“Deves ser a mudança que queres ver no mundo” (Gandhi)

Iniciou-se mais um ano letivo nosso Colégio e para concretizar o objetivo de criar uma mentalidade de disponibilidade e de atenção ao outro, os alunos do Clube de Voluntariado colaboram uma vez por semana no lar de idosos das Irmãs Missionárias da Caridade de Teresa de Calcutá, no seguinte horário, 3ºfeira das 16h30min às 17h15min.

Neste ano letivo, 2018-2019, participarão os alunos do sétimo e oitavo anos, Liliana Cristóvão, Rodrigo Silvestre, Alice Mendonça, António Bernardo, Inês Vicente, Inês Neves, Inês Santos, João Pedro Machado, Maria Oliveira, Maria do Carmo Guedes,  Maria Neves Marques, Marta Nunes, Rita Magalhães ao longo das quatro semanas do primeiro período, desenvolveu-se com várias atividades, como por exemplo: entrevista aos idosos com o objetivo de conhecer melhor a vida de cada um deles; elaboração de um postal de Natal para que cada um deles pudesse oferecer a familiares ou amigos; convívio intergeracional animado pelos alunos em interação com idosos e as Irmãs.

Com esta participação pretende-se que:

Uma pessoa que de forma livre, desinteressada e responsável compromete-se de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, desenvolve ações de voluntariado em prol dos que mais precisam.

Atuar como voluntário é ter um ideal de fazer o BEM, numa relação de solidariedade traduzida em gratuidade no exercício da atividade.

·      O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício da cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral.

·      Corresponde a uma decisão livre voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caraterizam o voluntário.