parlamento 2019Na passada segunda e terça feira (dias 6 e 7 de Maio), as alunas Inês Santos e Matilde Pia participaram na como Deputadas eleitas pelo círculo eleitora de Faro na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

Nos últimos quatro anos, o Colégio de Nossa Senhora do Alto, incluiu no seu Plano Anual de Atividades o projeto Parlamento dos Jovens, dinamizado pela Assembleia da República, dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário, com o objetivo de desenvolver competências de cidadania ativa e participativa, dar a conhecer aos alunos a Assembleia da República e o seu modo de funcionamento, incentivar à reflexão e ao debate, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

No decorrer do primeiro período letivo, a equipa do projeto Parlamento dos Jovens levou a cabo ações de sensibilização para o tema em debate neste ano: Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos. Destas ações resultou a apresentação de cinco listas com três medidas cada ao processo eleitoral para a Sessão Escolar.

Durante o mês de janeiro, início do segundo período, realizou-se a campanha eleitoral e no dia 23, do mesmo mês, as eleições decorreram com uma adesão que rondou os 100%. Foram eleitos 31 deputados que reuniram no dia 25 pelas 14h 30m, dia da Sessão Escolar.

A Sessão Escolar foi participada e dinâmica. Os presentes respeitaram as regras impostas pela Mesa e todas as fases desta decorreram de acordo com o previsto no regimento para o ensino básico do projeto Parlamento dos Jovens.

Na Sessão Escolar foram eleitos três deputados à Sessão Regional / Distrital: a aluna, Inês Santos, a aluna, Matilde Pia, e o aluno, Simão Antunes. Foi, também, eleito deputado suplente a aluna, Maria Inês Dowling. A deputada Inês Vicente foi eleita como candidata à Mesa da Sessão Regional.

No dia 27 do mês de Fevereiro teve lugar na Direção Geral de Estabelecimentos Escolares do Algarve uma reunião para a eleição da Mesa da Sessão Regional. Nesta todos os jovens eleitos para a Mesa foram submetidos a um conjunto de questões sobre o Regulamento da Sessão Regional. No final realizou-se uma eleição da qual a candidata saiu vencedora sendo nomeada Presidente da Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens.

No dia 18 de Março, os jovens deputados Algarvios eleitos, sob a presidência da aluna, Inês Vicente, participaram na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens que se realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro elegendo os deputados e o projeto de recomendação que irão representar o círculo eleitoral de Faro na Sessão Nacional.

Nesta Sessão os deputados presentes elegeram as alunas Inês Santos e Matilde Pia para integrarem o grupo que representou o círculo eleitoral de Faro na Sessão Nacional.