Área Reservada

IMG 20220318 134846No passado dia 24 de fevereiro acordamos todos com a notícia que nenhum de nós gostaria de ouvir: Ucrânia começa a ser bombardeada pela Rússia. A guerra chegou à Europa.

Perante tal acontecimento, e porque vivemos na era da tecnologia, da rapidez de partilha de redes sociais e comunicação social sempre ao minuto, fomos tomando conhecimento da destruição que a guerra traz e, infelizmente, da fuga de muito seres humanos que são obrigados a deixar tudo, tudo para trás. Imagens de mulheres e crianças, idosos e doentes, apenas com uma mochila ou algumas malas, percorrem quilómetros e quilómetros para chegar a um porto de abrigo. Multidões encavalitadas nas estações que esperam por comboios, autocarros para escaparem de um massacre incompreendido aos olhos de todos.

Cidades destruídas, abandonadas ou já inexistentes, vidas perdidas, tiradas, escondidas em escombros, bunkers, em condições desumanas, são o cenário daquilo que poderíamos chamar «um filme». Homens que ficam e lutam pela sua pátria, jovens prontos a lutar pelo seu futuro, são sinal de coragem e de uma esperança que é sempre a última a morrer.

Cenários de morte que contrastam com um cenário de solidariedade e fraternidade nas fronteiras. Vidas humanas acolhidas, amparadas e resgatadas de um poder totalitário e maníaco que se quer impor pela violência, desrespeitando todos os direitos humanos, desrespeitando o direito à liberdade.

Onda de solidariedade que a Europa em parte manifestou com tantos gestos, atitudes e posições à qual o nosso colégio se associou e bem. Com a Kristina Golyb, do salão “New You”, recolhemos muitos, muitos bens necessários para chegarem à Ucrânia.

Nós que acreditamos na PAZ, no valor da pessoa e na liberdade, demos o nosso contributo para que a vida de tantos, mulheres, crianças, soldados, idosos e doentes, encontrem a força de se levantarem.

Obrigada a todos os que contribuíram e ajudaram nesta causa humanitária, em nome da Paz e da identidade de um povo. Deus nos dê a Sua bênção e nunca se cale a nossa voz contra a tirania e a prepotência de alguns.

Bem hajam.


Copyright © Colégio de Nossa Senhora do Alto

Joomla Templates by Joomla-Monster.com