

handicap

ABRIR


 


 

vigilia

Dia 08 de dezembro, a Igreja celebra a festa da Imaculada Conceição.

A Família Salesiana, neste dia, recorda também o início da obra salesiana com S. João Bosco.

Por isso, o Movimento Juvenil Salesiano reúne-se para um tempo de oração, com as famílias dos participantes, no dia 06 de dezembro, às 21h00, na capela do palácio,

Aqui fica o convite.


 


 

 

 

REGIMENTO

 

 

GUIA JOVENS

 

 

GUIA PROFESSORES

 

 

DICAS

 

Formulários:

Listas/Medidas


 

apadrinhamentoFoi no 5º ano que nós, atual 9º ano, agarrámos esta oportunidade de sermos solidários com a adoção da Fabiana, uma menina de angolana, com então 4 anos de idade e que frequentava a escola das irmãs salesianas em Cacuaco.

Como conhecemos a nossa afilhada Fabiana? Através dum encontro com a irmã Isabel Mira, missionária salesiana em Angola, que partilhou connosco a realidade da missão. E, nós, com o nosso entusiasmo de então, com o conhecimento e apoio dos nossos pais e diretoras de turma, tendo a Ir. Margarida como interlocutora, acarinhámos a Fabiana.

Ao longo destes cinco anos enviamos em dinheiro não só a quota estabelecida, mas também roupa, livros, cadernos, mochilas, brinquedos e outros miminhos.

Vimos, através de vídeos recebidos, a alegria dela, junto da mãe, a receber o que lhe enviávamos. Sobretudo quando via as guloseimas !!!

Crescemos como pessoas e aprendemos como os pequenos gestos podem mudar e dar felicidade aos outros.

Não vamos esquecer a Fabiana e esperamos ter causado tanto impacto na vida dela como ela na nossa.


 

nutricionistaNo dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação.

Este dia marca o dia da Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. Mas a comemoração propriamente dita do Dia Mundial da Alimentação só acontece em novembro de 1979 pelos países membros, na 20.ª Conferência da Organização Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.

Para assinalar o Dia Nacional da Água e Dia Mundial da Música, no dia 1 de outubro, o 1.º Ciclo realizou alguns trabalhos nas disciplinas de Português, Estudo do Meio e Artes Visuais.

 

As turmas do 1.º e 3.º ano trabalharam algumas medidas de poupança de água e ilustraram-nas. O 2.º ano abordou a obra literária «A Menina Gotinha de Água» e decorou gotinhas de água. Por último, os alunos do 4.º ano dinamizaram o Teatro de Fantoches “À Descoberta de… uma lição sobre extinção” e apresentaram-no no dia 1 de outubro, durante a manhã, no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, para assinalar o Dia Nacional da Água sobre Ciência Cidadã e Voluntariado.

 


 

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: “ El día de la hispanidad”.

A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis uniram-se a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.
Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até o século XV, as civilizações americanas desenvolviam-se separadamente, sem nenhum contacto com o mundo antigo. Por outro lado, o mundo europeu procurava ampliar os seus horizontes geográficos.


 

Este título só tem cabimento se o enquadrarmos no conceito de seriedade da vida, ou seja, na verdade do que se faz, se pensa, se diz e se comunica. Como educadores, não podemos demitir-nos da obrigação de sermos pontes entre a cultura recebida e a que queremos ver continuada nos nossos mais próximos. É uma questão de ideal. Por isso, prezo o conceito de integridade aplicado às pessoas de personalidade ímpar, de carácter honesto, de temperamento afável. Estas pessoas são verdadeiras, atrativas, socialmente bem aceites, moralmente bem constituídas. Nelas não há dolo nem mentira nem segundas intenções. São de uma franqueza insuspeita e criam à sua volta a certeza da disponibilidade e da prontidão. São íntegras, inteiras, felizes por fazerem felizes os outros. Estas características definem a integridade moral e, em simultâneo, exigem a integridade cívica. Acontece que a integridade cívica está na base da integridade moral. Se aquela se desmorona ou desintegra ou estilhaça, logo se nota a sua influência negativa na integridade moral. Basta que se aplique aquele princípio sociológico: “faz como toda a gente faz” e, de imediato, começam a imperar estilhaços de integridade na educação e na vivência de valores. Como a relação familiar pais-filhos não resulta de um livro de instruções, mas da boa vontade na construção de um lar, onde o amor tem primazia face a qualquer ideologia, é que à família compete a primeira educação, aquela que forma o carácter e abre caminhos para a vida de relação. A família compete incutir regras comportamentais, esquemas apropriados ao cumprimento dos deveres e à reivindicação dos direitos. A Escola é meramente subsidiária. Complementa a educação afetiva familiar, desenvolve as capacidades racionais da criança e é específica para o civismo e a cultura, não para a formação do carácter.


 

Na sequência do envolvimento e trabalho realizado pelo nosso Colégio durante os últimos 10 anos no âmbito do Voluntariado Ambiental para a Água. A Agência Portuguesa do Ambiente convidou os alunos (4ºano) do nosso Colégio que dinamizaram o Teatro de Fantoches “À Descoberta de… uma lição sobre extinção” para uma apresentação no evento comemorativo do Dia Nacional da Água sobre Ciência Cidadã e Voluntariado, que irá decorrer no próximo dia 1 de outubro, durante a manhã, no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

seiva 2019

A saída de campo à Culatra, no dia 3 de outubro com a turma do 8ºano, integra-se na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) que decorre entre o dia 25 de setembro e 4 de outubro. As ações de voluntariado ambiental para a água que os alunos realizaram na Culatra foram as seguintes:

 - Monitorização de macroinvertebrados marinhos

- Monitorização das Ervas Marinhas e Sequestro de Carbono

 - Limpeza e monitorização do lixo marinho – OSPAR

 - Ação sensibilização: Zooplâncton e os Microplásticos

 - Ação de remoção de invasoras

Todas estas ações têm uma relação direta com os conteúdos programáticos do programa das disciplinas de ciências o que irá permitir e facilitar a consolidação de conhecimentos já adquiridos e, sobretudo, facilitar o processo ensino/aprendizagem dos novos conteúdos.

PROGRAMA https://www.facebook.com/voluntariadoambientalalgarve/  

 

dia paz

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Paz que se celebra a 21 de setembro, as turmas do 1.º Ciclo, no âmbito da Cidadania, exploraram a referida temática em sala de aula. Posteriormente, numa lógica de interdisciplinaridade, foram realizados trabalhos, com técnicas diversas, em função do ano de escolaridade, na disciplina de Artes Visuais. Esta abordagem culminou com a exposição dos trabalhos no hall de entrada do Colégio. Para complementar a exposição, foram espalhadas pelo edifício frases de grandes personalidades, promotoras da Paz. 


 

APP Inovar EE

Consultar anexo para instalar e configurar.


 

Bispo do Algarve:

“O evangelho só será da família se primeiro for evangelho na família” 

(in Folha do Domingo)

  

LER MAIS...

 


 

...

PP2 cartaz abertura


 

APP 

 GOOGLE PLAY

 

  APP STORE 


 

painelO tema da Pastoral, proposto para este ano, faz parte de um caminho de 3 anos onde se apostou no encontro com Jesus e a acolher o convite a sermos felizes. 

Temos a certeza que o Senhor está connosco e Maria  convida-nos à escuta do Seu Filho, pois Ela é para nós presença materna que nos guia e orienta para Jesus.

Deixarmo-nos amar por Jesus é crescermos na capacidade de amar o próximo e tudo o que realizarmos na vida terá sempre a presença e a força do Espírito Santo que nos é dado por Jesus e nos faz participantes da Sua missão.

És enviado, tens uma missão de colaborar com Deus, com Jesus, com Maria em todo o tempo e lugar com a força do Espírito: é o amor que se faz obra, compromisso e ação. É a oportunidade de desenvolver os teus dons pessoais em prol do outro: És missão! Estou contigo!


 

Poster Eco codigo 1O nosso Colégio encontra-se a participar no Concurso Póster Eco-Código 2019, promovido pelo Programa Eco-Escolas, na sua 2ª fase, dedicada a pósteres em formato físico. Após a seleção dos premiados por parte de um júri composto por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas, a 12 de julho, a comunidade escolar poderá também premiar os concorrentes votando online através deste LINK, atribuíndo "Likes" à fotografia do cartaz, no decorrer da semana de 15 a 22 de julho.

 

O póster com que concorremos foi composto graficamente pelos alunos do 5º ano, turma Ú, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Os Eco-Códigos (códigos de conduta ambiental) resultaram da conjugação de propostas de alunos de diferentes níveis de escolaridade. Esta iniciativa tem como objetivo principal promover nos alunos, professores, pessoal auxiliar, suas famílias e restante sociedade, hábitos que salvem, ou pelo menos melhorem a situação em que se encontra o nosso planeta - “CASA COMUM” - para além de desenvolver a autoestima e o sentimento de pertença no programa Eco-Escolas, que há tantos anos tem vindo a ser desenvolvido por esta entidade, o Colégio de Nossa Senhora do Alto.

 


 

DJI 0357No âmbito da comemoração do mês do coração, no passado dia 24 de maio, por iniciativa do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, foi construído um “coração humano”. Participaram alunos, professores e funcionários do nosso Colégio.

Foi objetivo desta iniciativa alertar para a importância de cuidar do coração e de o mimar!

Precisamos de corações SAUDÁVEIS, SOLIDÁRIOS, SENSÍVEIS AOS OUTROS E VERDADEIRAMENTE AMIGOS!


 

O nosso Colégio participou no concurso Póster Eco-Código 2019, foi elaborado pelo 5º ano, turma Ú, sob a orientação da professora de Educação Visual/ Educação Tecnológica. Os alunos reuniram os Eco-códigos, que resultaram da conjugação de propostas de alunos de diferentes níveis de escolaridade, incluindo os próprios e efetuaram algumas pesquisas sobre o Concurso. Após a sua conclusão, ligaram todas as componentes do Póster, formando-o. Esta iniciativa tem como objetivo principal continuar a promover nos alunos, professores, pessoal auxiliar, famílias e restante sociedade, hábitos e códigos que conduta salvem, ou pelo menos melhorem a situação em que se encontra o nosso planeta, “CASA COMUM”, para além de promover a autoestima e o sentimento de pertença no programa Eco-Escolas, que há muitos tantos anos tem vindo a ser desenvolvido por esta entidade, o Colégio de Nossa Senhora do Alto.


 

Manhã do dia 15 de junho. Pelas 9h15, mais coisa menos coisa, foram chegando ao Colégio 30 rostos serenos, sorridentes e felizes. Era um dia diferente, era sábado, era o dia de “receber o lenço” e fazer a promessa no Movimento Juvenil Salesiano. Às 9h30, reunimos na capela do Colégio para começarmos o dia com a oração da manhã, orientada pela animadora Joana Abelheira. Seguiram-se as palavras de estímulo dos responsáveis nacionais, Ir. Alzira Sousa e P. Álvaro Lago. Houve um tempo para o sacramento da confissão e para jogos a cargos das animadoras.

Às 11h30, a Capela estava cheia com a presença das famílias e demos início à eucaristia bem festiva, presidida pelo P. Álvaro que cativou a assembleia. Connosco estava também a Provincial, Ir. Rosa Cândida que assistiu às promessas - 16 lenços amarelos, 10 verdes, 3 azuis e um vermelho – e no final entregou uma lembrança. Contámos também com um grupo das Guias de Faro que se quiseram unir a nós e a quem agradecemos a presença.

ads

Seguiu-se o almoço com o muito que as famílias trouxeram e cuidadosamente apresentado por um grupo de mães que tudo dispuseram com carinho e arte.

Foi um dia de Dom que agradecemos a Deus.


 

arraial


 

O Costas para o Futuro é um projecto anual, cujos objetivos são a educação, prevenção e promoção da saúde postural, através do ensino de posturas corretas e a promoção de momentos  onde o movimento está presente - onde se realizam exercícios de alongamento e relaxamento. Todo o processo de aprendizagem foi muito interactivo, onde os alunos realizaram pesquisas, trabalho colaborativo e elaboraram material informativo. Outro dos aspectos trabalhados foi a partilha de informação com a comunidade escolar que resultou na apresentação  no dia 14 de Junho, pela turma,do 4º ano aos colegas do 5º e 6ºs anos, onde foram apresentados diversos conteúdos trabalhados no projecto  Costas para o Futuro.

Foi uma sessão muito interactiva, onde conteúdos como a anatomia da coluna vertebral,a postura sentado, o transporte de material escolar, o uso do telemóvel foram dinamizados, pelos alunos, de forma muito conhecedora,interactiva e divertida.

Parabéns turma do 4º ano e Profª Vera Bernardo pelo empenho numa questão tão actual e importante na nossa sociedade, remetendo estes alunos para práticas de cidadania muito positiva!


 

cartaz BTT Caminhada

teatro pre

teatro 1 ciclo


 

No Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) foi feito no nosso Colégio UM Minuto de Silêncio de gratidão à TERRA.

Agradecer à Terra por tudo o que tão generosamente nos dá para podermos viver, resgatando um dos mais nobres sentimentos em cada um de nós –A GRATIDÃO.

O Pré-Escolar elaborou um móbile da Gratidão com tsurus (pássaros feitos em origami) e pintou desenhos com tsurus, fazendo uma exposição.

 


 

«A Cova da Iria foi o lugar escolhido para Nossa Senhora aparecer em cada dia 13 de maio a 13 de outubro. Ao meio dia, a hora do sol mais forte, três crianças de Aljustrel vêem uma "Senhora mais brilhante do que o sol"!: não faltam ao encontro marcado, exceto no mês de agosto e apenas porque as desviam do caminho. 

Pelas mãos de Maria, os pastorinhos experimentam a presença do próprio Deus, que era aquela Luz e são convidados a uma atitude de entrega sem limites pela salvação da humanidade.»

portoNa minha opinião foi uma visita muito educativa, onde aprendemos e conhecemos mais sobre uma cidade muito bonita que é o Porto. Foi uma viagem onde nos divertimos com os professores e com os colegas e onde aprendemos de uma forma diferente. Gostei muito  e queria que novas viagens destas viessem.

Alice Mendonça – 8º Ano

 

Gostei muito da visita de estudo, porque visitámos vários lugares fantásticos que desconhecia. Primeiro, visitámos o “Dino Parque”na Lourinhã, onde observámos vários modelos de dinossauros.

Depois, visitámos a Casa da Música e os seus segredos. A sua nacionalidade era holandesa.

A seguir, visitámos a Livraria Lello, que era um autêntico universo de leitura. A decoração era magnifica e muito bonita. Depois, o museu interativo “World of Discovery”, que nos contava parte da história portuguesa. O que mais gostei foi andar de barco e viver uma grande aventura, enquanto podia observar os diversos lugares com especiarias, metais e moedas.

Por último, aproveitámos para almoçar e conhecer o shopping Santa Catarina no Porto. Foi muito divertido, principalmente quando vimos um filme de terror em 3D, que durou três minutos. Durante o filme, as cadeiras mexiam-se enquanto caíam sobre nós algumas gostas de água para tornar o momento mais real e assustador.

Espero que no próximo ano possa viver estas aventuras inesquecíveis.

Laura Rubinstein - 8º Ano

parlamento 2019Na passada segunda e terça feira (dias 6 e 7 de Maio), as alunas Inês Santos e Matilde Pia participaram na como Deputadas eleitas pelo círculo eleitora de Faro na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

Nos últimos quatro anos, o Colégio de Nossa Senhora do Alto, incluiu no seu Plano Anual de Atividades o projeto Parlamento dos Jovens, dinamizado pela Assembleia da República, dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário, com o objetivo de desenvolver competências de cidadania ativa e participativa, dar a conhecer aos alunos a Assembleia da República e o seu modo de funcionamento, incentivar à reflexão e ao debate, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

MM3Maria Domingas Mazzarello nasceu em Mornese, uma pequena aldeia do norte da Itália, perto de Turim, no dia 09 de maio de 1837. Era conhecida pelo diminutivo de Main.

Era uma jovem alegre, de grande vida espiritual desde pequena e com uma grande paixão pelas jovens que queria, tal como Dom Bosco, que vivessem na presença de Deus e fossem, “boas cristãs e honestas cidadãs”.

Em 1872, dom Bosco, escolheu-a como fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por Salesianas (5 de agosto de 1872).

O Instituto está presente em todo o mundo e tem como missão a educação dos jovens e promoção/ formação das jovens.


 

mensagem gif  vocações 

 

embedd artvAcompanhe em direto através do Canal Parlamento - ARTV na televisão por cabo, TDT e na INTERNET, a Sessão Nacional do projeto Parlamento dos Jovens, os trabalhos das várias Comissões e a Sessão Plenária que conta, este ano, com a participação de duas alunas, Inês Santos e Matilde Pia, do 8.º Ano do nosso Colégio.

Todas as gravações estarão disponíveis para visualização e download no site (menu superior: vídeos > outros programas > parlamento dos jovens).


 

deus voc


 

caminhada 1Como momento de paragem e proposta da equipa da pastoral, uma forma de envolver a comunidade educativa para a vivência do tempo forte da Quaresma, realizou-se uma caminhada/ peregrinação, no dia 9 de abril, para os alunos do 2º e 3º ciclos, ao Santuário da Mãe Soberana em Loulé. O tema de fundo era a caminhada quaresmal proposta na escola «Pela estrada de jesus… rumo à vida feliz». O percurso iniciou já com uma reflexão e oração no autocarro. O mesmo deixou o grupo de alunos e professores junto da estação de Loulé e ali, divididos por 10 grupos, iniciou-se a caminhada. Ao longo da mesma os grupos tinham 4 paragens com uma breve reflexão, uma oração e uma dinâmica.

Chegados ao Santuário, partilhou-se o almoço e pelas 14h00, reuniram-se na capela do santuário, para uma breve celebração, presidida pelo Padre Aquino, Reitor do santuário da Mãe Soberana. Neste momento agradecemos o caminho feito em conjunto, rezamos pelas famílias, e apresentamos os pedidos que mais trazíamos ao coração. O Padre Aquino apelou à felicidade do serviço, de quem se põe a caminho para ir ao encontro do outro.

Regressamos ao Colégio com um sentimento de gratidão e num ambiente de serenidade.

Feira Minerais


 

quaresma 2019
gps site giphy            sinal direita      sinal arrependimento

A PALAVRA 

DE DEUS SALVA

ORAÇÃO 

ESCUTA

BOAS PALAVRAS

BOAS ATITUDES 
 ARREPEN- DIMENTO    PERDOAR SEMPRE

 

atividades departamentos


 

No dia 9 de abril, pelas 17 horas, na Capela das Irmãs de Calcutá, alguns alunos do 1.º Ciclo do Colégio de Nossa Senhora do Alto, assistiram ao Recital de Instrumentos de Cordas realizado pelos alunos do Conservatório Regional do Algarve, a convite dos mesmos. O Recital, que teve a duração de trinta minutos, foi muito apreciado por todos os presentes.

recital cordas


 

As alunas, Alice Mendonça, 8ºano, Marta Amorim, 8ºano, Maria Oliveira, 8ºano, Liliana Cristóvão, 7ºano e Maria do Carmo Monteiro, 7ºano participaram no concurso “Água Jovem” 2019, promovido pela Agência Portuguesado do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA - ARH do Algarve), em parceria com as empresas Águas do Algarve S.A. e o Mundo Aquático SA (Zoomarine), que tem como principal objetivo sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património água.

Assim, as referidas alunas foram convidadas para participar no encontro FÓRUM ÁGUA JOVEM 2019, no dia 22 de março (DIA MUNDIAL DA ÁGUA), que se realizou no Porto da Baleeira em Sagres.

mencao honrosa

A Liliana Cristóvão e Maria do Carmo Monteiro ganharam a Menção Honrosa com o vídeo em anexo e a fotografia de ambas com o certificado.


 

Christus Vivit

ABRIR


 

CONVITE

 

A quaresma dos 40 dias, anos, séculos, de caminhadas faz pensar e faz viver ao ritmo de Cristo, Salvador.

Há cerca de quatro milénios de tradições orais e escritas que os Hebreus da tribo de Abraão de Ur e do povo da sua descendência foram surpreendidos no deserto por um Deus que se deu a conhecer e disse que era o único Deus. Oferecia a sua aliança, pedia aceitação e prometia fazer deles um grande povo para todo o sempre (Gen 15,5-12.17-18). Eles, uma tribo de errantes, eram assim tão importantes entre tantos impérios e povos poderosos e com muitos deuses? E esse povo errante, minúsculo, insignificante, de desertos inóspitos, aceitou e prometeu cumprir os mandamentos desse Deus único. Foi muitas vezes infiel mas nunca abandonou a esperança alimentada por tantos profetas da vinda de um Messias de sofrimento e grandeza, rei e libertador.


 

basket 3O Colégio do Alto participou, no passado dia 20 de março, na fase local sotavento do projeto basquetebol 3X3, tendo conseguido apurar-se para a Final Regional no escalão de Iniciados Masculinos em 2° lugar.

 

 

 


 

O Colégio de Nossa Senhora do Alto congratula-se pela eleição das alunas Inês Santos e Matilde Pia para representarem o Colégio e o Algarve na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

As nossas alunas irão integrar o grupo de seis alunos que representarão o círculo eleitoral do Algarve na Assembleia da República nos próximos dias 06 e 07 de Maio.

Está também de Parabéns a nossa Presidente da Mesa, Inês Vicente pelas capacidades que demonstrou na excelente direção dos trabalhos e espírito de liderança e decisão.

No próximo dia 01 de Abril a aluna irá participar na Eleição para a Mesa da Sessão Plenária. Desejamos-lhe muito boa sorte!

Muitos Parabéns a todos os alunos que participaram neste projeto!


 

Realiza-se na próxima segunda-feira, 18 de Março, a Sessão Regional do Projeto Parlamento dos Jovens no Convento do Espírito Santo em Loulé.

 

Desejamos uma ótima sessão aos deputados eleitos e à Presidente da Mesa. Estão desde já todos de Parabéns!

Os deputados que irão para representar o Colégio na Sessão Regional são:

Inês Santos - 8º ano - Deputado efetivo;

Matilde Pia – 8º ano - Deputado efetivo;

Simão Antunes – 8º ano - Deputado efetivo;

Inês Dowling – 9º ano - Deputado suplente.

Inês Vicente – 8º ano – Presidente da Mesa da Sessão Regional e candidata à mesa da Sessão Nacional.


 

 
 Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

 

Padre Nuno Tovar de Lemos aconselhou educadores a ajudarem as crianças a perceber que não são o “centro do universo”

Ler mais...


 

...


 

Logo 21 09 2015O Colégio de Nossa Senhora do Alto assume, mais uma vez, a liderança do ranking do ensino básico (9º ano) no Algarve e, afirma-se também como uma instituição de referência a nível nacional pela consistência dos resultados, em avaliação externa, dos últimos anos letivos, figurando este ano no 8º lugar com uma média de 4,30. Na prova de Português obteve um 5º lugar no ranking nacional com uma média de 4,50 e na prova de Matemática, o colégio ficou em 14º lugar com uma média de 4,10.

 

“Fazer mais, ser melhor” é o desígnio desta escola católica (a única do sul do país), que pela suas especificidades, procura desenvolver um trabalho de formação integral dos seus alunos em estreita relação com as famílias.

 

A cultura de exigência e rigor, a continuidade pedagógica dos grupos/turma, a disponibilidade, empenho e dedicação do corpo docente, dos funcionários, o envolvimento e expetativas dos Encarregados de Educação são predicados que, seguramente, tem contribuído para obtenção destes resultados.

 Notícias  

A Diocese do Algarve promove no próximo dia 9 deste mês um “dia de oração, formação e convívio” para avós.

A iniciativa irá realizar-se, das 9h30 às 17h30, na casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, no âmbito da programação anual proposta pela comunidade algarvia dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas) para aquele espaço.

O encontro, sob o tema “A Missão dos Avós”, será promovida em colaboração com o Setor da Pastoral Familiar da Diocese do Algarve e terá orientação do padre Nuno Tovar de Lemos, sacerdote jesuíta.

Os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição através do telefone 963404029 (no horário de expediente) ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


 

carnaval


 

cartaz padel


 

O meu quartoNo hall do Colégio, junto à Secretaria, encontra-se disponível a exposição maqueta do "meu quarto" - trabalhos realizados pela turma do 6° ano no âmbito da disciplina de educação tecnológica, com a aplicação do conteúdo representação de elementos físicos no espaço (tridimensionalidade), recorrendo à metodologia do projeto (preparação/organização, resolução e avaliação).


 

CONSULTAR 


 


 

alice cardoso


 

PPT Dom Bosco

«Prometi que toda a minha vida seria para os meus queridos jovens» foi o grande projeto de vida que D. Bosco acolheu e viveu. Desde a sua infância e juventude o coração de D. Bosco pulsava com o coração de Deus em favor dos jovens.

Hoje esse projeto é nosso e o coração continua a bater em sintonia com Deus para que toda a juventude tenha o seu lugar no mundo e caminhe na santidade.

Em clima de alegria e festa, o grupo do Movimento Juvenil Salesiano, no dia 31 de janeiro, pelas 9h30, no ginásio do Colégio, através do teatro, da dança e do canto deu um Bom dia para a comunidade educativa.

Recordar D. Bosco, falar de D. Bosco é viver D. Bosco no hoje, é sentir D. Bosco em cada um de nós e saber que ele nos deixou nas mãos uma herança muito valiosa: construir uma sociedade com base nos valores evangélicos rumo à santidade.

Obrigada a quantos viveram connosco este dia. Viva D. Bosco.» 


 

IMG 0376No dia 29 de janeiro de 2019, realizou-se no nosso Colégio, uma palestra com a Vice Reitora da Universidade do Algarve, Prof. Doutora Alexandra Teodósio, sobre o Oceano e as Alterações climáticas.

Esta palestra enquadra-se nos Projetos: Voluntariado Ambiental para a Água, Eco-Escolas e  Parlamento do Jovens.

 

 

ALBATROSS - 

 


 

Realizou-se na passada sexta-feira, 25 de Janeiro, a Sessão Escolar do Projeto Parlamento dos Jovens no Colégio. Foi uma sessão muito dinâmica e que revelou o espírito cívico dos nossos deputados. Estão todos de Parabéns!

Os 28 deputados presentes elegeram para representar o Colégio na Sessão Regional:

Inês Santos - 8º ano - Deputado efetivo;

Matilde Pia – 8º ano - Deputado efetivo;

Simão Antunes – 8º ano - Deputado efetivo;

Inês Dowling – 8º ano - Deputado suplente.

Parabéns aos eleitos!

A Sessão Regional realizar-se-á no próximo dia 18 de março.


 

No mês de novembro de 2018, as turmas do 5º e 6º anos participaram no desafio nacional Literacia 3Di, organizado pela Porto Editora. O 5ºano avaliou as suas competências na dimensão da Matemática e o 6ºano na dimensão das Ciências Naturais. Para a fase distrital deste desafio foram apuradas, as alunas Leonor Soares Cabrita do 5ºano e Leonor Oliveira Barata do 6ºano. Parabéns!


 

noticia encontros mjs estoril 2019 04O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) realizou no passado dia 19 de janeiro os seus encontros habituais de zonas. Desta feita, apenas destinados aos pré-adolescentes e adolescentes, visto os jovens terem uma outra proposta em sintonia com as Jornadas Mundiais da Juventude.

Divididos, assim, em duas zonas, norte e sul, os Encontros MJS realizaram-se nas Salesianas de Arcozelo e nos Salesianos do Estoril respetivamente. 

O Centro MJS de Faro - Colégio Nossa Senhora do Alto - marcou presença com 27 participantes. Animadoras, professores e irmãs. Uma presença significativa!

Um dos cinco pilares da religião islâmica é a prática da Caridade. Os que podem dão 2,5% da renda anual em favor de obras assistenciais ou culturais. [Os outros quatro pilares são a fé, a oração cinco vezes ao dia, o jejum do Ramadão e a peregrinação a Meca].

No Cairo, em pleno mês do Ramadão, perguntei ao nosso guia que pessoas costumavam ser os alvos dessa caridade. A resposta foi imediata: os familiares. Quer dizer: a caridade é para a família! E eu logo pensei na enorme diferença entre o islamismo e o cristianismo quanto ao conceito de caridade, tal como entre o judaísmo e o cristianismo. Sobre este, temos o diálogo entre um escriba e Jesus, narrado por Lucas (Lc 10, 20-35), sobre «quem é o meu próximo?» ou «quem deve ser o alvo da minha caridade»? Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. [...] Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas [...]” - e o resto já nós sabemos, porque conhecemos a parábola por inteiro. A pergunta-chave do debate (quem é o meu próximo?) segue-se o raciocínio sobre a resposta: será o que está geograficamente ao pé de mim? Será o amigo e o familiar? — A questão é decisiva, porque Jesus inverte o conceito de «proximidade» que, então, se tinha.

PJ DEPUTADO


 

noticia encontro mjs 2019 01


 

 

postal natal 2018


 

presepio 18O Advento é um tempo forte da Liturgia que prepara para a celebração do encontro de Deus com a Humanidade no nascimento do Filho de Deus. Para nos preparar para esse grande Encontro, o Advento é um caminho de encontros.

Podemos estabelecer muitas ligações e receber muitas mensagens que nos colocam em sintonia com quem nos quer encontrar e com quem queremos encontrar.

Com esta iniciativa queremos proporcionar o encontro com Jesus, Deus- Connosco, e com os que se encontram ao meu lado.

altar imaculada

No dia 7 de dezembro, véspera da Festa da Imaculada Conceição, a comunidade educativa celebrou a eucaristia desta grande solenidade.

Neste tempo forte da liturgia, Advento, a Igreja convida-nos a olhar para Maria. Ela, mulher que soube dizer o seu «SIM» a Deus e abraçou o Seu projeto de Amor: acolher, cuidar, amar e seguir Jesus até à doação total da vida.

Maria convida-nos a ter coragem em dizer «Sim» a Jesus, de O receber na nossa vida e de O seguir sem medo, na certeza de que Ele está sempre connosco.

Segue-me! Estou contigo! Possa a nossa resposta ser como a de Maria: «Eis-me aqui! Faça-se em mim segundo a Tua palavra».

E de coração agradecido, porque Maria é Mãe da humanidade, rezamos também neste dia, pela nossa pátria, para que no coração de cada português e portuguesa nunca morra a certeza de que Maria, Imaculada Conceição, é a nossa Rainha.  


 

vigilia advento

Dia 07 de dezembro, 19h.

A capela do palácio acolheu os alunos do MJS que aceitaram o convite bem como as suas famílias. E o convite era para rezarmos o terço, criando uma coreografia que nos ajudava a peregrinar interiormente até Maria.

 Foi não só um tempo de oração juntos mas um tempo de família. Concluímos o momento reunidos em volta do bolo e do chá.


 

Cartaz Natal



 

cartaz inclusao


 

ALDI


 

help taissa


 

cv portuguesaDia 16, foi a saída dos mais velhos - Clube Bosco – igualmente bafejados pelo sol e com o objetivo de conhecer a delegação da Cruz Vermelha em Faro. Após uma receção simpática por parte da Drª Dina, ela mesma deu-nos a conhecer a missão desta ONG na cidade com o seu cunho humanitário e social. O momento mais surpreendente foi quando fomos convidados a entrar numa aula de informática da academia sénior, orientada por estudantes da universidade do algarve que tinham introduzido o debate: “O uso da internet favorece ou dificulta as relações interpessoais?”. Já acomodados, os alunos entraram no debate dum modo ativo, crítico e respeitador que gerou um clima de grande diálogo e simpatia.


 

 Mensagem   Hino (Áudio - Letra) Oração

 

 

 II DIA MUNDIAL DOS POBRES  

 

“Deves ser a mudança que queres ver no mundo” (Gandhi)

Iniciou-se mais um ano letivo nosso Colégio e para concretizar o objetivo de criar uma mentalidade de disponibilidade e de atenção ao outro, os alunos do Clube de Voluntariado colaboram uma vez por semana no lar de idosos das Irmãs Missionárias da Caridade de Teresa de Calcutá, no seguinte horário, 3ºfeira das 16h30min às 17h15min.

caritasDia 09 de novembro, tarde amena para sair do Colégio...

E lá foram os ADS, alameda abaixo, até ao encontro previamente marcado na Cáritas Diocesana do Algarve onde fomos muito bem recebidos pelo Dr. Carlos Oliveira, presidente, e pela Drª Ana Pinheiro.

Tal como o Papa Francisco nos diz “a missão é também do lado de cá”. Quisemos ver, então, como se concretiza esta missão, aqui, na nossa cidade. Os ADS foram espetaculares na escuta e na sensibilidade às situações das inúmeras fragilidades que batem à porta da Cáritas e ao atendimento que a Igreja presta através deste organismo.

Como é belo rosto de Igreja que serve discretamente os necessitados.


 

cartaz encerramento


 

A fisioterapeuta Sílvia Conde, na passada sexta-feira, dia 26 de outubro, entre as 11h00 e as 12h00, esteve na sala de aula da turma do 4.º ano, para realizar a primeira sessão do projeto “Costas para o futuro”.

Tal como fez, em anos anteriores, com outras turmas do 4.º ano, apresentou um PowerPoint e trouxe alguns objetos (um exemplar de uma coluna vertebral, um tubo de pvc e um balão) com o objetivo de desenvolver e sensibilizar para este projeto, que visa promover a saúde do corpo.

Abriu na antiga capela do Paço Episcopal a exposição da “Imprensa de Gutenberg e do Pentateuco de Faro”

In Folha de Domingo


 

 

A palavra de Deus é «mel que oferece a doçura confortante do Senhor» mas também «espada que insere um saudável desassossego no coração», disse o Papa ao receber num local adjacente à sala Paulo VI, na manhã de 31 de outubro antes da audiência geral, o conselho de administração da American Bible Society.

 

Ler mais...


 

...

ser missionario


 

Missoes Oracao


 

estrelas sagitarioNo dia 17 de outubro (quarta-feira) pelas 20h e 30min o Colégio irá promover uma atividade, integrada no Plano Anual de Atividades, que tem como objetivo sensibilizar a nossa Comunidade Educativa, pais e alunos, para as questões da Astronomia.

Pedimos a vossa colaboração no sentido de participarem na mesma, fazendo a inscrição, através do formulário: https://goo.gl/forms/yQrc6HZSPY8voSbK2

Esta atividade inclui uma:

- sessão no planetário Digital Móvel montado no ginásio;

- observação noturna do nosso Universo com telescópio no espaço exterior do Colégio.


 

culatra 2018A saída de campo à Culatra, no dia 9 de outubro, terça-feira, com a turma do 8ºano, integrou-se na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) que decorreu entre o dia 26 de setembro e 3 de outubro. As ações de voluntariado ambiental para a água que os alunos realizaram na Culatra foram as seguintes:

- Monitorização de macroinvertebrados marinhos

- Monitorização das Ervas Marinhas e Sequestro de Carbono

- Limpeza e monitorização do lixo marinho – OSPAR

- Ação sensibilização: Zooplâncton e os Microplásticos

- Ação de remoção de invasoras

Todas estas ações têm uma relação direta com os conteúdos programáticos na área disciplinar das ciências o que irá permitir e facilitar a consolidação de conhecimentos já adquiridos e, sobretudo, facilitar o processo ensino/aprendizagem dos novos conteúdos.


 

kikoSê solidário. Leva-me contigo  e ajuda na luta contra o cancro pediátrico. Custo apenas 5 euros.

O Colégio de Nossa Senhora do Alto e o Lions Clube de Faro uniram-se nesta campanha humanitária que permitirá apoiar crianças e jovens com cancro.

O Kiko poderá der adquirido na Secretaria do Colégio a partir do dia 12 de outubro. 

 


 

28Há sempre um começo e um recomeço uma vez que as férias precisam do seu espaço.

E devolvem-nos energias. Uns saem e outros entram. Acalentam-se outros sonhos e projetos.

E, assim, foi também connosco. Dia 28 de setembro, tivemos a tarde de abertura das atividades do Movimento Juvenil Salesiano, preparada pelas animadoras e irmãs.

O ACOLHIMENTO aos quinze ADS e aos 18 Clube Bosco foi feito no ginásio com palavras de saudação da Ir. Anabela; seguiu-se a apresentação dos novos elementos que tiveram de fazer a prova gestual e coral do Hino MJS. As animadoras Maga e Alice Paloma apresentaram com entusiasmo o vídeo que fizeram com a história do centro e as atividades desenvolvidas. Muito interessante!

Passámos aos campos. A animadora Joana apresentou os JOGOS preparados, apoiada pela Graça Monteiro e outras animadoras. Prontos para a ação. Muita animação!

Já na mata, procurando sombras, seguiu-se a ORAÇÃO que a Alice Melo (mesmo nas suas primeiras lides universitárias) nos enviou, preparada de modo muito adequado ao começo do ano. Houve silêncio. Momento de interiorização!

E, claro, já havia apetite de sobra para o LANCHE partilhado e apetitoso, mesmo ali em cimas das mesas, sob a copa das árvores. Mesmo muito apetite!

Que Maria Auxiliadora nos acompanhe no caminho a percorrer.


 

aguaPara comemorar o dia Mundial da Água e da Música, que se celebra no dia 1 de outubro, está presente no Hall do Colégio uma exposição dos trabalhos efetuados pelos alunos. 

 

 

 

 

 


 

IMG 3233Hoje, dia 18 de setembro, no nosso Colégio realizou-se a Reposição do Santíssimo na capela da escola. Às 10h00, toda a comunidade educativa encontrava-se no hall de entrada para acolher Jesus Sacramentado no espaço destinado a Ele. O Padre César, acompanhado por três alunos pertencentes ao Movimento Juvenil Salesiano, trouxe Jesus desde a capela do Palácio para o meio da comunidade e ali agradeceu, rezou e abençoou a mesma. Jesus fica connosco, espera por cada um para um encontro especial e pessoal. Deixar Deus entrar, rezar-lhe no silêncio, ajuda a crescer e a formar um coração bom.

Jesus, Tu que quiseste estar connosco, no meio de nós, abençoa a nossa vida, as nossas famílias, o nosso trabalho. Obrigado, Jesus, porque estás comigo. 

 


 

A atribuição do Galardão Eco-Escolas 2017/2018 deveu-se ao reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia do Colégio e da comunidade onde esta se insere e também à existência e ao cumprimento no Colégio de um Programa de Educação Ambiental, nas seguintes áreas:

- Água

- Resíduos

- Energia

- Espaços Exteriores/Mata do Colégio

- Biodiversidade/Ria Formosa/Mata do Colégio

- Ruído

Assim sendo, gostaríamos de continuar a

- Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação

- do Ambiente no Colégio e na cidade de Faro.

Cada um de nós pode fazer a diferença!

E todos juntos faremos, seguramente, um ambiente melhor!

Obrigado pela colaboração!


dia 21


 

  estudo

1º Ciclo

 ABRIR

 

2º e 3º Ciclos

ABRIR

  até 29 de setembro

 

 

 

 

pastoral 18 19


 

- Em casa, no campo, na praia ou em viagem, procure refazer energias físicas e anímicas, esquecendo ocupações e preocupações rotineiras do dia a dia.

- Reencontre-se consigo mesmo em ambiente de tranquilidade exterior e interrogue-se seriamente sobre o sentido da vida, questionando-se nomeadamente sobre questões existenciais como estas: Quem sou? Donde venho? Para onde vou? Que lugar ocupa na minha vida Deus, a família, os outros, nomeadamente aqueles com que me cruzo todos os dias e que são o meu próximo?

 

pos letivas


 

cartaz encerramento

politicaA expressão “politicamente correto” surgiu na década de 70 do século XX, nos anos do surgimento de grupos pacifistas e anarcas (mas contestatários de qualquer autoridade, como os hippies e várias ONGs radicalmente ligadas aos ecologistas, ao comunismo e à extrema esquerda) e consiste em utilizar uma linguagem neutra em termos de discriminação, oposta ao imaginário racista ou sexista.

Passou a ser a cartilha mental orientadora da atual sociedade - sociedade vazia de valores de relação. Opõe-se a qualquer Moral, sobretudo à Moral cristã. E linguagem melada, unida à politiquice rasteira, a que muitos Meios de Comunicação Social dão voz, especificamente quando, numa de parecer bem, os jornalistas tomam partido contra opiniões ou ideologias que se não enquadram nos seus esquemas. Curioso que estes jornalistas consideram-se muito democráticos... mas não admitem opiniões diferentes das suas.

 

teatro


 

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) foi comemorado nosso Colégio com a presença do Planeta Limpo do Filipe Pinto, cujo projeto tem como objetivo de alertar os nossos alunos da importância de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

dia ambiente

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (Mahatma Gandhi)


 

Vamos salvar os


 

help taissa


 

Filipe Pinto


 

Por vezes dá a sensação que certos assuntos são noticiados para agradarem a determinado leque de interessados ou que outras vezes surgem questões para encaixarem nas temáticas de maior sensibilidade a quem as deseja tratar. Isto é, umas vezes toca-se a música tendo em conta quem a vai interpretar, enquanto noutras circunstâncias são os dançarinos que se adaptam ao reportório apresentado.

Vem isto a propósito do tema da eutanásia – como já aconteceu noutros assuntos de costumes e de valores – quem introduziu a questão na discussão pública atendeu mais ao seu ritmo e calendário do que ao que era mais importante tratar na vida pública e política… Se isto era razoável quando o tema surgiu pela primeira vez pela mão das forças trotskistas, é no ainda mais agora que veem fugir o espaço de reivindicação em matéria de assuntos sociais, laborais e anticapitalistas…

noite observacao


 

Terço da Comunidade Educativa


 

mensagem Maria

Semana Vida
 Cartaz  Folheto  Pagela

 

 

anigif ferreaA saída de Campo à Fonte Férrea com os alunos do 3º ano e sala dos 4 e 5 anos do pré-escolar no dia 26 de abril, faz parte do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” que tem como objetivo principal promover a educação para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas de água doce.

anigif PTC


 

No dia 4 de maio, os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo cantaram e encantaram as suas famílias, de modo especial as mães, com um Bom Dia diferente: apresentaram uma mini ópera infantil.

dia da mae

Nesta pequena peça a Coragem vence o Pessimismo numa viagem bem atribulada e onde a tempestade e a ondulação leva à exaustão. Mas a persistência, a coragem, a luta levam a superar as barreiras e a não desanimar.

 

anigif mazzarello


 

 «Não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida, nem alegria. Muito pelo contrário, porque chegarás a ser o que o Pai pensou quando te criou e serás fiel ao teu próprio ser. Depender d’Ele liberta-nos das escravidões e leva-nos a reconhecer a nossa dignidade.»

exortacao apostolica

 Papa Francisco, Exortação Apostólica "Alegrai-vos e exultai", n. 32


 

Dia 27 de abril, uma tarde diferente para os grupos MJS: um peddy paper na cidade, com paragem no Jardim da Alameda, na Pontinha e no Largo de S. Francisco. E, em cada um destes espaços da cidade, realizaram-se os jogos preparados correspondendo respetivamente aqueles locais “Mexe-te”, “Desafia-te” e “Pensa-te”.

“Mexe-te” correspondeu ao Twister dos Valores que testou o grau da flexibilidade dos jogadores. “Desafia-te” criou interação entre os participantes e algumas lojas selecionadas da zona da Pontinha para testar a imaginação do grupo. “Pensa-te” foi uma atividade que exigiu alguma reflexão para cada um perceber como é visto pelos colegas do grupo.

mapa

Foi uma tarde preparada e vivida como Dom Bosco gostaria que fosse. Concluímos no jardim da Alameda agradecendo a Deus com a oração do Pai Nosso.


 

minerais


 

arcoTudo começou com uma simples atividade de campo de férias. A Inês até nem se sentiu muito atraída de início. Porém, quando da abertura das inscrições para mais uma modalidade desportiva extra-escolar no princípio do ano letivo, decidiu inscrever-se.

Eram duas raparigas, as duas únicas inscrições para o tiro com arco. Uma haveria de abandonar por motivos de ordem pessoal, ficou só a Inês. Só, mas decidida a levar por diante a escolha que fizera. Como nada se consegue sem trabalho árduo, a nossa Inês mergulhou, de alma e coração, no mundo do tiro.

Grande descoberta! Isso toda a gente sabe! Claro que há vida antes da morte! Pois... mas é preciso saberde que vida falamos, porque há muitas formas relacionais de vida que o são nas suas características de dignidade, respeito e promoção e eestão, em grau e qualidade, a muitas léguas de distância da vida biológica. Desculpem a dureza da afirmação, mas, em vez de viver, há quem vegete - e não só por causa das doenças, é também por falhas de quem tem obrigações!

cartaz vocacoes 2018


 

 

 exortação

ABRIR


 

16 de abril

 

Pré-escolar

 

1º Ciclo

 


 

 

Coracao


 

 “…edificar a sua casa sobre a rocha…” (cf. Mt 7,24)

«Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos» (Mt 24,12)

   
 LER  LER

 

O aluno Simão Antunes, do 7.º ano, conquistou a PRATA nas XXXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Categoria Júnior, que se disputaram em Mirandela entre 22 e 25 de março.

simao

 

PARABÉNS SIMÃO!


 

Os alunos Diogo do Ó, Rui Chaves e João Bento, do 8.º ano, conquistaram o 3.º lugar na modalidade de Basquetebol 3x3 das escolas do Sotavento, que decorreu no passado dia 20 de março na escola Afonso III em Faro.

BASQUETEBOL 3X3

PARABÉNS!


 

‘Há uma sociedade do medo. São 'pais helicóptero', sempre a supervisionar a criança para que não coma terra, não tropece, não caia. O filho está sempre protegido, sobre mimado e há um momento em que se sente o rei e se equivoca. Ele é tão importante como os outros, mas não mais importante’.

Estas ideias são dum psicólogo espanhol, apresentadas num livro editado no nosso país, com um título sugestivo sobre a matéria: ‘O pequeno ditador cresceu’.

Na sua visão sobre os mais pequenos, esse psicólogo-terapeuta considera que, nos nossos países ocidentais/europeus, os pais querem ganhar o carinho dos filhos, mas deixam-se chantagear por eles.

É bom que as pessoas saibam as dificuldades em garantir a segurança antes, durante e depois dum espetáculo de futebol.

Estas declarações foram proferidas em avaliação aos conflitos/confrontos, recentemente verificados, entre adeptos de dois emblemas rivais…tendo em conta a localização de proximidade territorial e as velhas histórias de antagonismo nos mais diferentes campos de atividade humana…onde o ‘desporto’ não passa de mais um dos palcos de controvérsia.

oracaoRezar… Falar com Deus e falar a Deus dos problemas da humanidade.

Pedir-lhe a paz, sobretudo pedir o fim da guerra na Síria e o fim de tanto sofrimento inocente.

Jesus disse: “Pedi e achareis, batei e abrir-se-vos –á …”

Foi isto que os alunos do MJS do Colégio do Alto quiseram fazer na tarde do dia 09, reunidos na Capela do Colégio. Rezaram os mistérios dolorosos do rosário unindo ao sofrimento de Jesus o sofrimento do povo sírio, pedindo por intercessão de Maria.


 

confusaoA confusão é muita. As razões podem ser diversas. As propostas não são tão audazes quanto seria desejável. O povo dá-se por contente porque tem dinheiro para gastar agora e pouco aferrolha em vista do futuro. Quem dirige vende mais ilusões do que certezas.

Quem ousar a utilização de palavras como ‘sacrifício’, ‘contenção’, ‘sobriedade’, ‘vigilância’… correrá o risco de ser apelidado de todos os nomes que nem os muçulmanos chamariam ao toucinho…

Ora, ao vermos um certo empolamento do nosso sucesso ‘coletivo’, fica-nos a sensação de que alguém mente ou, então, encobre, subtilmente, algo que surgirá a médio prazo… com consequências já vistas.

Cartaz 1718

O aluno Simão Antunes, do 7ºano, foi apurado para a Final Nacional das XXXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Categoria Júnior, a decorrer entre os dias 22 e 25 de março no Agrupamento de Escolas de Mirandela.

PARABÉNS SIMÃO e votos de sucesso!


 

Parlamento JovensNo passado dia 21 de fevereiro a aluna Carolina Rocha foi à sessão de eleição para a Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens.

A aluna estava um pouco nervosa mas não o deu a entender, mostrou-se bastante confiante perante um conjunto de colegas quase todos mais velhos (9.º ano)! E acima de tudo mostrou-se muito satisfeita com a sua prestação e com vontade de para o ano que vem ganhar a eleição, cheia de estratégias de atuação.


 

Os alunos do Clube de Voluntariado do Colégio de Nossa Senhora do Alto (Alice Mendonça, Ângelo Fonseca, António Bernardo, Inês Vicente, Inês Neves, Inês Santos, João Pedro Machado, Maria Oliveira, Maria Marques e Marta Nunes) acompanhados pela professora Carmen Rodrigues participaram no primeiro acantonamento de Voluntariado Ambiental para a Água, nos dias quinze e dezasseis de fevereiro em Tavira, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, com os seguintes objetivos: Aprender: A Casa Comum; Fazer: Voluntariado Ambiental; Divertir: Usufruir da Natureza e do Património Cultural.

acantonamento


 

ORACAO Dia mundial de oracao e jejumA pedido do Papa Francisco assinala-se amanhã, em todo o mundo, um dia particular de atenção e de reflexão sobre a realidade dos países que vivem em guerra, em particular, as vítimas dos países do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo.

“Perante o trágico arrastamento de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis para uma jornada especial de oração e jejum pela paz, a 23 de fevereiro, sexta-feira da primeira semana da Quaresma”, anunciou Francisco. “Como noutras ocasiões similares, convido os irmãos e irmãs não-católicos e não-cristãos a associarem-se a esta iniciativa, das formas que julgarem mais oportunas, mas todos juntos”, acrescentou.

 


 

A expulsão das ordens das Ordens religiosas de Portugal (não gosto de lhe chamar extinção, porque dá a entender que naturalmente as Ordens se foram “apagando” o que não é verdade), continua a ser um tema tabu nas relações entre o Estado português e a Igreja Católica. É uma ferida que “sangra” assim que falamos deste assunto. Os católicos portugueses estão permanentemente a entrar em imóveis subtraídos à sua Igreja neste contexto histórico, quando em determinadas vilas e cidades entram numa Câmara Municipal, ou num hospital, ou imóvel do Exército, ou Museu, ou até mesmo numa unidade hoteleira.

imissio«Uma só coisa é necessária: a solidão. A grande solidão interior. Ir para dentro de si e não encontrar ninguém durante horas: a isto é preciso chegar.

Estar só como está só a criança. Se nos aproximamos de uma criança absorta num jogo ou na exploração de um objeto, tem-se repentinamente da sua parte uma reação brusca: ele gosta de estar só consigo próprio, com as suas fantasias, os seus arabescos gestuais e mentais.

Não tem toque de campainha, os testes não são marcados, não há quadro de honra e há maior carga horária. O b,i. foi conhecer o colégio que foge ao modelo mais comum e cujos alunos tiveram os melhores resultados nos exames do secundário no país.

À hora a que visitamos o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, perto das 15h, reina uma calma algo inesperada para uma instituição com 1580 alunos, entre pré-escolar, básico, 2.º e 3.º ciclos e secundário. Quase parece que o visitamos quando Sophia de Mello Breyner Andresen o frequentava, nos seus tempos de juventude, época em que o Colégio era certamente menos concorrido e a agitação própria da idade mais contida. Mas não: os horários, consoante os anos, são desencontrados, e talvez por aí se justifique a tranquilidade que por aqui se vive. Quanto à visita do b,i. , não é infundada: pela quinta vez consecutiva, os alunos do secundário – frequentado por cerca de 420 estudantes – alcançaram os melhores resultados nos exames nacionais.

Convém estar atento para não acontecer que, depois, seja tarde.

Anda no ar um assunto “politicamente correto”, envolvido em barbaridades de manipulação mental com que alguma comunicação social se esforça em formatar a nossa cabeça e o nosso coração. É a discussão política sobre a eutanásia. Disse discussão política, não disse científica, técnica, médica, ética, religiosa ou cultural. Por muito que nos queiram convencer do contrário, é simplesmente a agenda político-partidária que está em causa, que isso de criar legislação para se poder matar legalmente, seja ou não a pedido do futuro defunto, é só areia lançada para os olhos de quem se vê espantado com tamanha desfaçatez, em nome de mais liberdade individual a que querem chamar “direito” a dispor da vida… Não seria mais proveitoso discutir-se como fazer que a vida seja vivida mais dignamente, apesar da gravidade da doença, do que querer decidir sobre “matar”?

Os alunos do Colégio do Alto estão uma vez mais de parabéns pelos seus feitos desportivos, desta feita, participaram no passado dia 2 de fevereiro no Corta-mato Regional que decorreu na muito conhecida pista das Açoteias em Albufeira. A delegação de alunos que representou o Colégio conquistou um brilhante terceiro lugar no escalão de infantis B masculinos, pelo aluno João Machado e sagrou-se vice-campeão do Algarve por equipas no escalão de infantis A masculinos!

corta mato

A todos, os medalhados e aos que deram tudo por tudo para dignificar o nome desta casa, o nosso aplauso e agradecimento.


 


 


 

aventuraOs alunos inscritos no Movimento Juvenil Salesiano, em Faro, durante o primeiro período, foram refletindo e recreando o tema alusivo à primeira expedição missionária das seis irmãs salesianas que em 1877 partiram do porto de Génova para as missões do Uruguai. Há 140 ans! E pouco a pouco … nasceu o sonho e o projeto de realizar um teatro/coreografia para mostrar aos pais aquilo que se faz no grupo, à sexta-feira, tanto os mais novos (ADS) como os mais velhos (Clube Bosco).

Mãos à obra, com as animadoras, pré animadores e irmãs! Os alunos dispuseram do seu tempo nas tardes de sexta-feira de janeiro para os ensaios. As surpresas iam surgindo, tais como as roupas a vestir: hábitos, batinas, saias para as danças… assim como as dificuldades da falta de tempo.

Um encontro que sempre acontece no mês de janeiro, mês dedicado a S. João Bosco. Os centros salesianos, particularmente os grupos que se inserem no Movimento Juvenil Salesiano, organizam-se em dois polos geográficos diferentes: zona norte e zona sul. Este ano, na zona sul, o encontro decorreu em Vendas Novas, nas duas casas salesianas, dia 20.

Foi aqui que o grupo do Colégio do Alto de Faro, participou com sete pré-adolescentes, dez adolescentes, um jovem e três animadoras, acompanhadas pela professora Tânia Videira, Ir. Margarida e Ir. Anabela.

O tema do encontro para os três setores - pré adolescentes, adolescentes e jovens – foi “OS TALENTOS”. Com diferentes dinâmicas e estratégias, os participantes foram desenvolvendo o tema, sob a orientação dos animadores.

O encontro terminou com a eucaristia na igreja S. Domingos Sávio, presidida pelo provincial dos salesianos, P. Aníbal Mendonça, após um dia cheio de novos amigos, reflexão, convívio e oração.

D. Bosco continua presente no coração e no meio dos jovens de hoje apelando sempre ao melhor de cada um.


 

 

 

 

 

Consultar

 

 

 

 

 


janeiroEstamos no ano 1887. No dia 15 de abril, Dom Bosco celebra emocionado a Eucaristia na Basílica do Sagrado Coração de Jesus de Roma, consagrada no dia anterior.

Ao recordar a sua vida, exclama “Foi Ela quem tudo fez!”. Maria, Mãe de Jesus, a Auxiliadora dos Cristãos, foi quem começou e orientou a obra educativa e social de Dom Bosco.

Dom Bosco é um “gigante do Espírito” que deixou como herança um património espiritual rico e bem definido. Dom Bosco fundou centros juvenis, escolas, dedicou-se à boa imprensa e às missões, construiu igrejas e um método educativo inovador. “Basta que sejais jovens para que eu vos ame”, costumava dizer. Fundou os Salesianos, seus continuadores, nome inspirado em S. Francisco de Sales, homem de grande bondade. Quando morreu, em 1888, a sua presença começou a espalhar-se pelo mundo. Fundou as Filhas de Maria Auxiliadora, ramo feminino que se dedicava a meninas necessitadas, e os Salesianos Cooperadores, leigos colaboradores da obra. Hoje a Família Salesiana está em todo o mundo, e é uma enorme família: mais 400 mil pessoas ao serviço dos jovens!

A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Dom Bosco a 31 de janeiro.

Descobre mais sobre Dom Bosco aqui.


 

mensagem


 

apicultorNo passado dia 24 de janeiro, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, a turma do 8º ano participou num workshop sobre abelhas- ”A importância das abelhas para o planeta.” Esteve connosco o apicultor, e também engenheiro do ambiente, Alexandre Pereira e foram 90 minutos de muitas descobertas.

Desde a maravilhosa organização das abelhas nas colmeias, passando pelos riscos a que estão sujeitas até à sua importância para o homem e para o planeta, as questões não faltaram!

Os alunos tiveram oportunidade de ver as colmeias, os instrumentos usados pelos apicultores e de conhecer os produtos produzidos por estes seres vivos. Houve também oportunidade para reconhecer os fatores de risco para estas espécies e de identificar a sua importância para a biodiversidade do planeta.

No final da atividade todos os alunos levaram um frasquinho de mel que, certamente, os vai tornar mais doces e mais atentos para proteger esta espécie magnífica.


 

140 anos

seromenho 2018


 

Não gosto deste título. Incomoda-me. Pode ser de material precioso, mas um pote com os restos mortais de alguém que tanto nos amou e a quem tanto queremos é demasiado cruel à vista. Lá dentro estão somente alguns ossos que, depois da cremação do corpo, foram triturados, moídos e feitos pó. O corpo está, agora, transformado em menos de dois quilogramas de cinzas. Há familiares que, ao ver-se com aquela urna nas mãos, não sabem muito bem o que fazer. Como «cada cabeça sua sentença», a imaginação tem sido fértil. Tem havido de tudo. Uns guardam as cinzas em casa, outros colocam- -nas no jardim debaixo ou junto das raízes de uma árvore, outros deitam-nas à água - no mar, no rio ou na albufeira de uma barragem — outros dividem-nas pela família como se fosse uma herança.

 


 

prisao

Na terça-feira, dia 9 de janeiro, o Diretor do estabelecimento prisional de Faro, o subdiretor e uma irmã, estiveram no nosso Colégio para falar aos alunos 3.ºCiclo sobre a importância de um projeto pastoral num estabelecimento prisional. A conversa divergiu para outros assuntos, como a higiene, a saúde, a educação, a população e o dia-a-dia desta realidade.

Foram 45 minutos muito bem aproveitados, uma verdadeira aula de Educação para a Cidadania.


 

Para assinalar a continuidade do Programa Eco-Escolas, o Diretor Pedagógico do Colégio apelou a todos os alunos, reunidos junto à Bandeira do Eco-Escolas, para a importância da água como sendo um bem escasso e precioso para todos.

eco2018

Assim sendo, todos devemos contribuir para a poupança da água.

Para consciencializar toda a Comunidade Educativa:

- um aluno de cada ano leu um dos 10 artigos que constituem a Declaração Universal dos Direitos da água redigidos pela ONU.

- as turmas do 2º e 3º ciclos assistiram a uma palestra proferida pela Engª Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente, intitulada “Oceanos”.


 

PJ DEPUTADA


 

titoO seu objetivo é incentivar a produção literária de Poesia, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua Portuguesa e também para homenagear o poeta e escritor Tito Olívio, que vive na cidade de Faro há mais de 50 anos, sendo o mais antigo Rotário do Algarve.

O prémio vai possuir duas variantes: a modalidade de Adulto, à qual poderão concorrer maiores de 18 anos, devendo as obras ser individuais e escritas em língua portuguesa;  e a modalidade Jovem, para a qual poderão concorrer menores de 18 anos, com poemas escritos em língua portuguesa. 

O prémio da obra vencedora, em cada modalidade,  é constituído pela publicação da respetiva obra, publicação essa a cargo da Editora “ Sul-Sol-Sal” e da responsabilidade do Club Rotário de Faro. Todas as eventuais questões e dúvidas podem ser remetidas para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Link I: https://premiodepoesiatito.wixsite.com/titoolivio 

Link II: https://www.facebook.com/Pr%C3%A9mio-de-Poesia-Tito-Ol%C3%ADvio-243336869524951/  


 

coronel

O Colégio de Nossa Senhora do Alto manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Coronel Rosa Pinto e endereça aos familiares e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.

O Coronel Rosa Pinto era presença assídua e conhecia melhor que ninguém a Flora e Vegetação da mata do nosso Colégio. Um dos muitos trabalhos científicos por si desenvolvidos voluntariamente nesta área do saber foi o ervário do Colégio de Nossa Senhora do Alto, que, gentilmente, ofereceu à nossa Instituição.   


 

presépio 2017

 Mensagem de Natal  Abrir

 

Voluntariado AmbientalNo dia 5 de dezembro realizou-se a entrega dos certificados aos voluntários cuja dedicação à causa do Voluntariado Ambiental no Algarve mereceu a distinção.

As alunas, Carolina Ferreira do 4ºano e a Ana Clara Gordinho do 9ºano foram distinguidas com o Certificado de Mérito pela Excelente participação.

Os nossos Parabéns!


LiteraciaNo passado mês de novembro, as turmas do 5º e 6º anos participaram no desafio nacional Literacia 3Di, organizado pela Porto Editora. O 5ºano avaliou as suas competências na dimensão da Matemática e o 6ºano na dimensão das CiênciasNaturais. Para a fase distrital deste desafio foram apurados, os alunos Guilherme Gomes do 5ºano e Rodrigo Silvestre do 6ºano. Parabéns!


 

A Festa de Natal este ano foi um grande desafio para a Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora do Alto, Faro.

Adaptou-se a obra literária do escritor Pedro Seromenho, «A Cidade que queria viver no campo», e transformou-se numa bonita encenação de Natal com uma mensagem de esperança e associado ao tema pastoral: Não temas! Transforma o mundo. E o mundo munda, transforma-se, quando por dentro se dá a maior das transformações.

festa natal

Todas as turmas foram envolvidas na peça, sendo os alunos protagonistas com encenações, jograis, danças, esquemas de ginástica, stomps, mas sobretudo muito entusiasmo.

RV29007 ArticoloO projeto da unidade europeia conhece hoje uma crise de confiança sem precedentes. Em sucessivas eleições nacionais, e também nas últimas eleições para o Parlamento europeu, crescem as forças que lhe são hostis. Depois de vários alargamentos a outros países e de cada vez mais candidaturas à adesão, eis que um dos mais importantes Estados membros da União Europeia, o Reino Unido, quer deixar de o ser. As grandes expectativas que Estados do Sul e do Leste da Europa tinham no momento da adesão dão agora lugar a desilusões.

Neste contexto, manifestar confiança no projeto da unidade europeia é, na verdade, “remar contra a maré”. Mas há alturas em que é bom fazê-lo, porque se corre o risco de esquecer aspetos positivos que já nos passam despercebidos e bloquear autênticos progressos da civilização. Foi essa confiança que quis manifestar a Igreja Católica, através do seu organismo junto da União Europeia (a COMECE), que organizou, de 27 a 29 de outubro, um congresso no Vaticano com o título (Re)pensar a Europa – Contributo dos cristãos para o futuro do projeto europeu. Num clima de descrença e pessimismo, esta iniciativa, a que se associou o Papa Francisco, quis ser um sinal de esperança.

‘Alguns podem criticar-me, porque sou repetitivo nisto, mas para mim é fundamental: o inimigo da harmonia numa comunidade religiosa é o espírito de maledicência’ – disse o Papa Francisco numa das suas últimas intervenções por ocasião da visita apostólica ao Bangladesh.

O Papa considerou mesmo que bisbilhotar e falar mal dos outros é como fazer terrorismo, exemplificando: aquele que ‘vai falar mal dos outros não o diz publicamente, tal como o terrorista não o diz publicamente. Aquele que vai falar dos outros fá-lo às escondidas. Atira a bomba e vai-se embora e a bomba destrói tudo e ele vai tranquilamente colocar outras’.

Quem assim fala conhece muito de perto a realidade das nossas ‘comunidades’ (grupos, movimentos, paróquias, dioceses… espaços de convívio social, lugares de trabalho… situações da política ou da comunicação social) e, certamente, sentiu-o no contacto com os outros, senão mesmo terá participado nesse ‘terrorismo’, que é muito mais do que verbal, mas denota essa praga social da má-língua, maledicência, murmuração, calhandrice e tudo o resto que faz com que nos ‘entretenhamos’ substancialmente a falar dos outros… de preferência mal!

Em tempos recuados ouvi, aduzido dum padre numa localidade rural, que dizia nas suas homilias, quando se estava a referir a algum assunto mais delicado (ou não): ‘e eu estou a vê-los’… Isso mesmo se pode agora reportar ao que o Papa Francisco – em vésperas de começarmos o Advento – disse lá no longínquo Oriente.

caminha advento


 

Cartaz JPG


 

campanha solidariedade


 

Pretendendo continuar a formar seres humanos mais conscientes, a Comunidade Educativa do Colégio celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), ao longo de uma semana, por meio de diversas atividades de sensibilização e interação destinadas aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.

SPD

O Primeiro Ciclo participou numa Gincana denominada “Igualmente Diferente” constituída por estações que visaram potenciar nos nossos alunos experiências e sensações com que se deparam diariamente as pessoas com deficiência.

As turmas do 5.º e 8.º anos assistiram a uma sensibilização sobre os Cães-Guia e receberão durante o mês de janeiro o testemunho de um cidadão invisual (e seu cão-guia) no Colégio.

 10 milhoes

Portugal: Campanha «10 milhões de Estrelas» vai apoiar vítimas dos incêndios...

Iniciativa de Natal deste ano foi lançada no dia 19 de novembro em Lisboa.

A Cáritas Portuguesa decidiu dedicar parte da campanha ’10 milhões de Estrelas’, do Natal deste ano, ao apoio às vítimas dos incêndios que assolaram Portugal, sobretudo nos meses de junho e outubro.

A decisão foi anunciada em Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que esteve reunido nos últimos dias em Fátima.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente daquele organismo católico explicou esta posição com a “dimensão” da catástrofe que atingiu o país e que provocou mais de uma centena de mortos, destruiu 900 casas e 500 empresas e arrasou centenas de milhares de hectares de floresta.

Depois de ter aberto uma conta solidária em junho, aquando da primeira vaga de incêndios nos distritos de Coimbra e Castelo Branco, a Cáritas Portuguesa reabriu a mesma conta em outubro, após o regresso das chamas em regiões como Leiria, Viseu e Aveiro.

“Não nos passava pela cabeça que ia haver uma segunda vaga de incêndios tão grave como aquela que aconteceu. E então para podermos reforçar a verba que ainda continua a ser necessária, decidimos que 35 por cento da campanha ’10 milhões de Estrelas’ vai para este fim”, frisou Eugénio Fonseca.

A campanha ’10 milhões de Estrelas’, da Cáritas Portuguesa, foi lançada a 19 de novembro, na mesma data do primeiro Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.

Assim sendo, o Colégio vai ser solidário com esta causa, na venda de velas (1€ por cada vela), durante as duas últimas semanas do 1ºPeríodo.

 

 

voluntariado paula

Em nome do grupo do voluntariado do Colégio de Nossa Senhora do Alto, queremos agradecer a presença e o testemunho da Senhora Ana Paula.

O seu testemunho, transmitiu-nos inspiração, conhecimentos e sobretudo, vontade de ajudar o próximo. Mostrou-nos o que é ter espírito de voluntário ou seja, o que é viver no verdadeiro AMOR.

Por outro lado, o seu testemunho, fez-nos perceber que para sermos felizes e tornar os outros felizes não é necessário muitos bens materiais, mas sim, valores que brotam do nosso coração.

Alunos do 8ºano (Maria Inês e Rui)

 

 

 

familia power


 

torneira

Seca (Portugal)

Um dia depois dos incêndios em Portugal, estava eu a ligar a televisão e coloquei no canal RTP 1, fiquei surpreendida de ver os animais sem água.

Até vi um peixe “esquelético”. Desde esse dia ando a poupar água. Abrir a torneira para mim passou a ser diferente.

Texto da aluna Constança Roma - 4.º ano

 

 


 

Semana da Pessoa com Deficiência


 

Na passada quinta e sexta-feira (23 e 24 de novembro), a responsável do projeto “Presépio na Cidade”, Sofia Guedes, esteve no nosso Colégio para partilhar uma outra perspetiva do que poderá ser o viver um tempo de Natal diferente. Distante dos consumismos desenfreados, das luzes, das correrias, etc… Num primeiro momento dirigido à comunidade educativa, agentes pastorais e público em geral. No dia seguinte, criou-se um segundo momento, na dinâmica do Bom Dia dirigido aos alunos do Colégio. A nossa convidada entusiasmou os presentes com as várias atividades desenvolvidas e vividas à volta do “presépio”, estimulando à vivência de um Natal mais humano, tendo como inspiração a Família de Belém.

projeto cidade

Obrigado Sofia Guedes.  

Ler mais sobre o tema in Folha do Domingo: “Presépio na Cidade” veio dar-se a conhecer a partir das histórias dos que acompanha 


 

cortamatoHoje, dia 22 de novembro, realizou-se na nossa escola o Corta-Mato, fase escolar, para apurar os melhores classificados que representarão o Colégio na fase regional. Os resultados já se encontram disponíveis - CONSULTAR.

Este ano participaram 120 alunos do 4.º ao 9.º ano de escolaridade, organizados pelos vários escalões em competição. Parabéns a todos os participantes.


    

Conferencia d jose ornelas 6

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, esteve no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, na passada quinta-feira (9 de novembro), como orador convidado da conferência “Educação. Tempos difíceis, Tempos de novas oportunidades. O papel da família na escola”, destinada a pais e demais educadores.

Ler mais: Folha de Domingo


 

nutricao

ADra. Joana Mendes Cruz (Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição e Especialista  em Nutrição), esteve no dia 30 de outubro de 2017 no Colégio de Nossa Senhora do Alto, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 6º Ano e 9º Ano para uma palestra aos seus alunos intitulada: " Nutrição e hábitos de vida saudáveis", onde foram enaltecidos vários aspetos da nutrição e sugeridas ideias para uma alimentação correta e saudável.


 

140 emblemaO Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora celebra no dia 14 de novembro 140 anos da 1ª expedição missionária – 14 de novembro de 1877.

Seis Irmãs que partiram da aldeia de Mornese, no norte de Itália, rumo à missão para anunciar Jesus segundo o carisma salesiano.

 


 

ivoneNápolis (Itália). Quinta-feira, 9 de novembro de 2017. Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas de Dom Bosco em visita à Inspetoria Nossa Senhora do Bom Conselho e no Museu da Paz – MAMT inaugurou a “Sala Santa Maria Domingas Mazzarello” e a procedeu-se à colocação da relíquia da Santa na “Capela Dom Bosco”, na presença das representantes da Inspetora Ir. Maria Rosaria Tagliaferri e das FMA da Inspetoria Meridional “Nossa Senhora do Bom Conselho”.

Nesta ocasião foi conferido a Madre Yvonne Reungoat o “Prémio Mediterrâneo da Paz”: considerado entre os mais significativos em nível internacional.

exposiçãoExposição itinerante do Projeto Voluntariado Ambiental para a Água, desenvolvido há 8 anos numa parceria entre Colégio de Nossa Senhora do Alto, a Escola Secundária João de Deus e a Escola Secundária de Loulé, no âmbito da SEIVA (Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental) que decorreu entre 23 e 29 de outubro de 2017, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente.

adoracao


 

missaoEm pleno mês de outubro, ainda iluminados pelo Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora do Alto, viveu o mês missionário em sintonia com o tema proposto pela Obras Missionárias Pontifícias (OMP) «Com Maria, Missão de Paz». Tendo presente as palavras do Papa Francisco acima referidas e com o apelo a cada um sentir-se missão, libertando-se de toda a forma de egoísmo e olhando para a realidade do nosso mundo em todas as suas dimensões, foi proposto uma reflexão para os alunos e educadores na linha dos direitos humanos. Os alunos do Pré-escolar, através de um powerpoint, foram convidados a serem missionários de paz com a realização de boas ações na escola, em casa e demais lugares.

Bispos contrapõem esperança católica a «festa do medo»

Lisboa, 31 out 2017 (Ecclesia) - A Conferência Episcopal Francesa (CEF) divulgou na sua página online um conjunto de trabalhos sobre a festa de Todos os Santos, assinalada a 1 de novembro, em contraponto ao Halloween, desta noite.

“Enquanto o ‘Halloween’ é uma festa do medo, com as crianças (e adultos) a divertirem-se a causar medo aos outros e a elas próprias, a evocação católica é uma festa de comunhão, comunhão com os santos, a 1 de novembro, e com os ‘fiéis defuntos’, no dia seguinte”, refere um dos textos da CEF.

culatra

A saída de campo à Culatra, no dia 24 de outubro com a turma do 9ºano, integra-se na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) que decorre entre o dia 23 e 27 de outubro. As ações de voluntariado ambiental para a água que os alunos realizaram na Culatra foram as seguintes:

 - Monitorização de macroinvertebrados marinhos

 - Limpeza e monitorização do lixo marinho – OSPAR

 - Ação sensibilização:  Mostra “O Zooplâncton e os Microplásticos”

 - Ação de remoção de invasoras

Todas estas ações têm uma relação direta com os conteúdos programáticos do programa das disciplinas de ciências o que irá permitir e facilitar a consolidação de conhecimentos já adquiridos e, sobretudo, facilitar o processo ensino/aprendizagem dos novos conteúdos.


 

rias

No dia 23 de outubro de 2017 realizou-se a atividade: colocar ninhos em algumas árvores da Mata do nosso Colégio com a turma do 3ºano. A atividade foi dinamizada pelo Rias (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens) e teve como objetivos:

 - Promover a educação para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas.

 - Consolidar conhecimentos sobre a ecologia de diversos grupos de animais: alimentação, reprodução, adaptações ao habitat onde se encontram.

 - Desenvolver conhecimentos sobre a fauna local.


 

4 anoNo dia 19 de outubro de 2017, realizou- se no nosso Colégio, o Parlamento dos Macroinvertebrados, na sequência da saída de campo à Fonte Férrea, no letivo anterior, no âmbito do Projeto Voluntariado Ambiental para a Água.

 

 

 

Constituição do Parlamento:

A Presidente Engª Paula Vaz apresenta o tema (vídeo)

1ª Secretário, Profª. Fátima Teles – anota as propostas

2ª Secretário Profª. Carmen Rodrigues – Dá a palavra ao porta-voz de cada grupo

Grupos parlamentares, formados pelos alnos da turma do 4ªano

 Ordem de trabalhos:

1. Os direitos de uma ribeira

2. Espaço para a ribeira

Questões em debate:

1. Será que a ribeira da Fonte Férrea é respeitada? Justifica.

2. O que fazer para proteger a água e os ecossistemas da ribeira?


 

lenços

Sob a proteção de Maria, no dia do encerramento do Centenário das Aparições em Fátima, 26 alunos realizaram as suas promessas no MJS - 11 receberam o lenço amarelo, 12 o lenço verde, dois o azul e uma o vermelho.

Reuniram pelas 15h00 para um tempo de encontro com os responsáveis da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Alzira Sousa e P. Álvaro Lago, num clima de muita alegria e proximidade. Seguiu-se um tempo para o sacramento da reconciliação para aqueles que o desejassem. A eucaristia, pelas 17.45h, contou a presença de várias famílias, alguns professores, incluindo o Diretor Pedagógico do Colégio, Dr. Carlos Ferrinho. Foi uma eucaristia participada e festiva, sendo visível a alegria dos alunos e famílias. Seguiu-se um lanche com todos os participantes. 


 

Os jovens são a esperança da missão. A pessoa de Jesus e a Boa Nova proclamada por Ele continuam a fascinar muitos jovens. Estes buscam percursos onde possam concretizar a coragem e os ímpetos do coração ao serviço da humanidade. «São muitos os jovens que se solidarizam contra os males do mundo, aderindo a várias formas de militância e voluntariado. (...) Como é bom que os jovens sejam “caminheiros da fé”, felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra!» (Ibid., 106). 

jovens

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO 
PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
 2017


 

A Agência Portuguesa do Ambiente, através da ARH do Algarve promove, pela primeira vez, entre 23 e 29 de outubro,Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”, integrando diversas iniciativas a decorrer, em simultâneo, em vários concelhos da região.

Esta Semana integra diversas iniciativas, promovidas em parceria com várias entidades regionais e nacionais, nomeadamente:

 

  • 8 Seminários/ações de formação,
  • 22 Atividades de voluntariado ambiental,
  • 18 Atividades de educação ambiental em diversas escolas,
  • 19 Visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental,
  • 1 Filme “Right Juice”, de Kristjan Knigge, no âmbito da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS,
  • 2 Sessões de CURTAS sobre Oceanos e ODS 2030,
  • 6 Exposições sobre temáticas ambientais,
  • 8º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA), subordinado ao tema “Cidadania e Desenvolvimento – Estratégias para as Comunidades Escolares”.

 

cerimonia


 

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: “ El día de la hispanidad”.

A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis uniram-se a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.
Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até o século XV, as civilizações americanas desenvolviam-se separadamente, sem nenhum contacto com o mundo antigo. Por outro lado, o mundo europeu procurava ampliar os seus horizontes geográficos.

 

A irmã Linda Vieira estará entre “Nós” para nos dar testemunho Sinto-me uma pessoa abençoada!em vésperas da sua profissão perpétua. Obrigado. 

 

 


 

Foto © Samuel Mendonça

A Diocese do Algarve apresentou no passado sábado o seu novo programa pastoral que entre 2017 e 2020 será dedicado à família, juventude e vocações.

 Ler mais...


 

...

d bosco mjsA vida e as coisas da vida têm sempre um começo e um recomeço….

Neste caso, é um recomeço das atividades do Movimento Juvenil Salesiano no Colégio do Alto. E é sempre bom começar em festa, como fazemos todos os anos.

O encontro que reuniu os 20 alunos ADS (5º e 6º ano), os 17 alunos do Clube Bosco (7º , 8 e 9º anos), as 6  pré-animadores (secundário) e as duas animadoras (universitárias) decorreu na tarde do dia 22 deste mês.

Começou com o acolhimento feito pela Ir. Margarida no espaço do ginásio, as palavras de boas vindas e saudação por parte da Diretora, Ir. Anabela, e do Diretor do Colégio, Sr. P. César. Seguiu-se um vídeo para recordar o ano anterior e uma dança que pôs toda a gente a mexer “Accendi la Luce”.

A atribuição do Galardão Eco - Escolas 2016/2017 deveu-se ao reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia do Colégio e da comunidade onde este se insere e também à existência e ao cumprimento no Colégio de um Programa de Educação Ambiental, nas seguintes áreas: 

  • Água
  • Resíduos
  • Energia
  • Biodiversidade
  • Floresta
  • Agricultura Biológica
  • Ruído

Assim sendo, gostaríamos de continuar a

  • Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do Ambiente no Colégio e na cidade de Faro.

Cada um de nós pode fazer a diferença!

E todos juntos faremos, seguramente, um ambiente melhor!

Obrigado pela colaboração!


 

 

Logo 21 09 2015       

ABRIR

 


 

 

CONSULTAR


 

 


 

voleibol 2017

No dia 7 de junho de 2017, o Colégio de Nossa Senhora participou no ENPAR (Encontro de Partilhas) promovido pela Direção Regional de Educação do Algarve, que se realizou no INUAF em Loulé. A participação consistiu na apresentação do projeto Voluntariado Ambiental para a Água, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, pelas alunas do 9º ano.

 


 

 


 

 


 

Cartaz Sol JPEG


 

mariaEstamos a poucos dias da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira das Salesianas e dos Salesianos.

 

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - Salesianas de D. Bosco- nasceu para ser um «monumento vivo» da gratidão de D. Bosco a Maria Auxiliadora. 

 

As palavras de D. Bosco «Foi ELA que tudo fez» e «É Maria quem nos guia» revelam a profunda confiança de D. Bosco em Maria. 

 

Para Madre Mazzarello, Maria Auxiliadora é a verdadeira Superiora do Instituto, porque MÃE E MESTRA, AUXÍLIO e MEDIANEIRA. 

 

Maria Auxiliadora acolhe a todos debaixo do seu manto.

 

 

BOA FESTA.


 


 

Planetário Digital Móvel


 

 
 

 

Uma vez que nos encontramos em pleno mês Mariano e muito próximos do dia 13 de maio, na última aula de Expressão Plástica lançou-se um desafio aos alunos do 2.º ano: desenhar a Nossa Senhora. À sua disposição os alunos tinham diversos materiais (tecidos, botões, rolhas...) e com eles realizaram trabalhos muito criativos. Aqui ficam alguns exemplares dos nossos pequenos artistas.

ANIMATION


 

Diapositivo1

 

 


 

A Saída de Campo à Fonte Férrea com os alunos do 3º ano e sala dos 5 anos do pré-escolar no dia 21 de abril e a saída de campo à Ria Formosa, no dia 26 de abril com a turma do 8ºano enquadram-se no projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” que tem como objetivos:

- promover a educação para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas dependentes de água doce.

- dar conhecer aos alunos a importância de avaliar a qualidade ecológica da água de uma ribeira usando como bioindicador os macroinvertebrados bentónicos (MIB) e aprender a valorizar a importância das linhas de água;

- promover uma relação direta com os conteúdos programáticos do programa das disciplinas de ciências o que irá permitir e facilitar a consolidação de conhecimentos já adquiridos e, sobretudo, facilitar o processo ensino/aprendizagem dos novos conteúdos.

Ria Formosa  ferrea 




 

Tendo início no dia 17 de abril, às 5 da manhã no aeroporto de Faro e mais tarde de Lisboa com direção a Bologna-Itália, 27 alunos e 3 professores encaminharam-se para 5 dias inesquecíveis.

Nesta curta, mas incrível, viagem passamos por 7 cidades italianas -Florença, Bologna, Pizza, Verona, Pádua, Treviso e Veneza- sendo esta última a preferida entre os alunos.

Acompanhados de um guia turístico excepcional, Francesco, fomos à descoberta deste País. Tanto visitamos sítios culturais como também zonas comerciais para compras, nas nossas horas de almoço e, por vezes, tardes livres.

Falamos também da notável gastronomia, principalmente produtos mais característicos da região como massas e gelados, de que todos sentimos falta.

Mas o que realmente marcou esta viagem, foi a convivência professores/alunos onde vimos uma nova faceta de cada um nós. Desde jantares preenchidos de gargalhadas e manhãs no autocarro a caminho de uma nova cidade a noites de pura simplicidade nos corredores dos hotéis sentados a conversar. Momentos tão simples mas tão marcantes.

finalistas 9

Temos apenas uma palavra para descrever a nossa viagem, inesquecível.

Um sincero obrigada a todos que tornaram esta viagem possível.

(Turma do 9° ano)


 

6 anoNo dia 19 de abril, a turma do 6ºano embarcou numa aventura com os melhores professores e funcionários do Mundo: a Professora Joana, o Professor Délio, a Irmã Margarida e a D. Natália. Partimos cedo mas não era por isso que estávamos sonolentos, muito pelo contrário o entusiasmo e a alegria tomava conta de nós!

A viagem foi incrível e muitíssimo divertida. Aprendemos mais sobre alguns dos monumentos e locais mais importantes do nosso País, enriquecendo a nossa cultura histórica e científica. O convívio e a partilha de experiências foi imensa e será recordada por todos nós durante muito tempo!

Chegámos ao final da tarde de dia 21... Estávamos exaustos, mas prontos para outra aventura inesquecível!!!

 

(Turma do 6º ano)


 

cartaz tovar


 

arcoNo final do mês de março e início do mês de abril os alunos do 3º ao 9º anos tiveram uma aula de tiro com arco, uma modalidade olímpica, que teve como origem a caça e a guerra e que remonta ao período pré-histórico. 

As aulas de demonstração tiveram como objetivo mostrar que o tiro com arco é um desporto acessível a qualquer atleta, independentemente do sexo ou limitação física.

O Colégio agradece ao senhor Alberto Rebelo por se ter disponibilizado para ensinar, um pouco, o que é o tiro com arco e proporcionar às turmas um excelente momento de diversidade desportiva. 


 

grazie

Hoje, a nível mundial, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianas, celebra-se a Festa da Gratidão. O que é a Festa da Gratidão para os salesianos/salesianas?

A Festa da Gratidão tem a sua origem nos primeiros grupos de alunos de D. Bosco. Reconhecendo a sua vida entregue, eles quiseram agradecer-lhe tudo o que fazia por eles. Assim nasceu a primeira festa da gratidão. Hoje em dia, as Irmãs salesianas celebram esta festa a nível comunitário- as irmãs agradecem à sua animadora/ diretora da comunidade; a nível de comunidade educativa, nas escolas salesianas agradecendo à diretora da Escola que é também a Diretora da Comunidade e agradecem também a nível mundial. 

Hoje celebra-se a Festa da Gratidão à Madre Yvonne Renguoat, Madre geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, salesianas de D. Bosco. A Madre vive oficialmente em Roma mas tem a missão de visitar, acompanhar e animar as irmãs de todo o mundo, por isso, a Festa da Gratidão é, cada ano, num país diferente. Este ano a Festa da Gratidão Mundial é no Benim (um país da região ocidental da África limitado a norte pelo Burkina Faso e pelo Níger, a leste pela Nigéria). 


 

IMG 0087


IMG 5244Comemoração do Dia Mundial da Árvore na mata do Colégio, com a atividade de plantação de árvores (Alfarrobeira, Carvalhos de Monchique e Ciprestes) e observação das árvores existentes em flor pelos alunos do primeiro e segundo ciclos.

A referida comemoração enquadra-se no Projeto Eco-Escolas e tem como objetivo, mais uma vez, desenvolver nos alunos atitudes cada vez mais responsáveis na utilização dos espaços verdes, adoção de valores ambientais e de respeito pela natureza.

Sensibilizar os alunos para a importância das árvores e preservação da mata do Colégio.


 

A atribuição do Diploma de Qualidade como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas pelo Colégio de Nossa Senhora do Alto, deveu-se ao reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia do Colégio e da comunidade onde esta se insere e também à existência e ao cumprimento no Colégio de um Programa de Educação Ambiental, nas seguintes áreas:


diploma

ü-Água

ü-Energia

ü-Espaços Exteriores

ü-Biodiversidade

ü- Agricultura Biológica

ü-Floresta

ü-Mar

ü-Mobilidades

ü-Ruído

ü-Alimentação

 

Assim sendo, gostaríamos de continuar a

Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do Ambiente no Colégio e na cidade de Faro.

Cada um de nós pode fazer a diferença!

E todos juntos faremos, seguramente, um ambiente melhor!

Obrigado pela colaboração!


 

A visita do Pedro Seromenho

A visita do autor decorreu no dia 21 de março de 2017, começou às 6:00 horas e acabou às 7:00. Esta apresentação passou-se no Colégio de Nossa Senhora do Alto.

Na apresentação que o Pedro Seromenho fez falou sobre alguns dos seus livros como por exemplo: “O Palhaço Avaria”, “A Cidade que queria viver no Campo”…

Para nos contar as histórias ele dramatizou e leu-as para nós. No final da apresentação podemos comprar e autografar livros.

Lara Carvalho, 2.º Ano

A visita de um Autor

No passado dia 21 de março o autor Pedro Seromenho foi ao Colégio do Alto para apresentar os seus livros. Ele leu os livros: “A Cidade que queria viver no Campo”, “Porque é que os animais não conduzem”, “O Palhaço Avaria”…

Ele vendeu os seus livros e autografou-os com um desenho muito bem desenhado. Ele desenhou um tubarão e um dragão nos meus livros.

Eu gostei muito da visita.

Tiago Rosária, 2.º Ano

IMG 0312


 

15


 

Cartaz adoração


 

No passado dia 9 de março, os alunos do 1.º ano participaram numa atividade, no âmbito do Projeto Heróis da Fruta - Lanche Saudável. Os alunos passearam pela Mata do Colégio e, no pomar, tiveram a oportunidade de observar árvores de fruto, nomeadamente a laranjeira, apanharam laranjas e provaram... que delícia! Uma atividade muito divertida e enriquecedora que será, certamente, para repetir!  

DSC 5184 horz


 

Descoberta


 

Os trabalhos desta exposição resultaram do desafio proposto aos alunos para realizarem um trabalho onde a sua capacidade de representarem a realidade em Perspetiva Linear ou Cónica estivesse patente, associado às temáticas de Património e Arquitetura. O objetivo da perspetiva linear é a representação da realidade de uma maneira muito próxima do modo como vemos as formas.

perspetiva linear

Partiu-se de alguns testemunhos de Património local, promovendo-se o olhar atento, o respeito e a estima que nos merecem as coisas que os nossos antepassados foram criando e nos deixaram, para que delas possamos beneficiar, confiando que também nós as iremos entregar às gerações futuras.

Tentou-se projetar espaços e volumes, procurando as soluções que melhor respondessem ao enquadramento de “novo” e “antigo”, potenciando a criatividade como responsável pela resolução de problemas ligados à funcionalidade dos edifícios, tarefa do arquiteto.

A nova arquitetura é o património do futuro!


 

Este texto narra uma discussão ocorrida numa aula do Curso de NBA / Executivo - Gestão em Serviços da UFPE. Um professor ateu desafiou os seus alunos com esta pergunta:

 - Deus fez tudo quanto existe?

Um aluno respondeu corajosamente:
     - "Sim, fez!"
     - Deus fez, mesmo, tudo?
     - Sim, professor - respondeu o jovem.
     O professor replicou:
     - Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que as nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

Encontro de AutorA equipa da biblioteca escolar do Colégio tem o prazer de convidar pais e avós para estarem presentes na sessão com o autor do livro Pé Descalço, Ricardo Frade, no dia 23 de fevereiro, pelas 18h00.

Prefaciado por Marcelo Rebelo Sousa “Pé Descalço é muito mais do que um livro sobre uma viagem aparentemente impossível; é uma lição de vida a não perder!”

Efetue já a sua inscrição: https://goo.gl/forms/Y7HpGULLJUmkykCo2   


 

"Talvez seja inevitável, na atual tendência dos meios de comunicação, que a notícia do Papa na paróquia se limite a filmagens televisivas, a alguma frase breve, com crónicas e comentários sintéticos, que contudo ajudam. Mas quem quiser deveras compreender o Pontífice além de estereótipos que não correspondem à realidade deve olhar precisamente para as horas que o bispo de Roma, ao visitar as paróquias da sua diocese, passa sem pressa com os fiéis. Com efeito, nelas se capta a sua proximidade do povo comum, das crianças, das mães que carregam ao colo os seus filhos, dos idosos, com uma capacidade de encontro à qual muitas vezes é suficiente a escuta, uma oração em silêncio e com os olhos fechados, uma bênção, invocada durante a visita a Ponte di Nona também sobre alguns muçulmanos.

As turmas do 1.º e 2.º anos elaboraram um Hino da Fruta com o objetivo de promover uma alimentação saudável, tendo em conta a sua participação no Projeto Heróis da Fruta. 

hino 

Pedimos a colaboração de todos para que o nosso Hino possa ser finalista. Para que tal aconteça, basta votar. Contamos consigo!

Abraços Saudáveis dos Alunos do 1.º e 2.º Anos. 


joao machadoNo passado dia 10 de Fevereiro, decorreu na pista de atletismo das Açoteias - Albufeira, o Corta-mato Escolar Regional, que envolveu mais de mil e setecentos alunos de todas escolas e agrupamentos do Algarve.

O Colégio agradece o esforço e dedicação de todos os participantes nesta prova, cujo comportamento foi exemplar não obstante o mau tempo que se fazia sentir, elevando assim o bom nome da nossa instituição.

Como é do conhecimento público o nosso aluno João Machado alcançou um feito histórico do qual toda a comunidade do Colégio de Nossa Senhora do Alto se orgulha. 

O João Machado, no seu escalão, infantis B Masculinos, ficou em 1º lugar entre 258 participantes que cortaram a meta, agora terá a responsabilidade de ir representar não só o Colégio de Nossa Senhora do Alto, como também a região do Algarve no Corta-mato Nacional (10 e 11 de março - Torre Vedras).

Parabéns grande atleta João Machado!


corta mato

Aldeia das Açoteias

10 de Fevereiro de 2017

Resultados Finais


CARTAZ WEB


brasão do Papa Francisco

Carta do Papa aos jovens
por ocasião da apresentação do Documento preparatório
para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
Vaticano, 13 de janeiro de 2017 - ABRIR


Costas pro FuturoNa sexta-feira passada, dia 27 de janeiro, tivemos a quarta sessão com a Fisioterapeuta Dr.ª Sílvia Conde. Na Primeira sessão abordámos a anatomia e fisiologia da coluna vertebral, na Segunda – a postura correta que devemos ter quando nos encontramos sentados, na Terceira, o transporte adequado de mochilas e na Quarta – as posturas corretas no uso das novas tecnologias. Mas não ficamos por aqui…ainda iremos perceber qual a postura correta quando estamos deitados, em pé, nas rotinas diárias, na partilha inter-pares e por último, na comunidade. Temos ouvido explicações teóricas, assistido a vídeos e powerpoints relativos aos temas, brincado com jogos lúdico-pedagógicos e ainda realizado exercícios de respiração e relaxamento dos membros.

A turma do 4.º ano tem demonstrado muita curiosidade, motivação e participação durante as sessões e está por isso de Parabéns! Segundo os alunos, o que mais gostam neste projeto: “é de aprender conceitos novos acerca das posturas”; “dos jogos”; “dos exercícios de respiração” e de “aplicar aquilo que aprenderam”. 


Este é o desafio lançado a todos aqueles que conhecem D. Bosco e partilham do seu carisma.

Os alunos e educadores do Colégio Nossa Senhora do Alto, Faro, neste dia celebraram D. Bosco, recordando alguns momentos da vida deste grande santo, Pai e Mestre dos Jovens. Desde a sua infância até à concretização da Sociedade de S. Francisco de Sales. Entre cânticos, músicas e encenações, todos se envolveram para agradecer a luz que D. Bosco é para cada educador, criança, jovem e famílias.

O momento terminou com uma dança realizada pelos alunos que pertencem ao MJS, em que todos eram convidados a acender a LUZ no mundo com a vivência valores evangélicos.

Ficar com D. Bosco é…

… ter a certeza que com Jesus se transforma o mundo.

… acreditar que o mundo espera pelos jovens.

… crer que o bem vence sobre o mal.

… sentir a constante presença de Maria Auxiliadora em cada situação da vida.

… ter a eucaristia e a reconciliação como pilares de uma vida sã.

… intervir sem medo na sociedade apostando nos valores da vida, do trabalho e da família

… querer ser BOM CRISTÃO e HONESTO CIDADÃO.


Com o objetivo de monitorizar e avaliar o desempenho ecológico da comunidade escolar, os docentes e os alunos envolvidos no Projeto Eco-Escolas criaram a “Brigada Verde do CNSA”.  Essa avaliação consiste no preenchimento de grelhas que incidem no modo como a reciclagem está a ser realizada. A monitorização vai ser realizada nas aulas de cidadania pela “Brigada Verde do CNSA”. 

 


Pelos «mártires de hoje», pelos cristãos perseguidos e na prisão, pelas Igrejas sem liberdade, com um pensamento particular pelas mais pequenas: foi a intenção com a qual Papa celebrou a missa na manhã de segunda-feira, 30 de janeiro, na capela da Casa Santa Marta. Ciente de que «uma Igreja sem mártires é uma Igreja sem Jesus», o Pontífice reafirmou que são precisamente os mártires que apoiam e levam por diante a Igreja. E mesmo se «os meios de comunicação não o dizem, porque não é notícia», hoje «muitos cristãos no mundo são bem-aventurados porque são perseguidos, insultados, encarcerados só por usar uma cruz ou por confessar Jesus Cristo». Portanto, quando nos lamentamos «por nos faltar algo», deveríamos ao contrário pensar «nestes irmãos e irmãs que hoje, em número maior do que nos primeiros séculos, sofrem o martírio».

Ler mais...


...

Os alunos do Colégio participaram no passado dia, 25 de janeiro, na final four da liga ctt. Uma iniciativa que partiu das câmaras municipais de Loulé e Faro em torno da final four a decorrer no estádio do Algarve.

taca ctt


 

encontroO encontro decorreu no dia 21 de janeiro, na Escola Salesiana de Manique.

Dia frio mas com as temperaturas juvenis salesianas a subir. E a verdade … é que o dia aqueceu a diferentes ritmos nos encontros separados de pré-adolescentes, adolescentes e jovens.

As boas notícias não fazem notícia: num sistema informativo global onde parece que vigora este paradoxo singular, é preciso trabalhar ao serviço de «uma comunicação construtiva que, ao rejeitar os preconceitos em relação ao outro, favoreça uma cultura do encontro, graças à qual se possa aprender a olhar para a realidade com convicta confiança». Foi a recomendação do Papa Francisco na mensagem para o quinquagésimo primeiro dia mundial das comunicações sociais, que se celebra a 28 de maio próximo, solenidade da Ascensão do Senhor.

The mixed-up chamaleon de Eric Carle

mixed

Eric Carle é um aclamado escritor que conta com mais de 41 milhões de livros vendidos em todo o mundo.

Com obras traduzidas em 62 línguas, Eric carle é, sem dúvida, uma referência na literatura infantil.

Esta obra foi incluída no projeto, intitulado “Once upon a time”, de articulação entre a biblioteca e a disciplina de inglês.

Os alunos do 4º ano ouviram a história em inglês, lida pela professora Tânia Videira e depois em português pela animadora sociocultural Sofia Mascarenhas.

Nesta sessão de hora do conto bilingue os alunos puderam aprender vocabulário inglês sobre animais.


O Colégio está de Parabéns!

Depois de uma primeira fase de escola, com 3 listas a concurso, a Sessão Escolar foi um sucesso.

O debate foi intenso e revelou profundo conhecimento do tema e das regras do debate democrático ao mais alto nível.

Surgiram consensos entre os deputados o que levou a um Projeto de Recomendação sólido e que transmite a visão dos deputados do Colégio sobre o tema “Os Jovens e a Constituição - Tens uma palavra a dizer?”.

Aos deputados eleitos para representar o nosso Colégio na Sessão Regional, Mariana Farrajota Correia, Catarina Moleiro, Simão Antunes e Alice Paloma desejamos muito sucesso!


Concurso Poesia


Prova de Aferição | 2017/2018

2.º ano [pdf]

5.º ano [pdf]

8.º ano [pdf]

 


A não-violência: estilo de uma política para a paz

1. No início deste novo ano, formulo sinceros votos de paz aos povos e nações do mundo inteiro, aos chefes de Estado e de governo, bem como aos responsáveis das Comunidades Religiosas e das várias expressões da sociedade civil. Almejo paz a todo o homem, mulher, menino e menina, e rezo para que a imagem e semelhança de Deus em cada pessoa nos permitam reconhecer-nos mutuamente como dons sagrados com uma dignidade imensa. Sobretudo nas situações de conflito, respeitemos esta «dignidade mais profunda»[1] e façamos da não-violência ativa o nosso estilo de vida.

Esta é a Mensagem para o 50º Dia Mundial da Paz. Na primeira, o Beato Papa Paulo VI dirigiu-se a todos os povos – e não só aos católicos – com palavras inequívocas: «Finalmente resulta, de forma claríssima, que a paz é a única e verdadeira linha do progresso humano (não as tensões de nacionalismos ambiciosos, nem as conquistas violentas, nem as repressões geradoras duma falsa ordem civil)». Advertia contra o «perigo de crer que as controvérsias internacionais não se possam resolver pelas vias da razão, isto é, das negociações baseadas no direito, na justiça, na equidade, mas apenas pelas vias dissuasivas e devastadoras». Ao contrário, citando a Pacem in terris do seu antecessor São João XXIII, exaltava «o sentido e o amor da paz baseada na verdade, na justiça, na liberdade, no amor».[2] É impressionante a atualidade destas palavras, não menos importantes e prementes hoje do que há cinquenta anos.

A NOSSA LUZ É JESUS

Estamos a aproximarmo-nos do Natal. Momento “zen” no ano civil.
Para muitos o Natal é apenas isto, uma reunião de família, um momento “zen” no ano civil que nos faz esquecer por momentos as dificuldades da vida, uma altura fantástica para ir às compras e esquecer que vida é cara e que se tem de poupar e que há guerras e fome e…
 
Mas tudo isto é finito. Depois do Natal apagam-se as luzes e o momento “zen” fica vazio.

Será só isto o Natal? Ainda existe o Natal? O Papa Francisco referiu numa homilia a finais de novembro do ano passado que “"Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios… mas é uma farsa. O mundo continua a fazer as guerras. Não escolheu o caminho da paz".

20161123 095619Este projeto solidário continua …

Teve início com os alunos da turma do 5º ano do ano letivo transato que agora lhe dão continuação. Este ano deu Já mais um passo. Trata-se de ajudar a Fabiana e contribuir para a sua educação e subsistência - uma menina necessitada que completou 4 anos de idade, vive em Cacuaco (próximo de Luanda) no centro de Dom Bosco das irmãs salesianas.

Quando a ir. Isabel Mira, salesiana, passou no ano passado pelo colégio falou da sua vocação missionária e do projeto de apadrinhamento à distância. A turma manifestou entusiasmo e criaram-se as condições necessárias.

No ano passado, enviámos algum dinheiro. Este ano, fizemos uma mochila com bens mais necessários e algum dinheiro. Foi o nosso presente de Natal que seguirá em segurança.

Um aspeto muito interessante deste projeto é o envolvimento e a adesão dos pais, sobretudo a partir do momento em que foram informados na primeira reunião deste ano.

Estamos juntos neste projeto que gostaríamos de levar até ao 9º ano desta turma.  É também uma forma de educar para uma cidadania que queremos sempre mais humana e responsável.



adventoDia 09 de dezembro, entre as 21.00h e as 22.00h, foi tempo de oração na vigília do 3º domingo do advento, na capela do Colégio Nossa Senhora do Alto. O Movimento Juvenil Salesiano, em Faro, convocou os alunos do Clube Bosco e as animadoras para este tempo de oração juntamente com a comunidade das irmãs. Estiveram presentes 17 membros, confiantes que “onde dois ou três se reunirem em meu nome eu estarei no meio deles”.

Andamos necessitados de muitas coisas… Precisamos de garantias e de segurança. Talvez a alternativa seja procurar realidades que valham a pena. Que, de facto, respondam aos nossos desejos mais profundos. Talvez devamos sentir a presença do Espírito como templos do Espírito que somos…

 


solidariedade


Durante o mês de dezembro, a Ecopilhas realiza o 8ºPeditório Nacional de Pilhas e Baterias usadas a favor do Instituto Português de Oncologia (I.P.O.), pelo que é com muito gosto que convidamos toda a comunidade educativa do nosso Colégio a contribuir para esta causa. 
Participar é muito simples ... basta trazer as pilhas e baterias usadas!

 Participe, ajude o IPO e proteja o ambiente!


outubro

CARTAZ SEMANA DA PESSOA PORTADORA DA DEFICIÊNCIA


corta matoNo passado dia 23 de novembro, realizou-se mais um Corta-mato fase escola, no nosso Colégio. Num dia em que São Pedro decidiu colaborar a festa foi enorme em torno deste evento, participaram 112 alunos nos escalões de Infantis A, Infantis B e Iniciados masculinos e femininos.

Esta fase visa apurar 6 alunos por escalão e género para o Corta-mato Regional a realizar na Pista das Açoteias em Albufeira no dia 10 de fevereiro de 2017.

Parabéns aos apurados e um grande obrigado a todos os participantes!

 


DSC 4468No passado dia 18 de novembro, os meninos e as meninas do 1.º e 2.º anos realizaram uma Saída de Campo, à Quinta Pedagógica Lura, na Conceição de Faro. Foram muitas as peripécias e os momentos divertidos de plena aprendizagem e brincadeira, também!
Ficámos a conhecer os amiguinhos do nosso Pedrito Coelho (Beatrix Potter, Metas Curriculares de Português) e percebemos que é, realmente, divertido saltitar pela horta e regressar à lura, ao final do dia! :)

 

 


 

ser diferente

A ACASO (Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão), é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), fundada em 1932, na cidade de Olhão (Algarve), que desde o seu início se dedica a desenvolver atividades na área social para os mais carenciados. A sua intervenção estende-se a diversas áreas, que vão desde a infância e juventude, sénior, cultural, saúde e apoio à deficiência, num total de 14 respostas sociais.

A ACASO é, atualmente, a segunda maior empregadora do concelho (a seguir ao município), empregando cerca de 180 pessoas a tempo inteiro e cerca de 40 em regime de prestação de serviços; que nos permitem dar resposta às necessidades de mais de 1000 Clientes/Utentes.

De entre as diversas respostas sociais que a ACASO possui, destaca-se a intervenção que tem junto de população com deficiência (mental e/ou física), nomeadamente com as respostas de Lar Residencial (44 pessoas) e Centro de Atividades Ocupacionais (55 pessoas).

Por forma a concretizar os nossos objetivos de promoção da qualidade de vida e bem-estar dos nossos utentes, bem como a sua valorização e integração na sociedade, surgiu em 2014 o Programa “Sentir a Diferença”. Desde então, várias atividades têm sido desenvolvidas, entre elas a edição do Livro “Não faz mal ser diferente”. Este é um livro bastante apelativo, adaptado a qualquer pessoa, de qualquer idade, com um objetivo muito nobre: sensibilizar para o tema da deficiência. Os textos foram criados a partir do diagnóstico de características e particularidades dos nossos Utentes e, apesar de simples, fazem-nos refletir sobre questões tão importantes como a tolerância e igualdade. As ilustrações, por sua vez, são, tão-somente, as fotografias dos nossos Utentes, carinhosa e originalmente trabalhadas.

Para promoção do livro, a Instituição tem previstas apresentações junto das escolas e Bibliotecas da região.

O livro encontra-se à venda pelo valor de 10€, revertendo todas as receitas obtidas com a comercialização do mesmo, para novos projetos a desenvolver na área de apoio à deficiência!

Para um melhor conhecimento acerca da Instituição e dos nossos projetos: http://www.ipss-acaso.org/ e facebook (IPSS-Acaso-Olhao). 


Thanksgiving Day is an annual national holiday in the United States and Canada celebrating the harvest and other blessings of the past year. In the US Thanksgiving is celebrated on the fourth Thursday of November, while in Canada nearly one month and a half earlier (second Monday of October). Thanksgiving has deep roots in religious tradition, but nowadays it is primarily celebrated as a secular holiday.

Thanksgiving tradition began in early XVII century, but date and popularity varied between states. First nation-wide Thanksgiving was proclaimed on November 26, 1789 by George Washington. The contemporary date of fourth Thursday of November was set in 1941 by federal legislation.

   Thanksgiving is a great time to be thankful and appreciate who you have and what you have. It is a time for families to meet, socialize and enjoy each other's company, sometimes the only opportunity in a year. Some prefer it to Christmas because of less emphasis on consumerism. Thanksgiving, for most, is also a start of a four day weekend which is great, too.

   What about you? What are you thankful for?

   Write down you message, saying your thanks …


constituicao


GEDC1174No dia 28 de outubro a turma do 4.º ano, do Colégio de Nossa Senhora do Alto, iniciou o Projeto “Costas para o Futuro” dinamizado pela Fisioterapeuta Sílvia Conde.

A partir dos 10 anos de idade existe um grande crescimento ao nível das vértebras situadas na coluna vertebral do nosso corpo. Se este crescimento não for efetuado de forma equilibrada e correta as nossas crianças poderão sofrer de vários problemas e dores nas costas. O Colégio pretende prevenir esta situação e como tal, implementou este Projeto de carácter mensal e que decorrerá ao longo de todo o ano letivo. “Costas para  o Futuro” consolida conteúdos leccionados na disciplina de Estudo do Meio e torna as nossas crianças mais saudáveis.

Os alunos do 4.º ano mostraram muito entusiasmo na primeira sessão e aguardam ansiosamente a próxima, que decorrerá no dia 25 de novembro.


Está a decorrer a Semana dos Seminários. Destina-se à oração e sensibilização pelas vocações aos sacerdócio e ajuda para a formação dos seminaristas.

Para cada paróquia ter um sacerdote que ajude e anime espiritualmente a comunidade temos de rezar e pedir ao Senhor da Messe que mande vocações e sensibilizar o coração das famílias para se alegrarem com a vocação sacerdotal.

LAUSPERENE


livro usado

A vinte de outubro, uma superfície comercial da cidade de Beja dedicava quatro páginas da sua publicidade ao fenómeno Halloween, “doçura ou travessura”, com bruxas, máscaras, balões, morcegos, chapéus para crianças, homens e senhoras, fatos para todas as idades e feitios, vassouras, esqueletos, chocolates de marca, autocolantes e produtos de maquilhagem a condizer.

«A família cristã é o primeiro terreno no qual a semente das vocações – a partir da conjugal – pode germinar e desenvolver-se». 

Disse o Papa Francisco ao receber em audiência na Sala Clementina, na manhã de sábado 5 de novembro, trezentos membros da família Habsburgo, entre os quais sessenta crianças. Vindos a Roma de todas as partes do mundo em peregrinação jubilar, trouxeram como dom para o Pontífice uma cruz de metal que contém as relíquias do beato Carlos de Áustria. Foi o atual chefe de família, que se chama Carlos precisamente como o avô, quem entregou ao Papa o objeto artístico realizado pela sua irmã Gabriela. Foi ainda ele quem ilustrou também os dois motivos principais da peregrinação: «conhecer-se melhor uns aos outros – disse – e passar um pouco de tempo juntos como uma família». E recordando a figura do soberano beatificado em 2004, acrescentou: «Em tempos preocupantes como os de hoje, temos grande necessidade de exemplos de paz. O meu avô, o imperador Carlos, do qual se celebra neste mês de novembro o centenário da subida ao trono, no meio de uma guerra terrível, combateu desde o primeiro momento pela paz».


hortaNo passado dia 6 de outubro, os alunos do 1.º ano tiveram a oportunidade de participar numa Aula Aberta - Atividade Extracurricular Horta Pedagógica.

Uma manhã muito bem passada, em excelente companhia, com Reis e Rainhas e com uma sopa cheia de amiguinhos muito especiais... Depois de ouvida a história, a tão esperada surpresa... uma Caça ao Tesouro pela mata do Colégio!!!

Aqui fica o agradecimento muito especial dos meninos e meninas do 1.º ano à Engenheira Marta Almeida e aos seus amiguinhos!!!


“(…) em 2007 para assumir o Colégio de Nossa Senhora do Alto em substituição das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, continuou a lecionar EMRC naquele estabelecimento educativo da Diocese do Algarve. Ali foi ainda diretora de turma, coordenadora do segundo e terceiro ciclos e membro da direção pedagógica, numa altura de transição que a levou depois a dedicar-se apenas à animação pastoral(...)

Ler mais...


...

missoes


5 outubroNa manhã do dia 4 de outubro, terça-feira, o nosso Colégio comemorou a Implantação da República Portuguesa com o hastear da bandeira do Colégio, do Vaticano e Nacional e ao som dos respetivos hinos. A Cerimónia foi breve, mas bastante simbólica. Pois, exaltou-se o maior dos símbolos nacionais, da Santa Sé e do nosso Colégio.

Esta atividade incluiu-se no plano anual de atividades e pedagogicamente é uma forma de ajudar os nossos alunos a conhecer o passado, compreender o presente e preparar o futuro.

 

 


 

No dia 7 de outubro, a comunidade educativa do colégio viveu o momento da reposição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia na capela da escola. O Cón. César Chantre, acompanhado por representantes das turmas do colégio e de alunos pertencentes ao Movimento Juvenil Salesiano: ADS e Clube Bosco, saiu da capela do Palácio e no hall de entrada da escola fez um momento de reflexão com os alunos. Em seguida, Jesus foi reposto no sacrário da capela da escola. Agora, cada um de nós, poderá adorar, rezar e estar a sós com Jesus, pois Ele está bem mais perto de todos nós, está connosco no nosso quotidiano. Encontremo-nos com Ele e rezemos como os pastorinhos a Oração do Anjo:

Meu Deus,

eu creio

adoro

espero

E amo-Vos.

Peço-Vos perdão

para os que não creem

não adoram

não esperam

e não Vos amam.


Era imperioso recomeçar… respirava-se esse desejo de retomar as atividades e de continuar a dar vida ao Movimento Juvenil Salesiano.

E, no dia 30 de outubro, isso aconteceu.

Pelas 14.30h, cerca de 45 participantes (ADS, Clube Bosco e Cristo Vive) reuniram-se no ginásio do Colégio. Seguiram-se as palavras do Sr. P. César que desafiou o grupo a ser uma luz, que vai ganhando luz própria para a irradiar à sua volta e, ainda, uma saudação da Ir. Anabela.

O grupo separou-se: ADS para elaborar um painel com tintas enquanto o Clube Bosco escutava o testemunho da animadora Emília Monteiro, participante nas Jornadas Mundiais da Juventude. E o testemunho foi calando em cada adolescente.

E veio a animação, já nos campos, com os jogos tradicionais. Foi mesmo muita animação!

Passámos a outro local da mata onde estava preparado o espaço para o momento de oração, sob o olhar paterno de Dom Bosco.

Claro… só faltava o lanche que nos esperava a poucos metros.

E agora, o ano está lançado!


O Planetário digital móvel, “PLANETAZUL.EU”, vem ao nosso Colégio nos dias 6 e 7 de outubro com o objetivo de proporcionar a todos os nossos alunos uma viagem pelo nosso Universo.

Os temas abordados são:

  • O Sol;
  • O Sistema Solar;
  • Esfera Terrestre;
  • Movimento aparente do sol;
  • Equinócios;
  • Movimentos de Rotação e Translação;
  • As constelações e a sua composição;
  • Os signos solares;
  • Galáxias;

A atribuição do Galardão Eco-Escolas 2015/2016 deveu-se ao reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia do Colégio e da comunidade onde esta se insere e também à existência e ao cumprimento no Colégio de um Programa de Educação Ambiental, nas seguintes áreas:

 

-Água

-Biodiversidade -Resíduos

-Energia

-Floresta

-Agricultura Biológica

-Ruído

Assim sendo, gostaríamos de continuar a sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do Ambiente no Colégio e na cidade de Faro.

Cada um de nós pode fazer a diferença!

E todos juntos faremos, seguramente, um ambiente melhor!

Obrigado pela colaboração!


Frei Gabriel, frade franciscano, é um homem mais comum do que poderíamos imaginar. Hábil no canto gregoriano, e, como tantos jovens, hábil também nas manobras com o skate.

“Eu queria que o fruto do vídeo fosse simplesmente a caridade”, disse Frei Gabriel. “O amor a Deus e ao próximo e o amor à Mãe de Deus que o mundo não tem visto. Nós fazemos tudo para a glória de Deus e para o amor da Mãe de Deus e (com este vídeo) temos sido capazes de alcançar isso em muitos níveis.”

Frei Gabriel começou a andar de skate muito antes de ser conquistado pela vida religiosa. Durante sete anos, ele aperfeiçoou as suas habilidades. Depois disso, trocou o skate pela batina. No instituto religioso, ficou quase seis anos sem praticar o seu desporto favorito.

Mas um dia o seu superior deu-lhe uma ordem incomum: pegue no skate, vá para a pista pública uma vez por semana e evangelize sobre rodas. O obediente frade não pestanejou.


“O senhor ministro da Educação sabia que, nestas complexas condições políticas, dificilmente conseguiria fazer melhorias significativas no ensino nacional. Arriscava-se a passar despercebido numa pasta em que tantos naufragaram ingloriamente. Mas se encerrar algumas das melhores escolas do país, despedir centenas de professores e prejudicar muitos pais e alunos, será certamente lembrado nos anais do sector. Estragar é a única forma garantida de deixar efeitos num curto mandato. Assim ninguém esquece Tiago Brandão Rodrigues.”

Ler mais...


...

Bom DiaApós o acolhimento dos alunos e encarregados de educação, a mesma começou com o Bom Dia que nos introduziu no tema pastoral: DESPERTA A LUZ QUE HÁ EM TI e no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Um ano rico de graça e de luz para caminharmos juntos rumo à felicidade.

Aqui fica a partilha do Bom Dia. Bom Ano.

 

 


 

“Em França continua a ser ‘lei’ um tácito princípio que raramente não se exprime: é proibido proibir… Isso mesmo se verificou na questão do burquini, uma espécie de fato-de-banho feminino, que alguns autarcas de zonas balneares francesas do sul proibiram o uso, mas que o conselho de Estado não concedeu que fosse considerado motivo de proibição, pois ofendia a igualdade de direitos de todos os cidadãos – no caso as cidadãs – perante a lei geral francesa…

Ler mais...


...

Num tempo, por vezes, agnóstico de conhecimentos e falho de saberes bem aquilatados, torna-se importante explicar as razões da nossa fé e do modo de a viver, pois o quadrado de compreeensão pode estar disfuncionado até nas mais pequenas coisas e sinais… mesmo sem disso nos darmos conta. Urge, por isso, sermos capazes de comunicar de forma simples e clara, sem deixarmos qualquer espécie de leitura ambígua ou distorcida.

Ler mais...


...

Uma escola para o século XXI

O século XX trouxe todos à escola, conseguiu-se que todos tivessem acesso à educação. Depois foi preciso que a escola fosse mais do que o lugar onde se adquire (in)formação, transmissão de saberes e conhecimentos; foi preciso que a escola promovesse uma vida com satisfação e plenitude individual e ensinasse a convivência social, levando os alunos a interiorizar valores, gostos, gests, comportamentos, hábitos e posturas que deixaram de ser ministrados pelas famílias.

O século XX foi considerado por alguns autores o século das crianças, uma vez que se revelou um momento histórico em que a defesa e promoção de um conunto de direitos em relação ao grupo social das crianças - provisão, proteção e participação -se afirmou.

Madre teresa

"O meu grande desejo de me encontrar com a madre Teresa acabou por se realizar em 1994. Naquele ano tive a bênção de trabalhar por seis meses, de junho a novembro, com os missionários da caridade em Calcutá. Se olho para trás, tenho uma recordação viva daqueles momentos inesquecíveis de 4 de julho de 1994, quando juntamente com os meus companheiros subi as escadas para a cumprimentar na sua residência".

Anthoni Jeorge Kunnel, in L’Osservatore Romano


Arranque 2016 17  Pais  alunos

(ABRIR)


Uma escola que pretende dar uma educação integral aos seus alunos, procura desenvolver, entre outros, o valor da GRATIDÃO. Assim, no dia 9 de junho a comunidade educativa do Colégio de Nossa Senhora do Alto concluiu as atividades letivas com a tradicional Festa da Gratidão, herança da Pedagogia Salesiana.

Logo de manhã, alunos, pais, Irmãs, docentes e não docentes deste colégio Diocesano, dirigiram-se para a Sé Catedral de Faro onde, às 10h00, foi celebrada a eucaristia de acção de graças, presidida pelo Sr. Diretor Geral, Cónego César Chantre.

gratidao

Representações de alunos de todos os ciclos e outros membros da comunidade educativa, a seu modo, colaboraram na animação da celebração, dando-lhe um carácter festivo. O 2º ano, constituído em coro, sustentou o canto, com as suas vozes límpidas, acompanhadas ao órgão pelo Professor de Música e guitarras por alunas do Colégio. 

Foram evocadas as muitas razões para dizer «obrigado» a Deus presente nas nossas vidas e a todas as pessoas que ao longo do ano contribuíram para o crescimento de cada um.

 

 Vídeo do aluno: Lourenço Ramos (9º Ano)

 IMG 6363 ANIMATION


bttcaminhada


menina pedra


A turma do 8º ano participou no evento “UM DIA PELA VIDA” organizado pela  Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society. O evento realizou - se na Universidade do Algarve, no dia 19 de maio.

“UM DIA PELA VIDA” tinha como objetivos:

  • celebrar a vida na vitória contra o cancro por parte daqueles que sobreviveram à doença e a coragem dos doentes que ainda estão a travar essa luta.
  •  informar, educar e apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Um convite a «cultivar atitudes de piedade face a tantas situações da vida, sacudindo de nós a indiferença e libertando-nos da escravidão do bem-estar material», foi feito pelo Papa Francisco na manhã de sábado, 14 de maio, aos numerosos fiéis presentes - não obstante a chuva - na audiência jubilar que teve lugar na praça de São Pedro.

 Ler mais...


...

assembleia

Durante os dias 02 e 03 de maio decorreu, em Lisboa, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2015-2016.

No âmbito do Mestrado em Ciclo Urbano da Água da Universidade do Algarve, o Colégio Nossa Senhora do Alto, vai colaborar numa componente do trabalho inerente à Dissertação de Mestrado da aluna nº 46471 Milda Venkute intitulada Education as a Tool to Decrease our Water Footprint, através da participação dos alunos, dos anos 7º, 8º e 9º anos, deste colégio, que envolverá a assistência a um documentário da UNESCO e o preenchimento de um questionário, em que calcularão as suas próprias Pegadas Hídricas. O objetivo desta Dissertação é desenvolver um questionário para jovens adolescentes, e transformá-lo num jogo interativo com formato interessante para a esta faixa etária. Deste modo, pretende-se desenvolver uma ferramenta pedagógica que alerte para a importância do uso eficiente da água e que posteriormente possa ser massivamente difundida, nomeadamente, através das várias parcerias já estabelecidas com este Curso de Mestrado.

 


No Colégio Nossa Senhora do Alto foi um dia muito especial para os alunos pertencentes ao Movimento Juvenil Salesiano, particularmente para os 25 que realizaram nesse dia as suas promessas e receberam o lenço amarelo (10), verde (4), azul (6) e vermelho (5).

De tarde, foi tempo dedicado à formação, orientada pelos coordenadores da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Alzira e P. João Chaves, que animaram o tema da Espiritualidade Salesiana. O entusiasmo dos mais novos estava ao rubro que “prestaram” uma boa prova dos seus conhecimentos sobre vida salesiana.

Houve um tempo para o sacramento da reconciliação, seguido da eucaristia na capela do palácio que os acolheu festiva para aquele momento e onde já se encontravam os familiares e educadores/animadores.

Momento alto para os alunos e antigas alunas foi o rito das promessas e a troca de lenços ou o acolhimento do primeiro, momento tão desejado por eles. Participaram com muita alegria e fé na eucaristia.

100 0504 ANIMATION

Seguiu-se o lanche/convívio, generosamente partilhado pelos pais, no refeitório do Colégio com os familiares, irmãs e animadores da comunidade educativa que os têm acompanhado.

Parabéns aos alunos e um bem-haja a todos os que estiveram presentes.

Por tudo, damos graças a Deus.


 

 

O Colégio do Alto continua a proporcionar momentos de alegria e novas experiências aos seus alunos, quer sejam enquadradas no Desporto Escolar, como foi o caso do passado dia 3 de maio, onde se realizou pela primeira vez no nosso Colégio um encontro dos Grupos/Equipas de Futsal, quer no dia seguinte dia 4 de maio, onde a Federação Portuguesa de Golf, veio dinamizar e proporcionar uma tarde diferente aos nossos alunos.

Nas próximas duas quartas-feiras, será a vez das modalidades de combate e defesa pessoal, virem dinamizar e mostrar as suas práticas, às turmas do 2º e 3º ciclos.

IMG 0016 (Copy) ANIMATION


 

 

No dia 2 de maio, ao final da tarde, a Comunidade Educativa do Colégio Nª Senhora do Alto reuniu-se junto da imagem de Nª Senhora de Fátima, situada no jardim, para celebrar a abertura do «Mês de Maria», próprio da tradição cristã portuguesa.

Representantes de pais de todos os ciclos, alunos, Irmãs, docentes e não docentes formaram um terço vivo. Com a oração simples, mas sentida, presidida pelo Sr. Diretor Geral, Cónego César Chantre, saudaram Maria, Mãe de Jesus Cristo e da Igreja, pedindo pela união e paz nas famílias. Ao mesmo tempo o doce nome de MÃE foi-se formando pelos filhos, lembrando aquelas que são, com os pais, o sorriso de Deus para eles. Os alunos do Pré-escolar manifestaram o seu amor com o canto «Mamã, minha Mamã».

mae

 

A celebração terminou com a união de cada família presente numa oração de entrega a Nossa Senhora.

A imagem foi colocada na entrada do Colégio onde será venerada pela comunidade educativa e duas capelinhas com a imagem de Maria Auxiliadora percorrerão as casas das famílias que a requeiram, ao longo de todo o mês de maio.


 

ajudarPrezada Comunidade Educativa,

A Campanha “Vamos ajudar um Amigo e a sua Família”, decorrida nos dias 27 e 28 de Abril, foi um dos momentos mais marcantes deste ano letivo para o Serviço de Educação Especial e de Psicologia e Orientação do Colégio. No que se refere às atividades de sensibilização com os nossos alunos, todos participaram de forma entusiasta e sensível. Mostraram respeito, compreensão e muita vontade em compreender as necessidades por que passam diariamente “Pessoas com Dificuldades” diferenciadas. No que repeita à venda de bolos, o balanço superou todas as expetativas, principalmente no campo humano. Num mundo assombrado diariamente por eventos tão negativos, sentimo-nos tocados por corações tão generosos como os Vossos.  

Queremos, por isso, manifestar os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que participaram e contribuíram para o sucesso desta campanha.

Repeitosamente,

Colégio de Nossa Senhora do Alto


 

Os alunos do 3º e 4º ano do colégio foram desafiados pelos alunos da Escola Básica de Recarei - Porto, na disciplina de Inglês, para participar num projeto que visa a promoção da comunicação em Inglês, assim como a divulgação da cultura da região.

O projeto consistiu na criação de um boneco em cartolina ou cartão. Esse boneco iria representar o aluno, serviria para o apresentar, descrever os seus interesses e apresentar a cultura da sua região, tudo isto através de fotos.

Os alunos, assim como os pais, empenharam-se com motivação e entusiasmo no projeto e aqui estão as primeiras fotos.


“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.”(João 15:12)

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”(João 15:13)

Olá….o meu nome é Nuno!

Sou um rapaz alto, moreno, com olhos castanhos e muito simpático.

Deves estar a pensar que sou ainda uma criança….mas não, sou um adulto…sabes…gente crescida…. assim como os teus Pais. Aliás, eu tinha uma vida mesmo muito parecida com a dos teus Pais. E estou aqui hoje para te falar sobre um dia muito marcante na minha vida….


O Colégio de Nossa Senhora do Alto congratula-se pela eleição da aluna Mariana Farrajota Correia para Secretária da Mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

A nossa aluna demonstrou com mestria quer o seu conhecimento das regras do Regimento deste programa, quer a sua capacidade de liderança e a sua vontade de ser eleita.

Este é um feito ainda mais significativo, uma vez que, foi o primeiro ano em que o Algarve consegue eleger um deputado para a Mesa da Sessão Nacional (2 e 3 de Maio).

Muitos Parabéns à Mariana e ao Colégio de Nossa Senhora do Alto!



megaComeçou hoje o Mega Sprinter Nacional, e decorre até amanhã no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa, no Algarve, e que vai juntar cerca de mil alunos de todo o país. O nosso Colégio, também,  está representado pelo aluno do 5.º ano, João Pedro Machado.

A competição, resultante da parceria entre a Federação Portuguesa de Atletismo e a Direção-Geral da Educação, é composta pelas tradicionais provas de Mega Sprint (40 metros); Mega Salto (comprimento); Mega Km (1000 metros) e Mega Lançamento (peso).

Para garantir lugar na Final Nacional do Mega Sprinter, mais de 160.000 alunos disputaram fases intermédias, nos escalões Infantis A, Infantis B, Iniciados, e Juvenis.

Assista em Direto


 
 VER SLIDESHOW - Disponível em Folha do Domingo

O dia 15 de abril, próxima sexta, está ai à porta... Será o dia em que o grupo dos ADS e Clube Bosco irão realizar um peddy paper na cidade de Faro. Será uma tarde animada, lúdica e formativa, com início às 14h e conclusão prevista para as 17.30h, sempre com partida e chegada no Colégio.

Os três grupos, guiados pelas animadoras, irão percorrer 4 postos  - Pontinha, Jardim da Alameda, Mercado e Largo da Sé - onde realizarão as atividades programadas. Logo que estas estejam concluídas, os grupos  concentram-se no Jardim Bívar (com surpresa...) e daqui regressamos ao Colégio.

Será também um tempo de preparação para as promessas no dia 06 de maio, festa de S. Domingos Sávio.

Será, certamente, uma tarde bem salesiana!


 

.Papa Francisco volta a denunciar o flagelo do tráfico de seres humanos. 

 

Ler mais...

 

 


...

IMG 3512O Colégio de Nossa Senhora do Alto  participou com a turma do 9ºano no FÓRUM ÁGUA JOVEM 2016 DESCOBRE A CASA COMUM | FAZ A TUA PARTE, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que decorreu na Quinta de Marim, parque natural da Ria Formosa.

 

Imprensa: Link 1, Link 2, Link 3.


reflexaoRomper com a monotonia e a rotina dos dias e semanas é saudável. Sobretudo quando essa “pausa” nos permite descontrair, alargar o horizonte, refletir, rezar, encontrar Deus.

É este o sentido dos dias de reflexão organizados pelo Colégio Nossa senhora do Alto, no final da Quaresma, para toda a comunidade educativa: alunos de todos os ciclos, docentes e não docentes.

Os alunos do 1º ciclo, acompanhados por professores e irmãs, dirigiram-se ao Seminário de Faro para o seu dia de reflexão.

O dia começou com a oração da manhã, seguiu-se uma atividade de grupo sobre as Obras de Misericórdia.Após o almoço e algumas brincadeiras, seguiu-se uma visita à Sé onde passámos a Porta Santa. Terminou-se o dia com a entrega de géneros alimentícios ao serviço sócio caritativo da Paróquia da Sé de Faro.

arvore 1

Este ano, a comemoração do Dia Mundial da Árvore decorreu na mata do Colégio, com uma atividade de plantação de árvores pelos pais e alunos do 1º ciclo. Plantaram-se Alfarrobeiras, Azinheiras, Freixos, Pinheiros mansos, Carvalhos de Monchique, Medronheiros e Malaleucas.

Esta comemoração enquadra-se no Projeto Eco-Escolas e tem como objetivo, mais uma vez, desenvolver nos alunos atitudes cada vez mais responsáveis na utilização dos espaços verdes, adoção de valores ambientais e respeito pela natureza. Sensibilizando, assim a comunidade educativa para a importância das árvores e preservação da mata do Colégio.

arvore


Saída de Campo à Fonte Férrea com os alunos do 3º ano e sala do 5 anos do pré-escolar no dia 17 de março.

A referida saída tem como objetivos: dar conhecer aos alunos a importância de avaliar a qualidade ecológica da água de uma ribeira usando como Bioindicador os macroinvertebrados bentónicos (MIB) e aprender a valorizar a importância das linhas de água; Promover uma relação direta com os conteúdos programáticos do programa das disciplinas de ciências o que irá permitir e facilitar a consolidação de conhecimentos já adquiridos e, sobretudo, facilitar o processo ensino/aprendizagem dos novos conteúdos; pretende-se também promover o conhecimento sobre as possibilidades de intervenção das aprendizagens desenvolvidas ao longo dos cursos no dia-a-dia e em contexto de trabalho; Promover a educação para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas dependentes de água doce, de águas costeiras e de transição.

Esta atividade faz parte do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” que tem como objetivo principal promover a educação para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas Costeiros e Marinhos.


Há quatro semanas que a comunidade educativa do Colégio Nª Senhora do Alto se tem vindo a preparar para a maior festa dos cristãos: a Páscoa de Jesus Cristo.

Alguns momentos foram propostos pela Equipa de Pastoral do Colégio e marcaram a caminhada quaresmal, convidando-nos à oração, à escuta da Palavra de Deus, à mudança de atitudes e comportamentos e à renúncia ao desnecessário para partilhar com quem nada tem. Destacam-se alguns desses momentos:

  • «Bons dias sobre as Obras de Misericórdia»
  • Empenho espiritual de cada semana a partir do Evangelho de cada domingo
  • Oração na capela, por turmas e grupos de catequese
  • Campanha diocesana de solidariedade com os cristãos perseguidos.

As últimas semanas do período que termina marcarão a reta final na preparação da festa da Ressurreição de Jesus.

   Responde aqui...
...

pedro 2O escritor e ilustrador Pedro Seromenho passou o dia no nosso Colégio. Despindo a gravata de economista, Pedro Seromenho despertou há cerca de dez anos para a escrita e para a ilustração de livros. Conta, atualmente, com doze obras de literatura infanto-juvenil (algumas das quais incluídas no plano nacional de leitura) e confidenciou-nos que está para breve a publicação da sua próxima obra “A cidade que queria viver no campo”. Parafraseando o autor, os seus livros têm sempre duas histórias, uma através das palavras e outra através das imagens.   

O autor e ilustrador fez animadas sessões de apresentação dos seus livros, produziu ilustrações, respondeu às curiosas e interessantes perguntas colocadas, autografou e personalizou algumas obras que os alunos adquiriram.

Durante o primeiro período letivo a equipa do projeto Parlamento dos Jovens levou a cabo ações de sensibilização para o tema em debate neste ano, Racismo, Preconceito e Discriminação.

Destas ações resultou a apresentação de cinco listas ao processo eleitoral para a  Sessão Escolar com três medidas cada uma.

Durante o mês de janeiro realizou-se a campanha eleitoral e no dia 18, do mesmo mês, as eleições decorreram com uma adesão que rondou os 100%. Foram eleitos 31 deputados que reuniram no dia 22 pelas 14h 30m, dia da Sessão Escolar.

Na semana precedente, de 22 a 26 de fevereiro, tivemos entre nós a Ir. Isabel Mira, uma irmã salesiana que trabalha em Angola. Partilhou com os alunos a sua vida de missionária, as realidades das crianças e jovens nesse país de África: as dificuldades que se experimentam, a educação, a vivência da fé … Tudo isto permitiu aos nossos alunos um alargamento de horizontes de outros mundos e vivências. Foi para eles uma riqueza.

A Ir. Isabel nasceu em Vendas Novas, sala de visitas do Alentejo. Estudou no colégio Laura Vicunha que as irmãs salesianas têm nessa cidade. Já na faculdade, a cursar Matemática, em Lisboa, sentiu que Deus a chamava para a vida consagrada salesiana. Disse o seu sim a Deus.

Poucos anos depois, um novo desafio: ser missionária. Apresentou o seu pedido e foi enviada para Angola, onde trabalha e é feliz na sua missão.

Obrigada Ir. Isabel pela sua presença no Colégio do Alto.


No passado sábado, dia 20 de fevereiro, o Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, recebeu a formação "Educar (é) Evangelizar?!", dirigida a (cerca de 600) professores das Escolas Católicas de todo o país.

A formação contou com a intervenção do padre José Frazão, superior provincial da Companhia de Jesus em Portugal que trouxe aos docentes presentes o tema «A radicalidade de um projeto educativo de matriz católica - O desafio de ser grão de mostarda». 

À tarde, a irmã Emilia Nabucco, recentemente eleita para o Conselho geral das irmãs Doroteias, proferiu a conferência  «Evangelizar com a família na Escola Católica».

Os docentes das Escolas Católicas puderam participar, ainda, num conjunto de ateliers temáticos: "Identidade do docente da EC"; "Identidade de uma EC"; "Missão de uma EC Liderança": "ser pastor, ser pontífice..."; "Educar com a Família" e "A Escola Católica: Lugar de vivência evangélica".

A formação foi uma iniciativa do Setor das Escolas Católicas do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).


No dia 18 de fevereiro a Engª Paula Vaz proferiu no Colégio de Nossa Senhora do Alto uma palestra intitulada “A cidadania e a questão ambiental como valores essenciais“ para os alunos do 3º ciclo, no âmbito do Voluntariado Ambiental para a Água e Eco - Escolas.

A palestra tinha como objetivo: Consciencializar os alunos para o desempenho na preservação do ambiente.

Descarregar apresentação.


 

A turma do 7º ano do nosso Colégio foi desafiada a realizar um logótipo para o Mercadinho Solidário, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Várias foram as boas ideias que surgiram.

Destacou-se o trabalho dos alunos Kristof Martins e João Simão, cujo logótipo foi selecionado!

Muitos parabéns!


 

 

Na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, realizou-se o Mercadinho Solidário. Tratou-se de uma atividade interdisciplinar e de articulação entre os vários ciclos de ensino do nosso Colégio.

A Laranja foi o produto em destaque e o mote para sensibilizar os alunos para a rentabilização dos recursos, para a interajuda e para a aquisição de conhecimentos financeiros.

Sem margem de dúvida, uma iniciativa a repetir. Obrigado a todos. 


Nos próximos dia 11 e 17 de fevereiro, decorrerão no nosso Colégio ações intituladas “Comunicar em Segurança” com o objetivo de sensibilizar alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, para a correta utilização das tecnologias de informação, nomeadamente a Internet e telemóvel.

 

 

 


 

Mensagem pontifícia para a Campanha da Fraternidade.

  

Ler mais... 

 


...

Antes de chegar ao México o Papa encontra-se em Cuba com o Patriarca Cirilo.

 

Ler mais...

 

 


...

No passado dia 5 de fevereiro, os alunos do Colégio de Nossa Senhora do Alto, participaram uma vez mais no Corta-mato Regional. Este evento conta com a participação da grande maioria das escolas do Algarve e os nossos alunos tiveram uma vez mais, a oportunidade de honrar de forma muito digna o nome da nossa "Casa".

 

Todos os interessados poderão consultar as classificações já disponíveis.


Apostar na comunicação e reforçar os tempos em que se conversa de forma natural, sem ser com perguntas mais ou menos invasivas, pode passar por convidar um filho de cada vez para almoçar ou fazer um programa diferente, sem razão nenhuma. Só porque sim.

 

Artigo completo disponível em: http://observador.pt/opiniao/preciso-saber-ti/

 


 


A Conferência LAUDATO SI, sobre o cuidado da casa comum, proferida pelo Prof. Doutor António Branco, Reitor da Universidade do Algarve, na passada sexta-feira, foi um momento verdadeiramente belo e sublime, como diria Aguiar e Silva. Com o seu olhar académico, literário e pessoal o professor António Branco presenteou a assembleia (mais de 200 pessoas) com uma análise profunda, exigente e radiosa da “Carta” / Encíclica Laudato Si, classificando-a como um “Grito Sereno”, endereçado ao mundo pelo nosso Papa Francisco.


O dia 16 de janeiro estava há muito agendado como o dia do Encontro do Movimento Juvenil Salesiano, na escola salesiana do Estoril.

Tão desejado este dia! Nem o levantar de madrugada, para se poder chegar pontualmente, fez perder o entusiasmo.

O Colégio Nossa Senhora do Alto participou com 24 pré-adolescentes, 8 adolescentes, três jovens do Clube Bosco e uma animadora, acompanhados por dois professores e duas irmãs.

O encontro estava organizado em três campos diferentes - pré-adolescentes, adolescentes e jovens – todos eles desenvolvendo o tema da Misericórdia (nomeadamente as obras de misericórdia), com dinâmicas diferenciadas, sob a responsabilidade dos animadores.

O Ministério da Educação divulgou sexta-feira, dia 8 de janeiro, a proposta de modelo integrado de avaliação externa das aprendizagens no ensino básico. Segundo este mantém-se os exames do 9.º ano e realizam-se provas de aferição no 2.º, 5.º e 8.º anos, já neste ano letivo.

Consultar comunicado do MEC.


Cresce o acolhimento nas paróquias

Balanço da Fundação Migrantes em vista do Dia mundial do refugiado

Ler mais…

Para não perder os princípios de humanidade

O drama das migrações no centro do discurso do Papa ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé

Ler mais…
Igreja algarvia promoveu jornada teológico-pastoral sobre a misericórdia Ler mais…

A Câmara Municipal de Faro divulgou, hoje (11 de janeiro), o resultado do concurso das árvores de Natal, que decorreu de 12 de dezembro a 4 de janeiro. A exposição contou com 98 árvores de Natal decoradas pelos alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico público e privado.

O nosso Colégio conquistou o 1º lugar na categoria do 2º Ciclo do Ensino Básico e o 3º lugar na categoria do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Parabéns aos vencedores e a toda a comunidade educativa.


"O Pe. Luís Almeida, pastoralista dos Salesianos Lisboa, na sua comunicação semanal a todos os educadores relembrou que: "Não há mês como este… é o mês Salesiano por excelência".

Alunos apurados para a prova da 2ª eliminatória das XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática:

Aluno(s) selecionado(s):
Francisco Rocha Categoria: A
Maria Inês Matos Dowling Categoria: JUNIOR

A prova da 2ª eliminatória das XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática está agendada para o dia 2016-01-13 às 15.30h na Escola Secundária Pinheiro e Rosa.


No dia 11 de janeiro, entre as 10h30 e as 12h00, realizar-se-á um debate especial integrado no projeto Parlamento dos Jovens cujo tema é “Racismo, Preconceito, Discriminação” e contará com a presença da Senhora Deputada Teresa Caeiro.

  


 

MENSAGEM DO SANTO PADRE


FRANCISCO

 

PARA A CELEBRAÇÃO DO
XLIX DIA MUNDIAL DA PAZ

1º DE JANEIRO DE 2016

  


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima despediu-se dos Algarvios numa celebração presidida pelo bispo do Algarve na passada sexta-feira realizada no santurário Mariano conhecido como Mãe Soberana.

 

 

Fonte: Folha de Domingo

 

  


“É importante para as famílias caminhar unidas. Frisou o Papa Francisco durante a missa presidida no altar da Confissão da basílica vaticana, na manhã de domingo, 27 de Dezembro. Na festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, por ocasião do ano santo extraordinário da misericórdia, o Pontífice celebrou o jubileu das famílias. No final do rito o Papa recitou o Angelus da janela do palácio apostólico com os numerosos fiéis presentes na praça de São Pedro.”

Ler mais...


...

No dia 29 de novembro, a Igreja iniciou o tempo de preparação para a festa do Nascimento de Jesus Cristo.

Quem não se apercebeu dos sinais de que o nosso Colégio já se está a preparar para o Natal?

- Festa da Imaculada Conceição (dia 7/12)

- Celebração do Sacramento da Reconciliação ou confissão (4/12)

- Exposição da «Coroa de Advento» no hall, elaborada pelo 1º ano

Campanha de solidariedade com os mais pobres (30/11-14/12)

- Ornamentação das árvores de Natal para as ruas da cidade

- Preparação do teatro de Natal

- Celebração e Ceia de Natal com os professores e outros funcionários

Tudo isto nos ajuda a preparar o coração para Jesus que nele quer nascer e fazer parte da nossa vida, como amigo e companheiro.

Dois acontecimentos significativos poderão ajudar-nos ainda mais nesta caminhada para o Natal:

- A visita da Imagem Peregrina, de Fátima (dia 06/12 – 01/01)

- Abertura solene do Ano Santo da Misericórdia no dia 13 na Sé Catedral de Faro.

Que este não seja mais um Natal que se esgota em poucos dias em que se come e veste melhor, mas deixe marcas de vida nova a acontecer em todos os dias do ano, na nossa família, no trabalho, na escola…


 À semelhança do ano transato, o nosso Colégio participa no Concurso Decoração de Árvores de Natal dinamizado pelo Município de Faro. Trata-se de uma iniciativa que desperta criatividade e pretende dar ênfase aos pequenos artistas.

A comunidade educativa está de parabéns, pois o resultado final foi magnífico!...

Ver Slideshow

 

 

S. Martinho 

Quanto à lenda, é bem mais conhecida, e atravessou o tempo desde o Império Romano até agora: Martinho era um soldado temente a Deus que havia lutado em França e regressava a Itália. Enquanto atravessava os Alpes, agasalhado com um manto vermelho, encontrou um homem cheio de frio à chuva e com fome. Martinho não tinha comida para lhe dar, mas tinha o manto e uma espada: rasgou o manto ao meio e cobriu o homem para o aquecer. E então as nuvens desapareceram e o Sol voltou a brilhar. Durante três dias, Deus esqueceu que era outono e o verão regressou.

Ora, Martinho de Tours existiu mesmo. Nasceu no século I na atual Hungria, mas foi criado em Itália por uma família pagã. Depois converteu-se ao Cristianismo e fundou o mosteiro mais antigo da Europa, localizado numa comuna francesa chamada Ligugé. Viveu em função dos outros, pregando os ensinamentos bíblicos e servindo aos mais desfavorecidos na qualidade de bispo de Tours. Morreu a 11 de novembro, o dia em que se celebra hoje em dia o Dia de S. Martinho. E foi enterrado ao fim de três dias.

Lenda ou não, a verdade é que o este sol de outono raramente nos falha. E este ano a boa ação de São Martinho ainda nos vai valer mais uma semana de temperaturas amenas e sol forte.

In Observador

atualizado


 

PTC PAIS

O Colégio de Nossa Senhora do Alto em parceria com o PTC, Protege o Teu Coração, irá levar a cabo duas sessões de formação dirigidas a pais e encarregado de educação, docentes, educadores e não docentes da sua comunidade educativa.

 

Após as sessões dirigidas aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos no passado dia 9 e 14 de maio sobre o tema “Quem sou eu I” e “Às vezes digo sim querendo dizer não”, convidamos a uma reflexão sobre a temática “Conheça o seu filho” (25 de maio|21H00) e “Pressões dos filhos” (5 de junho|21H00).

 

Efetue já a sua inscrição.


 

 

 

Cartaz Debate


cartaz aapacdm


«Peçamos ao Senhor que converta o coração dos violentos obcecados pelo ódio»: foi novamente um apelo à oração que o Papa lançou no dia seguinte aos trágicos ataques terroristas que nas noites de sexta-feira e sábado ensanguentaram as capitais de Bangladesh e do Iraque. Durante o Angelus de domingo 3 de julho, Francisco expressou proximidade «aos familiares das vítimas e dos feridos no atentado perpetrado em Daca e em Bagdad», convidando os fiéis presentes na praça de São Pedro a recitar uma ave-maria «pelos falecidos».

Ler mais...


...


No dia 3 de Dezembro celebrámos, no nosso Colégio, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Todos os Ciclos foram presenteados com um Bom – Dia especial. O Pré - Escolar o Primeiro Ciclo exploraram o livro “Meninos de todas as Cores” de Luísa Ducla Soares, através de uma apresentação eletrónica e fizeram atividades pedagógicas relacionadas com o mesmo. O 2.º e 3.º Ciclos assistiram a um vídeo motivacional de Hugo Maia.

Pretendemos, com estas atividades, sensibilizar os nossos alunos para todos os assuntos relacionados com a deficiência e mobilizá-los para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico. Em 2015 o tema é "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades".

Obrigada a todos os alunos pelo vosso empenho e colaboração!


«Hoje Bangui torna-se a capital espiritual do mundo!» exclamou Francisco introduzindo, com um gesto histórico sem precedentes, o ano santo da misericórdia na República Centro-Africana. 

 

  Ler mais...

 


...

O Papa Francisco reuniu-se com os participantes do Congresso Internacional das Escolas Cólicas que terminou em Roma. O encontro, bastante informal, permitiu aos educadores católicos dialogarem com o Santo padre na Sala Paulo VI, no Vaticano.

  Ler mais... 


 

...

O Pré Escolar celebrou e homenageou com os seus trabalhos o Dia da Nossa Senhora Menina (21 de novembro). Celebrando um bom dia na Capela com especial homenagem à padroeira do nosso Colégio.



O bispo do Algarve disse no domingo à noite na missa de abertura do Lausperene (adoração permanente ao Santíssimo Sacramento) que cada diocesano devia ter o Seminário “como prolongamento da sua própria casa” e da sua “própria família”.

Ler mais...


 

...

Aproxima-se o dia 31 de Outubro. Mundialmente, foi consagrado como o Dia Mundial da Poupança, ainda que esta ande pelas ruas da amargura. Mas, de há uns anos a esta parte, é, igualmente, associado ao chamado Dia das Bruxas (mais conhecido pelo termo inglês Halloween) importado da tradição americana e britânica e, por sua vez, herdado dos druidas celtas.

Curioso é o facto de a expressão inglesa ser uma corruptela de All Hallow’s Eve  (Vigília de Todos os Santos), uma espécie de “vésperas” do Dia de Todos-os-Santos (Festum omnium sanctorum) celebrado a 1 de Novembro pela Igreja Católica.

Hoje, dia 30 de outubro, os nossos alunos participaram na comemoração do Dia da Formação Financeira 2015 com uma performance intitulada “Gota a gota enche a tua Conta”. Foi um momento, extremamente, didático e pedagógico inspirado na Carta “Encíclica Laudato Si do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da Casa Comum.

Os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do nosso Colégio vão participar no Dia da Formação Financeira 2015, no próximo dia 30 de outubro (12h10m). Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional organizada pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões tendo como parceiros o MEC e outras associações do setor financeiro. O ponto central das atividades será o Teatro da Figuras.

Neste dia, os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira e a rede de escolas Todos Contam realizam iniciativas de sensibilização da população para a importância da formação financeira. O nosso contributo intitula-se “Gota a gota enche a tua Conta”. Como objetivo pedagógico e didático pretende-se despertar “as consciências” para a temática da água e para a poupança financeira.

Conheça o programa do Dia da Formação Financeira 2015.


 

No dia 16 de outubro, a turma do 7º ano realizou uma visita muito interessante e enriquecedora…

Saímos a pé do Colégio pelas 9:15 e, acompanhados pelo Professor Délio Gomes e pela Professora Sofia Mascarenhas, dirigimo-nos ao Refúgio Aboim Ascensão.

O Refúgio, como é conhecido por todos aqui em Faro, é o berço de muitas crianças órfãs ou cujos pais não têm a possibilidade de ficar com os filhos e acolhe meninos dos zero aos oito anos.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O Projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” tem como objetivo principal promover a educação para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos.

Para concretizar tal objetivo, a Agência Portuguesa do Ambiente, propôs ao Colégio a participação no projeto, envolvendo a turma do 3º ano do 1º Ciclo, em parceria com a Câmara Municipal de Faro.

Assim sendo, esta parceria enriqueceu o Projeto “Água – Fonte de Vida e Paz” que se encontrava a decorrer no Colégio, no ano letivo 2014-2015.

O Projeto

Saída de Campo

 

 



 

O bispo do Algarve deixou hoje um forte apelo à “unidade e comunhão” eclesial da Igreja Católica algarvia no arranque do novo ano pastoral de 2015/2016 que agora tem início.

D. Manuel Quintas falava esta manhã na Assembleia Diocesana que está a decorrer em Quarteira, no salão da igreja de São Pedro do Mar, com a participação de cerca de 350 representantes das paróquias, dos serviços e movimentos da diocese algarvia.

Disponível em Folha do Domingo


 

Às Nações Unidas o Papa indica como prioridade a salvaguarda do ambiente e a protecção de débeis e pobres.

Salvaguarda do meio ambiente e luta à exclusão: são as duas prioridades indicadas na sexta-feira 25 por Francisco da tribuna mundial das Nações Unidas. Dois âmbitos que ele considera «intimamente unidos entre si», transformados «em partes frágeis da realidade» das «relações políticas e económicas preponderantes». Por isso, desejou, «é necessário afirmar com vigor os seus direitos, consolidando a protecção do ambiente e pondo fim à exclusão».

No primeiro dia da visita a Cuba o Papa encorajou o processo de normalização das relações com os Estados Unidos. Aos religiosos recomendou espírito de pobreza e aos jovens pediu que não percam a capacidade de sonhar.

  Disponível em L'Osservatore Romano 


 

O nosso Colégio associou-se à Câmara Municipal de Faro e ao Museu Municipal para comemorar as JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO que irão decorrer nos dias 25 e d26 de setembro.

Consultar Programa (PDF)


 

O Papa Francisco concedeu uma entrevista à RR em que fala de uma série de temas, desde o contexto socioeconómico mundial à questão dos políticos e da corrupção, refugiados e a urgência de uma educação de emergência para jovens desocupados.

Ouvir


 

Caros irmãos e irmãs, bom dia!

A catequese de hoje é como a porta de entrada de uma série de reflexões sobre a vida da família, a sua vida real, com os seus tempos e acontecimentos. Sobre esta porta de entrada estão escritas três palavras, que já mencionei várias vezes na praça. Elas são: «com licença», «obrigado», «desculpa». Estas palavras realmente abrem o caminho para viver bem na família, para viver em paz. Trata-se de palavras simples, mas não tão fáceis de pôr em prática! Elas encerram em si uma grande força: o vigor de proteger o lar, até no meio de inúmeras dificuldades e provações; ao contrário, a sua falta gradualmente abre fendas que até o podem fazer ruir.

Os pais não se devem autoexcluir e autoexilar da educação dos filhos, mas reapropriar-se do seu papel insubstituível, afirmou hoje o papa Francisco na audiência geral que decorre habitualmente às quartas-feiras no Vaticano.

Prosseguindo a série de catequeses sobre a família, no contexto dos sínodos dos bispos sobre o tema, em outubro de 2014 e no mesmo mês deste ano, Francisco baseou-se numa das cartas de S. Paulo em que o apóstolo apela aos filhos para obedecerem aos pais e a estes para não exasperarem os filhos.

Francisco definiu como «essencial» a «natural vocação» da família na educação dos filhos, «para que cresçam na responsabilidade de si e dos outros».

À chegada ao Equador o Papa exalta a beleza natural do país e recorda dois símbolos de Cristo e da Igreja.

Encontram-se no Evangelho as chaves para enfrentar «os desafios actuais» e para construir «um futuro melhor para todos». Eis a mensagem lançada pelo Papa Francisco ao chegar ao Equador, primeira meta da viagem à América Latina que fará etapa também na Bolívia e no Paraguai.

Este ano letivo o Colégio pretende inovar a comunicação com os alunos e encarregados de educação ao poder utilizar a Weduc, plataforma exclusivamente dedicada à educação que irá aproximar a escola da família, contribuindo para um ambiente escolar mais participado e integrado.

A plataforma Weduc está já a ser utilizada por escolas de todo o país e é a única rede social desenvolvida para a área escolar, garantindo a privacidade e segurança necessária para que as escolas consigam finalmente envolver alunos cada vez mais digitais, professores dinâmicos e pais nem sempre disponíveis num novo modelo de interação que utiliza a internet e as suas vastas potencialidades.

 

Para ter acesso ao Weduc basta preencher o formulário disponível na Secretaria do Colégio.


Os bispos de Portugal estão a realizar a visita ‘ad Limina’ ao Vaticano desde segunda-feira, com um programa que inclui encontros com os diferentes organismos da Santa Sé e termina este sábado com a celebração da Missa no Pontifício Colégio Português.